Alicerce ou uma fundação é o suporte inferior de um edifício, suportando o peso do telhado e das paredes e aterrando na terra.

O que é um alicerce?

A fundação pode ser separada em duas partes: os elementos estruturais, que podem ser feitos de concreto ou outros materiais, e os elementos do solo, que ajudam a suportar o peso.

Há também uma fundação rasa, menos profunda do que uma fundação profunda. Existem dois tipos principais de fundações: superficiais e profundas.

———— PUBLICIDADE ————

Tipos de alicerces

alicerce
Fonte: Pinterest

A fundação de superfície é aquela onde a base não é mais profunda do que duas vezes o menor lado do edifício.

Essas fundações geralmente causam a transmissão direta das cargas da construção para o solo, formando uma protuberância em tração abaixo da fundação.

———— PUBLICIDADE ————

As fundações profundas têm profundidade mínima de três metros (ou mais que o dobro da largura da base) e geralmente não provocam a transmissão direta das cargas da edificação, causando o que se chama de resistência do eixo.

Conhecer o solo e a influência que ele exerce na capacidade da fundação é fundamental no início do processo de construção.

Passos básicos para a execução de um alicerce

o que e alicerce
Fonte: GFortes Engenharia

A fundação e o alicerce é o primeiro passo na construção de um edifício.

Os tipos de solo, forma e resistência devem ser considerados, com o nível de água subterrânea (lençol freático). T

———— PUBLICIDADE ————

estes de sondagem são feitos para determinar essas coisas. O teste de sondagem mais comum é o SPT, ou Teste de Penetração Padrão, que mostra quantos golpes são necessários para atravessar uma certa profundidade do solo.

A limitação do teste é se houver grandes rochas como pedregulhos, pois o teste termina então.

A sondagem rotativa é um dos muitos ensaios complementares que podem ser necessários, com outros testes.

Temos que considerar que à medida que o solo se aprofunda, a resistência tem que aumentar; esta seria a fundação e as tensões do solo circundante aumentaram.

A sondagem rotativa e outros testes são usados ​​em trabalhos menores, enquanto trabalhos maiores geralmente usam sapatos ou fundações diretas.

Calçados ou fundações diretas são mais fáceis de usar, causando menos escavação e volume de concreto.

Alicerce de casa

alicerce casa

As fundações profundas são a escolha certa para estruturas maiores e mais importantes, como edifícios comerciais e residências multifamiliares.

Eles evitam o problema de assentamento irregular do edifício penetrando mais profundamente no solo e exigem mais concreto do que outras opções de fundação.

A opção de fundação Raft pode ser uma boa opção para solos mais macios, pois evita o problema de assentamentos diferentes, fornecendo suporte uniforme em todo o edifício.

No entanto, esta opção tem a desvantagem de exigir que as instalações hidrossanitárias subterrâneas sejam feitas antes do início da construção, o que pode ser um incômodo.

Outras opções de fundação incluem tubos a céu aberto (o que pode ser um aborrecimento devido à necessidade de um trabalhador ficar dentro durante a escavação.

Também pode ser  devido à possível extração de água contaminada se o nível da água estiver próximo) ou ar comprimido (o que é um problema se o nível da água está muito próximo).

Além disso, deve-se considerar custos, transporte, dificuldades causadas pela corrosão do metal ou madeira podre, tensões de tração no concreto e até mesmo as leis locais relativas à instalação de estacas.

Escolher o tipo de fundação para um projeto e instalá-lo envolve várias etapas.

A primeira é marcar os elementos de fundação em uma cerca de madeira chamada tabeira (ou pode ser substituída por cavaletes em projetos maiores, pois podem se mover com mais facilidade).

Em seguida é cavar os buracos para as estacas, ou estacas cravadas, usando uma máquina de trado.

Em algumas cidades, porém, os bate-estacas não são permitidos, então a máquina de trado se torna muito popular.

Após a conclusão do trabalho de base, a base da fundação deve ser preparada. Isso pode ser feito com lastro de cascalho (em fundações rasas) ou podem ser preparativos para eventuais instalações (se a fundação for um radier).

Após a formação do concreto, inicia-se o processo de concretagem.

Para fundações mais profundas, a obra é alugada, e a fundação pode ser escavada (seja por máquina ou por mão de obra) ou cravada por bate-estacas.

Ao criar uma seção, deve-se tomar cuidado para garantir que a seção não esteja sendo cimentada.

A velocidade com que o cimento desce deve ser lenta o suficiente para não obstruir o buraco que o trado está puxando.

Nos tipos onde a seção é perfurada, o limite é quando a estaca fica muito profunda para penetrar.

E ai, gostou das informações sobre o que é um alicerce?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.
pacote formação engenharia