É bem difícil pensar no trabalho da arquitetura contemporânea sem a utilização de ferramentas digitais inteligentes, como os aplicativos para arquitetos.Sejam eles técnicos ou por estética, os aplicativos favorecem e auxiliam em grande escala o trabalho dos arquitetos, que agora conseguem ter mais tempo e suporte para o aperfeiçoamento de novas ideias no ramo em que desenvolvem as suas atividades.

Trocar uma porta de lugar sem precisar reestruturar toda a planta, ter acesso a desenhos mais simplificados para complementar a parte técnica do projeto, ter noção da planificação real de alguma estrutura e interior para incrementar novas ideias, entre muitas outras funcionalidades, se tornaram possíveis ou melhorados com a ajuda das novas tecnologias, no caso os aplicativos, que tanto facilitam a vida do arquiteto atualmente.

———— PUBLICIDADE ————

Mas, você sabe quais são os melhores aplicativos para Arquitetos? Conhece as suas funcionalidade se aplicações? Se ainda não, não precisa se preocupar! Iremos te dar hoje um top 10 dos principais aplicativos aliados da arquitetura moderna, para que você possa posteriormente experimentá-los e optar por algum que venha a lhe agradar. Vamos lá!

Photosynth

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Ao trabalhar com arquitetura se torna necessário repaginar ambientes e ainda pensar em ideias para novos projetos a quase todo momento, sendo assim o profissional da área sempre está em busca de novas fontes de inspiração e formas de ver o mundo. Nada melhor para atender este quesito do que registrar monumentos históricos, referências à arquitetura em projetos já edificados, paisagens que te deixam refletir em novas ideias para patenteá-las e transformar em algo concreto, entre outros.

———— PUBLICIDADE ————

Para que isto aconteça é necessário que ele tenha algum programa para facilitar o processo de registro, que somente uma câmera simples de um smartphone não conseguiria fazer com precisão. O necessário é um registro panorâmico, mas como?

É simples, através do Photosynt isto é possível! Basta fazer o dowwnload e abrir o app, depois é só escolher a posição, dar um giro com o seu dispositivo móvel apontando para a frente e registrar o momento. O app se encarrega de deixar tudo em perfeito estado, com 360° e em lata resolução.

Caso você não consiga de algum forma ter acesso ao app, basta procurar por outro que tenha fotos panorâmicas e realizar o feito A nossa intenção é te direcionar aos registros que irão fazer com a qualidade de suas novas ideias sejam potencializadas!

AutoCAD 360

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

———— PUBLICIDADE ————

Se você é arquiteto ou está se formando no ramo já deve ter ouvido falar sobre o AutoCAD, que durante toda a sua carreira vai ser um grande aliado na hora desconstruir projetos e fazer desenhos de plantas estruturais de forma mais simplificada que no papel (convenhamos que antigamente isso era uma dor de cabeça sem fim, principalmente quando o cliente queria fazer grandes modificações no projeto).

☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

 

O AutoCAD 360 é disponível para os dispositivos móveis e vai te ajudar a ter mais acessibilidade ao material que você produz no CAD, uma vez que ele estará agora disponível também no seu celular de forma rápida e prática. Se você quiser ter uma visão maior do app e usufruir de mais funções, deverá habilitar a versão pro, mas se não optar por ela também vai dar para usar normalmente.

iRhino 3D

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Se você é amante daquelas versões de projetos em 3D e quer saber qual aplicativo te permite esta opção em seu smartphone, está no post certo! O iRhino 3D é o seu app, ele foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a visualização de qualquer arquivo do Rhino na extensão 3DM de forma direta. Uma boa opção para quando você precisar apresentar seus modelos com mais facilidade.

Morpholio

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

O Morpholio é uma espécie de app pronto a receber a sua inspiração através de seus croquis. Se você quiser desenhar, guardar algum material, repaginar ou mais outra função inerente ao desenho em si, poderá se valer das funções e ferramentas desse app. Na realidade,e ele não é um aplicativo isolado, e sim uma série de 4 utilitários digitais que te conferem este resultado. Saiba mais e faça o download através deste link. Disponível para iOS, apenas.

Adobe ideas

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Este aplicativo é destinado apenas para ideias rápidas e mais simplificadas, nada de coisas complexas por aqui. Ele é uma alternativa mais rápida para quando surgir aquela “luz” na mente, só para não perder AA ideia do momento. Contas com algumas ferramentas e você pode guardar com croquis o que você produzir.

Autodesk Formit

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Podemos ter esse app como um suplemento do Revit, e vai te permitir criar e alternar entre modelos BIM através de dispositivos móveis, a tecnologia mais prática e eficiente agora presente também no seu celular Android ou iOS.

☞ Financiamento Imobiliário:

Casa, apartamento, novo ou usado, a Caixa Econômica tem a linha de crédito ideal para você!  O Sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina:

Financiamento de Imóvel - Financie sua casa pela Caixa Econômica!
Financie sua casa pela Caixa Econômica! Clique aqui e veja como é fácil!

 

Sketchbook

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Esse aqui também é uma opção para você que vive cheio de ideias e projetos e precisa arquiva uns montes de croquis e não sabe onde. O seu problema chegou ao fim! O Sketchbook foi desenvolvido pela Autodesk e chegou como a sua solução. Ele funciona como uma espécie de aderno de croquis e ainda te proporciona muita liberdade quando o assunto é o desenho em si e ainda a exportação, com muitas opções.

 

MagicPlan

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

Este aqui é o sonho de qualquer arquiteto! Ele realmente faz “mágica”, tudo o que você precisa fazer é colocar o dispositivo móvel apontando para determinado ambiente e permanecer parado, o app fará todo restante do trabalho de repaginação do ambiente utilizando a realidade aumentada. E depois você pode salvar tudo e exportar em desenhos como PDF, JPG ou DXP.

Paper

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

O Paper é composto por 5 ferramentas e uma tela em branco só esperando você realizar os projetos e soltar as ideias. Ele é rápido, fácil e eficiente e já foi premiado várias vezes como melhor aplicativo do ano quando assunto é designer.

Floorplains

 

Aplicativos para arquitetos - Conheça os melhores!

 

Muitas pessoas já me perguntaram se eu sei qual é o programa que é usado no “Ame ou deixe-a”, um programa muito legal que passa na Discovery Home and Health sobre  criação de plantas baixas.

Se você nunca ouviu falar sobre neste aplicativo para arquitetos, bem, ele é demais!

Este é o Floorplans:

O Floorplans é a ferramenta de criação de plantas mais poderosa e fácil de usar disponível para o iPad ou iPhone.

A sua interface intuitiva, polida e perfeita torna a criação de plantas de forma muito fácil. Simplesmente deslize o dedo pela tela para desenhar uma sala por exemplo.

Os recursos de compatibilidade e anotação em PDF tornam este aplicativo realmente indispensável, permitindo importar planos existentes, adicionar notas e exportar por e-mail.

O Floorplans é o aplicativo perfeito para

CORRETORES: Torne os esboços do plano de piso em planos de piso bonitos e de alta definição.

DECORADORES: que tal descobrir se esse sofá vai caber antes de comprá-lo por exemplo.

AVALIADORES: Crie planos de piso detalhados e profissionais.

ARQUITETOS / CONTRATANTES: Esta ferramenta CAD é muito mais fácil de usar do que qualquer outra disponível.

Você pode importar arquivos PDF, JPG, entre outros formatos. Transforme imagens de baixa resolução ou rabiscos em plantas baixas de alta definição.

Calibração:

Calibre as dimensões das plantas baixas importadas para calcular com precisão a metragem quadrada e experimentar os arranjos de mobiliário.

Criação:

Crie novas plantas baixas a partir do zero com alguns toques. Manipule as paredes com facilidade, incluindo paredes inclinadas e curvas. Desenhe quartos complexos.

Medições

As plantas baixas detectam automaticamente áreas fechadas e produzem medições precisas de área quadrada para qualquer tipo de sala.

Anotações

Adicione desenhos à mão livre, comentários de texto e medidas adicionais ad-hoc. Exportação As plantas baixas produzem arquivos PDFs baseados em vetores de alta qualidade que podem ser ampliados para qualquer tamanho e manipulados em outros programas baseados em vetores.

Multiplicar

As plantas baixas são projetadas do zero para permitir que você trabalhe com vários andares. Os pisos podem ser duplicados, ou novos pisos podem ser desenhados sobre os antigos usando a configuração “Transparent Floors”.

Organização

Armazene um número ilimitado de arquivos dentro do aplicativo. Planos de backup para o iCloud ou Dropbox.

Customização

Definir padrões para espessura de parede. Definir cor de mobília padrão. Em breve: gerencie um conjunto de objetos personalizados.

O programa custa somente 15 dólares e pode ser adquido aqui

Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

E aí gostou do artigo?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.