Neste novo artigo abordaremos como compatibilizar o seu programa de modelagem 3D com o Unreal 4 por questões mais técnicas sobre o programa Unreal 4.

Em um dos últimos artigos, Unreal 4 para Arquitetura 3D como você nunca viu, falamos bastante sobre o mercado de 3D e suas tendências.

———— PUBLICIDADE ————

Modelagem 3D no Unreal

Como você já deve ter percebido o Unreal é um programa maravilhoso, porém nem tudo são flores ao longo do caminho até o projeto final.

O Unreal é um programa de “montagem e organização de meshs”, entre muitas outras coisas.

———— PUBLICIDADE ————

Ele foi, de fato, concebido para a criação de jogos. Porém, como todo jogo, precisamos de um “lugar projetado”, ou seja, ele não cria ou modela estruturas nele próprio, a não ser formas simples e primitivas.

O Unreal trabalha somente o objeto final e toda criação deve vir pronta de outros programas que desenvolva essa função com mais eficiência. Tudo deve chegar 100% já modelado para aí sim ser finalizada no Unreal.

———— PUBLICIDADE ————

Essa modelagem pode ter sido criada em outros programas 3D, como os principais mais utilizados na Arquitetura: AutoCAD, 3DMax, Skechup e Revit, mas nada impede que você utilize outro programa de criação de estruturas 3D.

Tudo o que você precisará saber é trabalhar a exportação / importação dessa estrutura vinda de seu programa para o Unreal.

☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

 

———— PUBLICIDADE ————

Exportando modelagem 3D para o Unreal

Essa ponte que faz a ligação entre o seu modelo 3D e o Unreal é feita através da exportação de arquivos de extensão .fbx.

O AutoCAD, o 3DSMax e o REVIT trabalham com exportação em .fbx, então tudo o que você tem a fazer é abrir ou importar o seu modelo 3D no Unreal e finalizar o seu projeto.

Contudo, alguns outros problemas podem surgir durante esse processo.

Um dos grandes problemas enfrentados por quem trabalha com modelagens em  Revit, MAX e Sketchup é a alta densidade da malha devido ao alto nível de detalhamento de criação do modelo.

Neste caso é altamente recomendado a otimização da malha no 3D antes de começar a se trabalhar direto no Unreal, caso contrário o projeto pode ficar praticamente inviável.

No caso do Revit, por exemplo, é necessário otimizar essa malha no 3Dmax com uma técnica bem específica de otimização de malhas para só depois levar o modelo 3D para o Unreal.

Outra questão a ser resolvida no 3Dmax antes de se levar o modelo para o Unreal é a correção das texturas.

Quando importamos um objeto com textura no Unreal, a textura em si e sua coordenada fica desordenada, necessário “adaptá-la” ao novo ambiente, que no caso é o Unreal.

Essa correção é feita através de uma técnica para aplicação de texturas: o UV Texture.

☞ Financiamento Imobiliário:

Casa, apartamento, novo ou usado, a Caixa Econômica tem a linha de crédito ideal para você!  O Sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina:

Financiamento de Imóvel - Financie sua casa pela Caixa Econômica!
Financie sua casa pela Caixa Econômica! Clique aqui e veja como é fácil!

Essa técnica é quem permitirá que seja utilizada a textura vinda do programa de modelagem para ela poder ser utilizada sem problemas no Unreal.

Já para o Sketchup o processo é um pouco mais simples e direto, pois já existe um plugin que executa a função da UV Texture do 3Dmax  sem a necessidade de se passar por ele antes de ir para o Unreal.

Sem contar que o  arquivo.fbx gerado no Sketchup pode ser trabalhado em programas de otimização de malhas, como, por exemplo, o Poligon Cruncher.

Felizmente todas essas técnicas são ensinadas em nosso curso de Unreal 4 para Arquitetura.

Um curso ÚNICO no Brasil, com um conteúdo programático que vai desde te ensinar a criar Maquetes Virtuais realísticas de cenas internas interativas, até incríveis cenas externas.

Inclusive utilizando o famoso Oculus Rift para dar imersão à cena, que dará ainda mais asas à sua imaginação na hora de fazer apresentação do projeto para seus clientes, possibilitando a criação de projetos especiais.

Assuntos principais do curso de Unreal 4 para Arquitetura 3D:

  • * Como importar corretamente arquivos com modelagem 3D aos principais programas 3D de Arquitetura do Mercado;
  • * O que são os LightMaps e efeitos em texturas especiais da Engine;
  • * As possibilidades de interação oferecidas pela Unreal 4;
  • * Como criar ambientes decorados e realísticos de cenas internas;
  • * Como criar paisagens realísticas em cenas externas; (em breve)
  • * Oculus Rift e Unreal 4;
  • * Especial: Otimização de malha 4D para Sketchup.

Você aprenderá através de nosso passo­-a-­passo a criar um apartamento inteiro e ainda como produzir uma cena externa realista de alta complexidade com um nível de interatividade que você nunca viu.

Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

 

E aí, gostou do artigo?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.