Você já ouviu falar da Strelitzia?

Esta é a última tendência floral em design de interiores. Então, entregue-se ao seu charme e abra espaço para ela em sua casa.

———— PUBLICIDADE ————

Usar plantas na decoração é uma das maiores tendências do momento. Não só porque elas trazem um pouco de cor e vivacidade a um espaço, como também por serem essenciais na purificação da atmosfera e equilibrar as energias.

Strelitzia – A flor do momento na Jardinagem!

Ao passear pelas floriculturas ou centers gardens você encontrará uma das flores mais bonitas que chamou a atenção dos amantes da decoração, a Strelitzia.

A Strelitzia é uma espécie de vegetação tropical que você provavelmente já deve ter observado na decoração de grandes jardins nos grandes shoppings, mas o que você não imagina é que a Strelitzia também pode ser uma planta para interiores.

———— PUBLICIDADE ————
Strelitzia - A flor do momento na Jardinagem!
Strelitzia – A flor do momento na Jardinagem!

Características da Strelitzia.

O nome científico deste grupo de plantas é strelitzia reginæ e também é conhecida como ave do paraíso.  Você deve ter visto suas flores laranja brilhantes que lembram a cabeça de um pássaro.

Recentemente, no entanto, esta planta verde-escura com folhas em forma de lança cresceu em popularidade. Sua estrutura grande e exuberante tornou-se o objeto de desejo de todos os decoradores, e depois deste artigo tenho certeza que você muito provavelmente se deixará apaixonar pelo encanto de sua beleza!

Qual a origem da Strelitzia?

A Strelitzia reginæ é uma planta nativa da África do Sul que, ao contrário do que se pensa, é uma planta muito fácil de se cuidar. Portanto, é adequado para decorar qualquer jardim.

Strelitzia - A flor do momento na Jardinagem!
Strelitzia – A flor do momento na Jardinagem!

Tenha em mente que ele pode crescer até  4 vezes de tamanho, com os cuidados adequados, então você deve pensar com muito cuidado sobre o local aonde você vai plantá-la para não sufocá-la com a falta de espaço no futuro.

———— PUBLICIDADE ————

Quais os principais cuidados para se ter com uma Strelitzia?

  1. Iluminação: a Strelitzia precisa de luz solar direta para se desenvolver corretamente, sendo importante mantê-la em uma janela ensolarada ou perto de uma fonte de luz artificial.
  2. Rega: a Strelitzia precisa de rega regular, mas não deve ser regada excessivamente, pois isso pode causar podridão das raízes. Deixe o solo secar um pouco antes de regar novamente.
  3. Temperatura: a Strelitzia prefere temperaturas entre 15 e 25 graus Celsius. Evite expor a planta a correntes de ar ou temperaturas extremamente baixas ou altas.
  4. Adubação: a Strelitzia precisa de fertilização regular, com um fertilizante balanceado para plantas de interior. Adube a planta a cada três meses.
  5. Poda: para manter a planta saudável, é importante remover as folhas velhas e quebradas regularmente.
  6. Propagação: as Strelitzias podem ser propagadas a partir de sementes ou estacas de caule.
  7. Pragas e doenças: a Strelitzia é suscetível a ataques de pulgões, ácaros e cochonilhas. Verifique regularmente a planta para detectar problemas e tome medidas preventivas, como usar inseticidas naturais.
  8. Transplante: A Strelitzia precisa de transplante regular para evitar o congestionamento do solo, fazendo-o a cada 2 ou 3 anos.

Esses são apenas alguns dos principais cuidados para se ter com uma Strelitzia.

Como regar a Strelitzia reginæ?

Como vem dos trópicos, ela precisa de rega constante. Portanto, a umidade é crucial. Certifique-se de prestar atenção ao solo e evitar água parada, principalmente acumulada nas raízes, pois isso pode apodrecê-la e levar infelizmente a morte de sua Strelitzia.

No entanto, certifique-se também de que o solo não esteja completamente seco. Além disso, a prática correta é regar a cada 24 ou 48 horas no verão e a cada 72 horas no inverno.

Incidência de luz e temperatura:

A ave do paraíso precisa de boa iluminação para crescer verde e exuberante, então você deve colocá-la onde receba bastante luz solar direta ou mesmo indireta. Você pode colocá-la em áreas cobertas desde que seja bem próximo a uma janela com bastante iluminação vinda exteriormente.

Por ser de uma área quente, a Strelitzia reginæ não tolera baixas temperaturas, então se você mora em uma área com baixas temperaturas de inverno você terá que mantê-la em casa para protegê-la do frio.

Pragas mais comuns:

Espécies tropicais vivendo em diferentes ambientes podem ser suscetíveis a insetos e fungos em ambientes úmidos. Especificamente, a Strelitzia pode ser acometida com as seguintes pragas e doenças:

  • cochonilhas
  • mito
  • pulgão
  • mofo cinza
  • murcha de Fusarium

Cuidados especiais:

Se você deseja evitar que sua ave do paraíso fique doente, tome alguns cuidados adicionais:

  • 1 — Evite deixar o solo muito úmido, pois os fungos vasculares podem se desenvolver.
  • 2 — Pulgões, ácaros e cochonilhas são geralmente mais ativos durante a primavera e o verão. Eles podem ser removidos pulverizando algumas gotas de sabão e água a cada poucos dias.
  • 3 — Evite água parada em pires ou panelas, pois pode sufocar as raízes. Você notará isso se o vir perder sua cor verde original.
  • 4 — Se você deseja manter uma ave do paraíso em casa, encontre um lugar para colocá-la em local bem iluminado.
Baseado no texto original de Decortips.

E aí, gostou do artigo sobre Strelitzia?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.