Existem muitos fatores que influenciam na iluminação de uma casa. Para você poder escolher a iluminação correta para cada tipo de ambiente será preciso que esteja atento às regras.

Dicas úteis e essenciais e ainda uma série de técnicas e conhecimentos específicos, para fazer com que a iluminação do projeto de ambiente seja aproveitada ao máximo e ainda bastante eficaz em cada especialidade das repartições.

Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Pendente, Lustre ou Luminária - Qual a diferença entre eles?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Dentre as categorias de iluminação artificial comumente, recorridos, podemos encontrar os Lustres, as Luminárias e os Pendentes.

Cada um deles tem suas exclusividades, formas de aplicação e também destinação adequada.

Você sabe diferenciá-los?

———— PUBLICIDADE ————

Entende qual a importância de conseguir distribuição adequadamente a iluminação de um projeto de ambiente?

Sabe em que situações deve aplicar os lustres, pendentes e luminárias?

Se ainda não sabe, não precisa se preocupar!

———— PUBLICIDADE ————

Preparamos-lhe um material cheio de informações a respeito da diferenciação e características destes tipos de iluminação, muito recorrentes pelos designers de interiores, e prometemos tirar boa parte de suas dúvidas a respeito.

A Iluminação de um ambiente:

Pendente, Lustre ou Luminária - Qual a diferença entre eles?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

A iluminação de um ambiente não aparece do acaso, todo e qualquer plano de luminosidade deve ser bem-planejado antes de sua execução.

Uma das primeiras coisas que você deve conhecer é que cada compartimento deve receber um tipo de luz em especial, e ele deve respeitar os parâmetros estabelecidos, a fim de se ter um maior aproveitamento da luz natural, maior conforto, entre muitos outros aspectos.

———— PUBLICIDADE ————

A Função da iluminação em cada ambiente:

Pendente, Lustre ou Luminária - Qual a diferença entre eles?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

A função de cada ambiente e ainda a relação que o usuário dele estabelece deve ser considerada no planejamento de um plano de iluminação.

O posicionamento das lâmpadas deve favorecer o ambiente e ainda ser funcional, como também as suas características, estilo e modelo.

O que deve ter em mente é que o produto deve atender as necessidades do ambiente ao mesmo passo que a deixa mais agradável, confortável e com uma estética favorável.

A iluminação de uma cozinha, por exemplo, precisa ser mais intensa, uma vez que neste ambiente ocorre a preparação de comidas e há a necessidade de se conseguir enxergar bem cada propriedade dos alimentos ali trabalhados.

Já na sala de estar o efeito ideal de lâmpada deve ser aquele que dá uma aparência amarelada ao ambiente, fornecendo uma atmosfera agradável e aconchegante.

O ideal neste último caso é que se distribua bem as fontes de luz e elas serem luminárias suspensas, para um maior aproveitamento.

A Iluminação em dormitórios:

Pendente, Lustre ou Luminária - Qual a diferença entre eles?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

No quarto há a necessidade de uma luz uniforme e indireta, de modo a conferir um melhor resultado.

No entanto, é bom lembrar que não é só identificar o tipo de iluminação correta, há também a precisão de saber qual a melhor forma de distribuí-la no ambiente em questão.

No caso do quarto, você deve adequar as fontes de luz com as possíveis atividades que podem ser realizadas no local, como leitura, assistir televisão, namoro, troca de roupa, entre muitas outras coisas.

Quando se fala nesse leque de possibilidades de atividades que podem ser realizadas em um quarto, é bem comum que você, profissional, fique confuso sobre qual tipo de iluminação escolher, afinal cada ação pede uma frequência de iluminação diferente.

Quando usar o Dimmer?

Pendente, Lustre ou Luminária - Qual a diferença entre eles?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Muitos arquitetos e profissionais da área estão recorrendo a um recurso chamado dimerização, onde há a possibilidade de um controle da intensidade da lâmpada no ambiente, que pode ser feita pelo próprio usuário.

Já em um escritório você deve ponderar focar a intensidade da luz onde a atenção do usuário deve ser voltada, conforme as atividades realizadas, como, por exemplo, em estantes de livros, na mesa de trabalho e ainda em algum espaço destinado para o recolhimento de materiais usuais.

Cuidado para não usar lâmpadas que ofusquem muito em determinados pontos, como na reflexão de telas de computadores, que vão deixar a visão de quem foca no aparelho irritada com mais facilidade.

E por aí vai, salas de jantar devem ter iluminação mais diversificada e depende da opinião do seu cliente, já os banheiros devem ser ambientes com iluminação uniforme e intensa.

Os jardins, no que lhe concerne, não precisam de tanta iluminação assim, basta algo mais sutil e tudo estará resolvido.

Dicas extras sobre iluminação:

Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Nada de escolher lâmpadas demais, elas emitem calor com facilidade. Devem ser bem distribuídas e ainda na quantidade correta para o projeto, considerando opções que são mais econômicas.

A cor das paredes também influenciará na iluminação e temperatura do ambiente.

Sendo assim aposte em cores que combinem com a iluminação, um azul para lâmpadas mais amareladas, cores claras para filtros coloridos, etc.

Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Lustres:

É composta por vários braços (ramificações ou aranhas para diversas lâmpadas, ou velas) e suspensos no teto.

As opções de lustres vão desde peças de metais pesados a cristais.

Existem lustres rústicos, modernos e artesanais.

A escolha de lustre é feita a partir de cada ambiente: lustre para sala de estar, lustre para cozinha, lustre para dormitório e assim sucessivamente.

Os lustres são um tipo de iluminação muito recorrente pelos profissionais que trabalham com a área em questão.

Em características físicas ele é um produto composto por vários braços, no caso a ramificação onde se encontram as lâmpadas.

Eles podem servir como um plano de iluminação principal, mas também podem ser objetos decorativos.

Os lustres estão presentes nas mais variadas formas, sejam eles feitos de materiais valiosos e importados, como peças antigas de metais pesados ou cristais raros até formatos de vidro mais simples que conferem efeitos ótimos, e que também decoram muito bem!

Eles devem ser peças que dialoguem com o ambiente em tamanho e iluminação, podendo ser usados em:

  • Salas de jantar;
  • Halls de entrada;
  • Salas de estar;
  • Corredores amplos;
  • Etc.
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

 

Pendentes:

Suspenso, pendurado. Cada uma das superfícies contínuas e curvas, que estabelecem ligação entre a superfície.

Podem ser usados em todos os ambientes de casas e escritórios.

Os pendentes são objetos mais voltados a decoração, no entanto, não deixam de conferir iluminação ao ambiente e precisam, sim, serem pensados estrategicamente antes da implantação no projeto.

Eles são geralmente em longos fios com a fonte de luz na ponta inferior, aproximando-a dos pontos que carecem do recurso. São encontrados em várias texturas, formatos e tamanhos, podem ser rústicos, despojados, neutros, modernos, sofisticados, coloridos, entre outros.

São bem charmosos e compõem a decoração de diversos locais, como:

  • Bancadas;
  • Mesas de refeição ou não;
  • Mezaninos;
  • Laterais de cama;
  • Bancadas;
  • Etc.
Pendente
Pendente, Lustre ou Luminária? Quais as diferenças?

Luminárias:

As luminárias estão dispostas em categorias:

– Luminária Articulada:

Pode ser de mesa ou de chão, respectivamente o abajur e o pedestal.

Elas podem ser usadas para iluminar lugares menores (mesa), como cabeceiras e locais de trabalho, como também para decoração e leitura (chão), salas de estar, quartos.

Ainda há a opção de luminárias de chão para casa e jardim, sendo em outros formatos menores e simplificados.

– Luminária Arandela:

São as luminárias de parede, usadas para decorar corredores, halls e ambientes de paisagem.

– Luminária de Sobrepor

São instaladas de forma bem exposta em paredes e tetos, iluminando o ambiente inteiro.

Existem aquelas que se direcionam para locais diferenciados (spots), as que ficam suspensas no teto (pendentes) e ainda as que ficam rentes ao forro (plafons).

– Luminária de Embutir

Ela parece com a luminária de sobrepor, mas está no caso fica mais escondida na hora da instalação, tendo efeito mais decorativo e deixando o ambiente aconchegante.

Podem ser instaladas nos locais de preferência do cliente, como jardins, sacadas, etc.

Contrate sempre um especialista para escolha destes itens, pois o bom gosto precisa estar em harmonia com cada ambiente!

E aí, gostou do artigo sobre Pendente, Lustre ou Luminária?

Deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.