Terraplanagem – Como aplainar terrenos acidentados?

Terraplanagem é o termo referente ao trabalho que se realizada em uma área de terra para torná-la plana e uniforme.

Se você ficou interessado em saber mais sobre terraplanagem, confira neste artigo como os taludes são utilizados na movimentação de terra para a construção de uma edificação.

Terraplanagem — Como aplainar terrenos acidentados?

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por http://infraestrutura.eng.br/
———— PUBLICIDADE ————

Quando é chegado o momento de construirmos uma edificação em um determinado local, e assim que chegamos nos deparamos com um terreno todo acidentado, com aclives ou declives, precisamos prepará-lo para a construção de uma edificação.

Para isso existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para modificar o perfil natural deste terreno. Uma delas é a terraplanagem, uma técnica que envolve o nivelamento e a remodelagem do terreno.

Você sabe quando essa técnica é recomendada para uso no projeto de construção? Então confira neste artigo algumas das técnicas de terraplanagem.

———— PUBLICIDADE ————

Terraplanagem ou Terraplenagem?

O termo Terraplenagem deriva do verbo terraplenar e significa primeiramente tornar pleno, encher algo que está vazio.

No entanto, a palavra representa todo o trabalho de movimentação de terra que prepara o terreno para a implantação de obras de construção civil e engenharia.

———— PUBLICIDADE ————

Sendo assim, o termo Terraplanagem é uma variante que surgiu do ato de aplainar o terreno, tornar plano, podendo, sem nenhum prejuízo de significado, ser utilizado como sinônimo de Terraplenagem, sendo assim, vamos ao assunto!

O que é terraplanagem?

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @mpterraplenagem.

Terraplanagem é a remoção ou adição de volumes de terra para tornar uma superfície plana, criando-se condições ideais como um patamar para construção de uma edificação.

A terraplanagem é o processo de aplainar uma área, retirando o solo de uma porção mais alta do terreno e colocando-o em uma área baixa, usando máquinas e um cálculo exato de quanto solo precisa ser removido, e colocando-o em um aterro sanitário.

———— PUBLICIDADE ————

Antes de realizar a terraplanagem, o terreno precisa ser minuciosamente limpo, removendo toda a vegetação e itens (como pedras, troncos, árvores, etc.).

Quais são as razões para fazer terraplanagem?

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @mpterraplenagem.

Uma das principais técnicas da engenharia civil, a terraplanagem também é muito utilizada principalmente na construção de estradas, canais, barragens e ferrovias, além de pequenos terrenos.

O nível da rua, bem como a elevação do terreno acima ou abaixo do nível da rua, é quem determinam a necessidade ou não da realização da terraplanagem.

Se o terreno estiver muito acima ou muito abaixo do nível da rua é necessário fazer alguns trabalhos de terraplanagem para facilitar a implantação de uma edificação.

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @entendaantes

Existem muitas máquinas que podem realizar este serviço de movimentação de terras.

O melhor método de movimentação de terra, bem como os tipos de máquinas que serão utilizadas como tratores, retroescavadeiras e escavadeiras, só podem ser determinados a partir de um estudo técnico.

Somente um engenheiro ou topógrafo profissional poderá indicar qual serviço ou técnica você precisará contratar para realizar o serviço de terraplanagem para o seu projeto.

Etapas da realização da terraplanagem:

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ebanataw

Antes de iniciar processo de remoção ou adição de terra é necessário examinar minuciosamente o terreno.

Calcular a inclinação e a resistência do solo, são pontos-chave do processo, para garantir que as barreiras não deslizem para baixo. A utilização de suportes para a sustentação das cargas atuantes na fundação é fundamental.

Calcular o volume de solo que será removido do local ou o volume de terra que será necessário a adicionar.  O melhor tipo de terra para estes caso é terra vermelha.

Quando é necessário remover o solo do local, o processo é chamado de escavação. Nesta etapa é necessário remover restos de árvores ou plantas.

No caso de existência de ponto de água é também necessária a remoção ou desvio de curso.

Após a adição de terra no local é muito importante garantir a estabilidade do solo, para isso é necessário compactar o solo com rolos de pressão.

Há ainda outros fatores que precisam ser considerados na hora de remover um volume de terra, como, por exemplo, a criação de muros de arrimo para servir de apoio e sustentação da terra, evitando que ela se desloque.

Cuidados na realização da terraplanagem:

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ebanataw

É muito importante solicitar ajuda de um profissional especializado em terraplanagem.

A realização de serviços de terraplanagem, com trabalhadores não treinados ou com soluções de modificação do solo mais baratas, corre-se o risco de causar acidentes graves.

Trabalhar com terra e modificar seu perfil natural pode causar um efeito catastrófico em cascata, afetando todos os lotes vizinhos, correndo o risco de desabamentos.

Em encostas muito íngremes, a água da chuva precisa ser drenada corretamente, além da construção de muros para conter novas movimentações do terreno.

A criação de paisagismo adequado ajuda no processo de contenção de terras. Quando o paisagismo não é feito corretamente, podem ocorrer resultados desastrosos, como erosão e deslizamentos de terra na encosta.

Licença ambiental:

As exigências e problemas com a construção em áreas inclinadas não podem ser ignorados, pois podem causar a paralisação da obra.

Devido a isso é necessário antes de se trabalhar em áreas com declives, verificar o código da cidade para evitar embargos de obra e principalmente acidentes que coloquem a vida de outros em risco.

Para corte de árvores em qualquer área, é necessária a solicitação de uma licença especifica, geralmente expedida pelo departamento ambiental.

Esta licença é necessária haja qualquer vegetação na área de médio a grande porte, necessário também importante verificar se a área a ser trabalhada não fazer parte de uma zona de conservação.

No caso de remoção de entulhos ou terras com restos de vegetação é necessário consultar o local correto do descarte junto a prefeitura, de modo a evitar multas.

Considerações finais:

Durante a realização de remoção de terras muitas vezes é necessário a construção de taludes e muros de arrimos.

A função de um talude e impedir que uma porção de terra desmorone e soterre tudo o que há em volta dele.

São usados em terrenos que precisam ser modificados como no caso da terraplanagem.

Confira neste artigo sobre Taludes e veja como eles são feitos e a importância de se construir taludes seguros em uma determinada situação.

Confira também em outro artigo sobre construção de Muro de Arrimo, e como ele se associa a realização de projetos de terraplanagens e terrenos com taludes.

ATENÇÃO: 

  • Conteúdo criado com caráter informativo para público em geral, para trabalhos acadêmicos consulte sempre referencias bibliográficas de autores renomados ou indicadas por seus professores ou orientadores.
  • Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.
  • Sugestão de aplicação e utilização dos produtos ou livros, apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

Dimensionamento de muros de arrimo com Blocos de Concreto: Saiba mais!

Quer aprender a dimensionar muros de arrimos com bloco de concreto?

Veja nesta como o professor BYL FARNEY JUNIOR utiliza toda a sua experiência, tanto em sala de aula, quanto de calculista de estruturas para ensinar você a dimensionar e detalhar muros de arrimo de blocos de concreto.

É um tema com muita escassez de material didático e que não é ensinado em sua totalidade em curso de graduação e pós-graduação no Brasil.

Terraplanagem - Como aplainar terrenos acidentados?
Saiba mais sobre o curso de dimensionamento de muros com blocos de concreto!

Pacote de planilhas para cálculo de muros de arrimo:

Pacote com 4 planilhas desenvolvidas pelo engenheiro civil Pedro Henrique Lelis Brito, CREA Nº 3000086627 BA, formado pela Universidade Federal da Bahia.

Elas permitem dimensionar muros de arrimo com perfil trapezoidal e muros de arrimo com perfil escalonado. Veja as principais ilustrações:

Cada planilha gera automaticamente um memorial de cálculo em formato PDF, bastando clicar no botão “IMPRIMIR MEMORIAL”.

Cada planilha é composta por 3 tabelas: entrada de dados, saía de dados e Verificações.

As únicas células que devem ser preenchidas pelo usuário são aquelas em branco na Entrada de dados (Demais células bloqueadas).

As planilhas verificam: Segurança contra o tombamento; segurança contra o deslizamento; segurança contra o rompimento do solo e segurança contra o rompimento do muro.

Confira aqui para saber mais sobre as planilhas de cálculo!

E aí, gostou do artigo sobre terraplangem?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.