protensão não aderente

Neste post falaremos sobre Protensão não aderente!

Segundo um trabalho publicado em 1933 por um dos pioneiros na protensão, Eugene Freyssinet, a técnica baseia-se na criação de tensões prévias de compressão no concreto, para compensar os esforços de tração que o material sofrerá quando receber as sobrecargas.

———— PUBLICIDADE ————

No caso de um edifício, os cabos de protensão ancorados nas extremidades das lajes são tracionados contra o concreto, comprimindo-o.

Mas, além disso, os cabos são dispostos no interior da peça em ondulações previamente estudadas pelos calculistas, para gerar as forças de compensação, que atuam sempre em direção ao centro das curvaturas, contra o sentido das flechas.

Protensão não aderente é regida pelos mesmos princípios da protensão convencional aderente, isto é, aplica-se às peças estruturais um sistema permanente de forças por intermédio de cabos esticados, que não retornam ao comprimento inicial devido a um sistema de ancoragens.

———— PUBLICIDADE ————

Da superposição das cargas comuns de utilização com as deste sistema, resultam um funcionamento mais adequado dos materiais estruturais.

Continue lendo no slide show a seguir:

———— PUBLICIDADE ————
Protensão não aderente from Luciana Paixão Arquitetura

Aprenda comigo tudo o que aprendi no estágio e faça a diferença na sua carreira!

Coloquei tudo no meu E-BOOK! Que você pode adquirir na minha loja por um precinho super camarada! Afinal de contas são conhecimentos de anos de experiência, tudo compilado para você aprender em pouquíssimo tempo!

Pelo menos em muito tempo do que levei para aprender!

———— PUBLICIDADE ————

Ah se eu tivesse um e-book assim para mim na minha época de faculdade… teria facilitado tanta coisa!

E aí, gostou do artigo sobre protensão não aderente?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia