Como decorar um quarto infantil.

Quarto infantil — Ideias para criar um para seus filhos!

Entendemos que criar o quarto infantil perfeito não é uma tarefa fácil. Como pai ou cuidador, você deseja que seu filho tenha um espaço seguro, confortável e convidativo que reflita sua personalidade e interesses.

No entanto, com tantas opções e estilos disponíveis, pode ser difícil decidir por onde começar.

Neste artigo, daremos algumas dicas e ideias para ajudá-lo a criar o quarto infantil perfeito que seu filho vai adorar.

———— PUBLICIDADE ————

Comece com um plano

Antes de começar a comprar móveis ou decorar o quarto do seu filho, é essencial ter um plano. Considere o tamanho da sala, layout e qualquer mobília existente que você deseja manter. Você também deve pensar nas necessidades e interesses de seu filho.

Por exemplo, se seu filho adora brincar com brinquedos, pode ser necessário incluir soluções de armazenamento para manter o quarto organizado.

———— PUBLICIDADE ————

Escolha os Móveis Certos

Na hora de escolher os móveis para o quarto do seu filho, é importante pensar na segurança e na funcionalidade. Procure móveis resistentes e bem feitos, sem bordas afiadas ou peças pequenas que possam representar risco de asfixia.

Você também deve considerar o layout da sala e escolher móveis que se encaixem bem no espaço sem deixá-lo apertado.

Outro fator importante a considerar é o tipo de cama que seu filho usará. Uma cama de boa qualidade é essencial para uma boa noite de sono, então invista em um colchão que seja confortável e de suporte.

———— PUBLICIDADE ————

Você também deve considerar o tamanho da cama e se ela é adequada para a idade e altura do seu filho.

Adicione Cor e Personalidade

decoração quarto infantil
decoração quarto infantil. Ideia por AA

Um dos aspectos mais divertidos de criar um quarto infantil é adicionar cor e personalidade ao espaço. Você pode fazer isso por meio de tinta, papel de parede, roupas de cama e acessórios.

Ao escolher as cores, considere os tons favoritos do seu filho e pense em como você pode incorporá-los à sala sem sobrecarregar o espaço.

———— PUBLICIDADE ————

Outra forma de adicionar personalidade é incorporar os interesses do seu filho na decoração.

Por exemplo, se seu filho adora animais, você pode adicionar papel de parede ou roupa de cama com tema animal.

Se seu filho estiver interessado no espaço, você pode adicionar um mural ou pôster com tema de galáxia.

Crie um cantinho de leitura aconchegante.

decoração quarto infantil
decoração quarto infantil.Ideia por AA

A leitura é uma ótima maneira de estimular a imaginação e a criatividade de seu filho. Criar um cantinho de leitura aconchegante no quarto do seu filho pode ajudar a promover o amor pela leitura e proporcionar um espaço tranquilo para ele relaxar.

Você pode criar um recanto de leitura adicionando uma cadeira confortável ou pufe, uma estante e um pouco de iluminação suave.

Adicionar soluções de armazenamento.

decoração quarto infantil
decoração quarto infantil. Ideia por AA

Como mencionado anteriormente, adicionar soluções de armazenamento ao quarto do seu filho é essencial para manter o quarto arrumado e organizado.

Você pode adicionar armazenamento por meio de estantes, caixas de brinquedos ou soluções de armazenamento embaixo da cama.

Considere o uso de soluções de armazenamento facilmente acessíveis para seu filho, como prateleiras abertas ou gavetas baixas.

O quarto infantil assim como os espaços infantis estão rapidamente se tornando uma extensão criativa de muitos lares.

Principalmente nesse período de quarentena onde temos que reinventar um espaço em algum cantinho da nossa casa, tornando-o em uma verdadeira sala de aula.

Quarto infantil – Ideias para criar um para seus filhos!

Veja aqui ideias de como criar um espaço criativo, elegante e prático para crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Criando um ótimo local para os estudos dos seus filhos, adaptando-os para o aprendizado de uma forma divertida.

YouTube video

Quarto infantil — Área para estudos:

Não é nada fácil para pais e filhos se adaptarem a essa nova circunstância: filhos estudando em casa (Como mãe tenho sentido isso na pele).

É importante trazer cor ao novo espaço sempre que possível, para que alguns itens como prateleiras coloridas sobre a mesa possam ficar visualmente atraentes e divertidos.

Como decorar um quarto infantil.

Não é nada fácil para pais e filhos se adaptarem a essa nova circunstância: filhos estudando em casa (Como mãe tenho sentido isso na pele).

É importante trazer cor ao novo espaço sempre que possível, para que alguns itens como prateleiras coloridas sobre a mesa possam ficar visualmente atraentes e divertidos.

Outra dica útil é trazer decorações, como, por exemplo, plantas sobre a escrivania ou penduradas sobre ela.quarto infantil

No exemplo acima, mostramos uma zona de estudo duplo, um espaço próximo à cozinha, para que mamãe e papai possam ajudar as crianças quando estiverem preparando o almoço.

Muitas vezes, as crianças mais novas têm tantas perguntas sobre a lição, que faz sentido tê-las por perto, para você poder ajudar quando necessário.

Nesse caso, você que deseja que as crianças mantenham o local o mais arrumado possível, durante ou após o seu uso, é importante garantir que haja gavetas e prateleiras de parede para guardar os itens de volta.

quarto infantil

E se você tiver mais de um filho em casa?

Essa pergunta realmente depende da idade das crianças.

As mais velhas são bastante auto-suficientes e estão bem na zona de estudo de seus quartos.

As crianças mais novas precisam de mais atenção, portanto, a criação de um espaço temporário, que não estrague o banco da sala de estar, pode ser a chave para sobreviver nesse período.

Para manter o espaço arrumado, as gavetas são uma obrigação.

Prateleiras acima de uma mesa (um lugar para tudo e tudo em seu lugar).

Após configurar a zona de estudo e explicar à criança onde colocar as coisas de volta após cada sessão, não devemos exitar em deixar claro que tudo deve voltar ao seu devido lugar.

Como adaptar o quarto quando seu filho está crescendo?

quarto infantil

Lembre-se de que, à medida que seu filho cresce, o estudo também.

Uma criança mais nova geralmente quer estar na área da família fazendo a lição de casa com você e, à medida que cresce, ela quer uma mesa que possa ser movimentada pelo quarto (além de se movimentar na cama).

Então, quando crescem na idade adulta, muitas vezes querem se livrar completamente da mesa.

Opte por uma solução de mesa barata que possa ser alterada conforme os requisitos de seus filhos em suas etapas.

Conclusão

Criar o quarto infantil perfeito requer um planejamento cuidadoso, mas pode ser uma experiência divertida e recompensadora.

Considerando as necessidades e interesses de seu filho e incorporando cor e personalidade ao espaço, você pode criar um quarto que seu filho vai adorar.

Lembre-se de priorizar a segurança e a funcionalidade na hora de escolher os móveis e incluir soluções de armazenamento para manter o ambiente organizado.

Com essas dicas, você pode criar um quarto infantil prático e convidativo.

Esperamos ter ajudado. Quer saber mais sobre design de interiores? Acesse aqui

E, nessa altura? Você gostou das dicas sobre Quarto infantil — Ideias para criar um para seus filhos!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.