Aglomerado de madeira é um material utilizado na produção de móveis, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o aglomerado de madeira, confira neste artigo sobre o que são móveis aglomerados e como eles são utilizados na produção de móveis.

———— PUBLICIDADE ————

O que é o aglomerado?

Na hora de comprar móveis planejados, uma das maiores dúvidas dos consumidores é sobre o material de que são elaborados.

———— PUBLICIDADE ————

Atualmente, poucos móveis são produzidos em madeira maciça, pois são considerados de alto custo, sem considerar o impacto ambiental que a produção de móveis em madeira natural causam no planeta.

———— PUBLICIDADE ————

Assim como a madeira de demolição, a certificada é outra opção de produção de mobiliário, mas também são muito caros e inviabilizam muitos projetos, e também, não são bons para o meio ambiente, pois da mesma maneira causam grandes impactos ambientais.

Sendo assim, o aglomerado de madeira veio para substituir a utilização de móveis de madeira maciça, causando menos impacto ambiental.

Quais os materiais utilizados na produção dos aglomerados?

A escolha do material dos móveis de uma casa é parte de um projeto, indo muito além da mera beleza, pois, ele afeta a durabilidade dos móveis e a facilidade de manutenção dos mesmos.

Veja como decidir qual opção é melhor para os móveis da sua casa: entenda as diferenças entre elas.

———— PUBLICIDADE ————

Pinheiros e eucaliptos são frequentemente reflorestados, e as placas feitas com essas árvores podem ser usadas para confecionar painéis de fibra de média densidade (MDF), painéis de partículas de média densidade (MDP) ou mesmo placas com aglomerados.

Essas placas são muito mais baratas do que outras placas de madeira e são mais ecológicas.

Atualmente o aglomerado faz parte da maioria dos móveis confeccionado no mercado de móveis planejados.

Qual a diferença entre MDF, MDP e Aglomerado?

Aglomerado, Madeira, MDF e MDP, qual escolher?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @Micasasucasa.

Atualmente existem 3 tipos de placas para confecção de móveis planejados:  o MDF, MDP e aglomerado, cada um possuindo diferentes ingredientes em sua composição.

  • O MDP é feito de pedaços de madeira, enquanto o MDF é feito de fibras.
  • O aglomerado é feito de sobras de madeira e é o menos resistente dos três.

A resistência de uma peça feita de MDF ou MDP depende principalmente de como a peça é confeccionada e os cuidados que ela recebe durante o seu uso.

Veja como são as etapas da elaboração das placas ou painéis para confecção de móveis, as diferenças entre os materiais listados abaixo são:

1 — Aglomerado:

O pó de madeira e serragem são combinados com cola e resina para formar o aglomerado, logo após este processo a  mistura é prensada para formar os painéis.

As placas são dispostas em camadas e coladas ou cravadas em conjunto, criando painéis que  podem ser utilizados ​​para revestir qualquer superfície.

Os móveis produzidos em aglomerados são os mais baratos, pois são geralmente possuem baixo custo em comparação com outros materiais de maior resistência e durabilidade.

Cuidados necessários com os aglomerados:

Pregos ou parafusos podem facilmente rachar o aglomerado em duas partes, por isso, não é recomendado que estes materiais sejam usados na hora de montar os móveis.

O aglomerado possui baixa resistência à umidade, podendo ter seu tempo de vida útil reduzido e tornando-se difícil de trabalhar, pois estufa adquirindo um aspecto de manchas de umidade.

Se você quer móveis mais resistentes, duráveis, que permaneçam bonitos por bastante tampo, esta não é o tipo de móvel ideal para você!

Este tipo de móveis são procurados para servirem a um proposito de vida curto, para uma determinada função, para logo serem substituídos por outros móveis de melhor qualidade.

2 — Aglomerado em MDP

Partículas da madeira cultivada em florestas como os pinheiros e eucaliptos são as madeiras mais utilizadas para produzir o MDP.

As partículas maiores  são posicionadas na parte central da folha e as menores posicionadas mais as extremidades.

Através de calor e pressão, essas partículas são prensadas com uma resina sintética em uma prensa contínua.

A prancha produzida a partir desse processo é utilizada na produção de móveis para residências e empresas.

O inconveniente deste  material é que ele produz somente linhas retas, sendo assim, a placa não pode produzir linhas curvas para produção de móveis curvos.

Assim como o aglomerado de pó e serragem, a umidade aqui também facilmente danifica o material, perdendo sua resistência e beleza.

3 — Aglomerado em MDF

Alguns móveis em MDF são também produzidos em madeira cultivada em florestas, o que também é considerado um meio ecologicamente correto de produção de móveis.

O MDF e MDP diferem em sua composição, sendo o MDP produzido de fibras de madeira, enquanto o MDF é feito de pó de madeira.

As fibras são comprimidas usando calor e pressão em uma prensa que funciona  ininterruptamente.  Uma resina sintética é utilizada para unir as fibras.

A forma do produto pode ser torneada e esculpida com mais facilidade, permitindo muitas possibilidades de produção.

O MDF não é completamente imune à água, mas é mais resistente a condições úmidas do que os demais.

O MDF é a melhor madeira para móveis trabalhados porque tem alta resistência, é durável e pode ser trabalhado em diversas formas, incluindo os formatos curvos.

Se você está buscando móveis para sua casa ou escritório e quiser ver algumas sugestões dos móveis disponíveis no mercado, acesse os itens em promoção que peneiramos para você no site da Amazon e economize! Clique em saiba mais!

DICA EXPERTA: Ficou na dúvida de qual comprar? Coloque os itens que mais chamaram sua atenção no carrinho de compras, e depois eleja o que mais você gostou!

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre Aglomerados, Madeira, MDF e MDP, qual escolher?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia