Home > Arquitetura > Ônix é o novo mármore.

Ônix é o novo mármore.

/
12 jul 2019
//

Há uma pedra nova que está tomando conta da popularidade do mármore – e é ônix. Você está se perguntando qual é a diferença entre o ônix e o mármore? Ônix na verdade um tipo de mármore  e tem muitas das mesmas propriedades. A diferença são os padrões impressionantes que tem em cada placa.
banner design interiores - Ônix é o novo mármore.

Ônix vem em diferentes graus de padrões e um arco-íris de cores impressionantes. Algumas cores de ônix  são mais populares – como o jade, o menta, o rosa claro e o bronzeado quente – funcionam bem com as cores atuais da moda.

Sala com parede de mármore em tons pastéis .Pastéis empoeirados e tons de terra são as cores mais quentes no momento e os tons quentes da pedra ônix combinam com o visual. Imagem: Philipp Shuruev / Shutterstock.

 

Uma qualidade interessante de ônix é a falta de opacidade. O ônix é mais translúcido que o mármore, tornando-o uma excelente pedra para iluminação ou para propósitos criativos, como uma parede ou superfície com iluminação traseira que lança um brilho e aprimora os padrões da pedra.

Banheiro todo de mármore na cor cinza.Um painel de ônix foi iluminado para lançar um brilho e exibir as complexidades da pedra. Imagem: T_A_P / Getty Images

Considerando ônix  vs mármore? Aqui estão algumas idéias de decoração de ônix que podem ajudá-lo a incorporar a pedra no design de sua próxima casa. Temos até alguns toques caseiros em ônix nas lojas agora que você pode adicionar ao seu espaço para trazer uma textura única para o seu quarto.

1. Idéias de decoração de ônix pastel

Você encontrará ônix em rosas, lavanda, tangerina, azul pálido e verde celadon.

Parede de ônix alto luxo.Uma parede de ônix adiciona textura e alto luxo a um quarto. Se você estiver com orçamento ou aluguel, considere o papel de parede com estampa de ônix. Imagem: Philipp Shuruev / Getty Images.
Mesa de mármore com piso de madeira escuro.A superfície fresca e lisa cria uma ótima mesa ou balcão. Apenas lembre-se de dar o mesmo cuidado que você daria ao mármore, já que ambos mancham facilmente. Imagem: Philipp Shuruev / Getty Images.
Banheiro com mármore rosa.Uma dramática casa de banho em ônix rosa dá a este grande espaço um sabor moderno e ao mesmo tempo art déco. Imagem: snorkulencija / Shutterstock.

2. Ônix Quente-Tonalizado vs. Mármore

Se você encontrar mármore um pouco frio na cor, os tons de terra clássicos de ônix podem ser uma opção refrescante, especialmente quando combinados com brancos ou cinzas nítidos.

Banheiro com pedra ônix.Ônix pode ser uma escolha melhor para uma casa de banho ou cozinha se o seu espaço estiver muito plano ou frio. Imagem: tulcarion / Getty Images.
bancada com pia mosaico de ônix.Sua sala de pó pode ser pequena, mas pode ser dramática. Este apresenta mosaicos de ônix, bancada e uma pia de navio. Imagem: T_A_P / Getty Images.

 

Cozinha moderna com bancada na cor ouro.O ouro é um dos tons mais populares do ônix e funciona com praticamente qualquer estilo de design de casa. Imagem: Corinne Labastrous / Shutterstock.

 

3. Cores de Ônix neutras

Se você quiser adicionar textura sem os tons quentes, você encontrará padrões de ônix com preto, bege claro e cinza claro.

Banheira branca envolta com pedra ônix.Este backsplash da banheira é discreto e neutro, mas ainda assim interessante, graças às veias da telha de ônix. Imagem: Food Travel Stockforlife / Shutterstock.
Banheiro com parede de pedra preta destacada.Para um efeito dramático, tente adicionar um pouco de ônix preto a uma sala. O branco é de alto contraste e parece uma obra de arte. Imagem: Philipp Shuruev / Getty Images.
sala de jantar com parede de mármore destacada. Isso pode ser  um cenário dramático de sala de jantar? Imagem: Philipp Shuruev / Getty Images.

 

Banheiro de ônix cinza.Um banheiro de ônix cinza parece contemporâneo e único. Imagem: Vadim Ovchinnikov / Shutterstock.

 

Referência: Cynthia Bowman
Você também pode gostar de
O melhor guia para móveis sustentáveis
Criando o quarto perfeito para dormir
Os 10 Mandamentos da Pintura
9 coisas que você pode fazer com uma parede em branco