Conceito aberto – 7 dicas para decorar espaços abertos sem erro!
Espaços abertos oferecem tantas oportunidades de decoração. Estes têm mais luz, criam ambientes mais versáteis e conferem ao ambiente um ar mais contemporâneo.
No entanto, para que esses espaços funcionem bem, você precisa conhecer alguns truques.
Prepare-se para descobrir tudo o que você precisa considerar para projetar um espaço aberto. Usando essas dicas, você poderá criar um conceito aberto incrível mesmo não sendo um designer de interiores!
Conceito aberto – 7 dicas para decorar espaços abertos sem erro!
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/01/Como-organizar-uma-sala.jpg)
1. Meça seu espaço aberto primeiro:
Antes de começar a remover paredes, é uma boa ideia ter um plano detalhado do espaço que você tem e do objetivo que você deseja alcançar.
Meça todos os espaços que deseja abrir para entender as dimensões de cada espaço e decidir quais áreas incluir neste processo de integração de ambientes. No final, o espaço pode até ser o mesmo, mas a amplitude que ele demostrará ter parecerá bem diferente.
2. Parede do Adeus:
Geralmente, quando se fala em conceito aberto ou áreas abertas, os designers de interiores derrubam as paredes para manter a continuidade visual em todo o ambiente.
Para fins organizacionais, é melhor colocar a cozinha o mais longe possível da sala de estar.
Nesse sentido, preste atenção nos aparelhos domésticos escolhidos e onde você os coloca, pois, o barulho deles, quando ligados pode ser incômodo aos demais ambientes. Esta é uma possibilidade a ser considerada.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/01/sala-de-jantar-escura.jpg)
Certifique-se então de que seus eletrodomésticos são silenciosos e, se possível, mantenha a máquina de lavar longe da cozinha.
Outra dica é que você pode colocar a sala de jantar entre a cozinha e a sala de estar. Isso torna mais prático no dia a dia da casa!
3. Espaço aberto – você também precisa de restrições:
Não importa quão aberto você queira o seu espaço, é preciso haver limites.
Você quer dar continuidade entre sala de jantar, sala de estar e cozinha, isso pode ser alcançado unificando a decoração de cada espaço e escolhendo uma cor.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/Espaço_com_dois_ambientes_sala_de_estar_e_cozinha.jpg)
Contudo, quando se trata de estruturar um espaço sem dividir o cômodo, uma mudança de cor, tapete ou textura pode funcionar bem.
Conceito aberto – Aprenda as técnicas do espaço aberto!
4. Mantenha a estética:
Embora você possa aplicar esse princípio a qualquer tipo de planta de casa, ao falar sobre espaços abertos, é importante garantir que a estética seja harmônica.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos 2 Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/Sala_de_estar_com_portas_de_vidro.jpg)
Para isso, pense bem na paleta de cores e use o mesmo estilo de móveis entre os ambientes.
Por exemplo, se você escolher móveis de madeira, certifique-se de que sejam todos da mesma cor de madeira, ou que ao menos as cores se aproximem ou tenham algo que as façam dialogar com os demais móveis.
5. Preste atenção à iluminação:
Uma das razões para abrir o espaço de uma casa é permitir a entrada da luz natural.
Para isso você não deve esquecer de planejar todos os destaques que deseja dar às diferentes áreas.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos 3 5-dicas-decoração-sala-estar](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/11/5-dicas-decoracao-sala-estar.jpg)
Dependendo do que você deseja usar para cada espaço, você precisa considerar diferentes os tipos de iluminação.
Portanto, é melhor usar várias lâmpadas e diferentes intensidades de luz.
6. Opções de divisão:
Se você deseja ter espaços abertos onde possa fechá-los quando necessário, existem várias opções.
Por exemplo, você pode usar portas de vidro para dar à sua casa uma sensação de amplitude e continuidade visual enquanto isola certas áreas do vapor ou da gordura que pode vir da cozinha. Além disso, com o vidro, você não perde a luz.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos 4 Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/02/porta-de-correr-de-madeira.jpg)
No entanto, se você deseja fechar completamente e isolar visualmente áreas específicas, as portas de correr funcionam bem e podem mudar de cômodo em um piscar de olhos.
7. Espaço aberto – a importância da cozinha:
Os móveis de cozinha desempenham um papel muito importante na criação da continuidade estética, o que nem sempre é fácil de se fazer.
Você pode conseguir isso escolhendo móveis com linhas minimalistas e cores neutras ou adicionando uma ilha.
![Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos 5 Conceito aberto - 7 dicas para decorar espaços abertos](https://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/07/cozinha_com_bancada_branca_piso_de_madeira_escuro.jpg)
Na verdade, essa opção é ótima porque oferece mais superfícies de trabalho e atua como uma transição entre diferentes ambientes.
Desfrute de conceitos abertos, leves e de uma casa mais fluida com estas dicas. Os espaços abertos estão na moda e, se você souber aproveitá-los, eles oferecem muitos benefícios. Boa sorte!
E aí, gostou do artigo sobre Conceito aberto?
Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!
Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em: