Talude – o que é e para que serve?

Talude é um recurso da construção civil para o manejo de grandes áreas de terras.

A definição básica de um talude é uma superfície inclinada da terra ou rocha que separa duas superfícies.

———— PUBLICIDADE ————

Se você ficou interessado em saber mais sobre talude, confira neste artigo o que são taludes e como eles são utilizados na movimentação de terra para a construção de uma edificação.

O que é um Talude?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ebanataw

Talude é basicamente um corte realizado na topografia de um terreno com aclive ou declive, que tem como entre pontos, uma separação de base plana equidistante entre um corte inclinado e outro.

Os taludes podem ser classificados como naturais, sem intervenção humana, ou ainda taludes realizadas pelo homem propositadamente.

———— PUBLICIDADE ————

Qual a função de um talude?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @institutodeengenharia

Hoje, o maior problema dos taludes para a construção civil são os taludes instáveis.

As estações chuvosas podem causar muitos inconvenientes com acidentes com desmoronamento de porções de terras causando tragédias para todos que convivem em torno dessas áreas de morros e encostas.

Fatores que podem causar deslizamentos de terra (como aumento do desenvolvimento urbano, desmatamento e mudanças no clima) também são o que faz com que o estudo da estabilidade de taludes cresça.

———— PUBLICIDADE ————

Deslizamentos geológicos também podem criar deslize de terras, fazendo com que o perfil natural do terreno desmorone.

Um declive é um terreno ou superfície inclinada que se encontra entre duas massas rochosas ou terrestres, o seu oposto é chamado de aclive.

———— PUBLICIDADE ————

Por tanto, a função de um talude e impedir que uma porção de terra desmorone e soterre tudo o que há em volta dele.

Onde são utilizados os taludes?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ebanataw

Os taludes podem ser de ordem gigantesca até de dimensões pequenas para construção de edificações em lotes de pequeno a médio porte.

A forma mais comum da construção de um talude é criando uma vala para condução das águas para local apropriado, escoadas por instalações de tubulação de água pluvial.

Os taludes são utilizados como bases de apoio para construção de estradas e ferrovias, podendo ser naturais, artificiais ou inclinados.

Existem outras funções importantes que as encostas podem desempenhar, além de ser uma barreira ou divisor.

Eles podem ser usados ​​para ajudar a formar uma barragem, impedindo um rio e criando um reservatório.

Quais os tipos de taludes?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @noticiasdemineracao

Existem dois tipos de taludes: naturais e artificiais:

  1. Um talude de aclive natural é formado por ações naturais do clima, sol, vento ou ações geológicas.
  2. Um talude de declive artificial é construído por humanos.

Taludes naturais são formados pela inclinação natural geográfica do terreno.

Já os taludes artificiais são os construídos pela ação humana em prevenção de acidentes geográficos.

Quais são as causas de desmoronamento ou deslizamento de terras?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @mgsulengenharia.

Os taludes são usados em terrenos que precisam ser preservados, melhorados e mantidos. Eles ajudam a evitar que os blocos rolem pela encosta quando eles precisam estar lá para impedir o rolamento dos blocos de terra.

A água da chuva pode causar problemas erosivos no solo, que podem ser corrigidos pela introdução de diferentes materiais nas encostas durante a escavação.

O peso de uma porção de terra encharcada devido o acumulo de água em um terreno em aclive é o caso mais comuns de desmoronamentos naturais.

Por isso deve-se construir taludes em inclinação em torno de 45 graus com uma distância segura das edificações que se localizam aos seus pés.

Vemos muitos taludes deste tipo  nas laterais de estradas e ruas, atrás de casas em encosta (aclive), ou em barragens de reservatório de água.

Utiliza-se

Como analisar a estabilidade de um Talude?

Analisamos a estabilidade de um talude utilizando dois métodos:

  1. Analisando os materiais que fazem parte no talude, matéria orgânica como arvores, por exemplo.
  2. Analisando também o que deu origem à aquele talude, ou seja, a maneira como ele se formou natural ou artificialmente.

Os métodos padrão para análise de estabilidade podem ser determinísticos ou probabilísticos e medem a segurança de diferentes maneiras.

Os fatores de segurança são calculados usando métodos probabilísticos e os resultados são comparados com os padrões para garantir que correspondam com o esperado.

A inclinação da área também é muito importante para se fazer uma análise de estabilidade mais precisa.

Qual a importância do Talude?

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ebanataw

Os deslizamentos de terra podem causar muitos custos, tanto diretos quanto indiretos.

Nossa população está crescendo e, como visto no dia a dia, as encostas são imprescindíveis.

A vida humana não tem preço, por tanto, devemos sempre estar atentos durante a intenção de se adquirir um lote para construir uma edificação em locais de encostas, ou terrenos com muito aclive, ou declive.

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @arqsteel.

Regiões de encostas são atualmente reguladas pelos departamentos de meio ambiente com o departamento do uso do solo, que determinam quanto em metragem quadrada se pode utilizar de um terreno nestas condições de encosta.

Atualmente muitas dessas áreas com acidentes geográficos tornaram-se reservas ambientais, sendo proibida a construção de qualquer edificação, podendo somente utilizá-la como área verde, jardim, bosques, etc.

Por isso, quando surgir a intenção de se adquirir um imóvel em áreas com topografia acidentada, consulte antes os órgãos competentes para se informar sobre a área permitida para ocupação.

Custos gerais com o talude:

Os custos diretos da construção de um talude  podem estar relacionados ao reparo e manutenção de instalações de contenção, realocação de estruturas, devido a danos e perda de produtividade nos setores da agricultura, indústria e turismo.

Os custos indiretos podem estar relacionados à desvalorização das propriedades, impostos associados à propriedade, morte ou danos físicos aos moradores de uma área de deslizamento e interrupção dos sistemas de transporte.

O principal custo é geralmente a perda de vidas, incapacidade ou trauma emocional em locais causados ​​pelo deslizamento de terra.

Outra maneira de conter à terra para que ela se desloque é a criação de muro de arrimo. Em alguns casos, os muros de arrimo são muito eficientes.

Talude - o que é e para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://www.solotrat.com.br/ – Muro de Arrimo – Beleza e Segurança para seus projetos!Temos um artigo no blog sobre Muro de Arrimo, se você quiser saber mais sobre é importante você saber sobre a utilização nestes casos de contenção de terras.

 

Outro tipo de contenção contra desmoronamento que pode ser considerado, a depender da situação, é a contensão da terra em taludes através das plantas.

O enraizamento das plantas funciona como uma contensão natural, impedindo que o solo desabe já que ele estará preso as raízes da vegetação. A planta mais utilizada nesta condição é a grama.

Considerações finais:

Os taludes são uma ferramenta para profissionais que lidam com construção, sejam construções novas ou reformas.

É importante contratar profissionais qualificados para o manejo de encostas, pois se trata de situações muito perigosas se não manuseadas adequadamente.

Contratar um profissional que possa realizar esse serviço é extremamente importante, pois está acontecendo cada vez mais.

 

Dimensionamento de muros de arrimo com Blocos de Concreto: Saiba mais!

Quer aprender a dimensionar muros de arrimos com bloco de concreto?

Veja nesta como o professor BYL FARNEY JUNIOR utiliza toda a sua experiência, tanto em sala de aula, quanto de calculista de estruturas para ensinar você a dimensionar e detalhar muros de arrimo de blocos de concreto.

É um tema com muita escassez de material didático e que não é ensinado em sua totalidade em curso de graduação e pós-graduação no Brasil.

Talude - o que é e para que serve?
Saiba mais sobre o curso de dimensionamento de muros com blocos de concreto!

Pacote de planilhas para cálculo de muros de arrimo:

Pacote com 4 planilhas desenvolvidas pelo engenheiro civil Pedro Henrique Lelis Brito, CREA Nº 3000086627 BA, formado pela Universidade Federal da Bahia.

Elas permitem dimensionar muros de arrimo com perfil trapezoidal e muros de arrimo com perfil escalonado. Veja as principais ilustrações:

Cada planilha gera automaticamente um memorial de cálculo em formato PDF, bastando clicar no botão “IMPRIMIR MEMORIAL”.

Cada planilha é composta por 3 tabelas: Entrada de dados, Saía de dados e Verificações.

As únicas células que devem ser preenchidas pelo usuário são aquelas em branco na Entrada de dados (Demais células bloqueadas).

As planilhas verificam: Segurança contra o tombamento; segurança contra o deslizamento; segurança contra o rompimento do solo e segurança contra o rompimento do muro.

Confira aqui para saber mais sobre as planilhas de cálculo!

ATENÇÃO: Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre talude?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.