Marketing Digital é um assunto essencial e crucial nos dias de hoje para promover seus serviços de Arquitetura.

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital eficaz é essencial para os arquitetos adquirirem novas oportunidades de negócios, contudo formular um plano de mercado único pode ser um desafio para eles.

Isso ocorre por um arquiteto ser um profissional muito ocupado e muitas vezes precisa lidar com vários projetos em simultâneo.

———— PUBLICIDADE ————

O que não deixa muito espaço para estudar técnicas de marketing digital e implementá-las nos negócios.

Portanto, muitos especialistas em arquitetura usam uma abordagem boca a boca e um site com alguns projetos prontos em um portfólio para promover seus serviços.

No entanto, embora esses meios sejam úteis até certo ponto, não são suficientes o bastante.

———— PUBLICIDADE ————

Mais Marketing Digital, mais novos possiveis clientes!

Para aumentar o fluxo de clientes, um arquiteto precisa de um plano de mercado bem resistente.

Sem ele, um profissional talentoso pode perder clientes mesmo para concorrentes menos qualificados, apenas porque eles usam técnicas de marketing digital com sabedoria.

———— PUBLICIDADE ————

Um estúdio profissional de visualização arquitetônica geralmente ajuda seus clientes na criação de materiais de marketing.

Isso permite ter uma compreensão única do trabalho que os arquitetos realizam e como eles podem criar uma campanha promocional eficaz.

Com isso em mente, decidimos compartilhar esse conhecimento. Junte-se a nós para aprender 6 dicas extremamente úteis para elaborar um plano de mercado para empresas de arquitetura!

———— PUBLICIDADE ————
O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?
Imagem: Pinterest

 

1) Mostre o funcionamento interno de sua empresa para criar confiança

 

O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?
Imagem: Pinterest

Quando um cliente em potencial busca por um profissional de arquitetura, a primeira coisa a fazer é navegar no Google.

Eles precisam encontrar sites de provedores de serviços de arquitetura.

O que eles costumam ver nesses sites é uma lista completa das realizações de uma empresa, um portfólio com projetos prontos e informações de contato.

No entanto,  pode não ser suficiente para ganhar perspectivas.

O que o faria buscar por um plano de mercado mais eficiente para as empresas de arquitetura está mostrando não apenas as conquistas, mas também o aspecto humano está por trás do trabalho.

Observando o funcionamento interno de uma agência, os clientes em potencial podem obter uma compreensão profunda de como seria se envolver com esses especialistas.

Para isso, as empresas de arquitetura devem publicar imagens e vídeos de sua rotina de trabalho.

Eles podem mostrar arquitetos discutindo desenhos no escritório, reuniões com potenciais investidores, visitas ao local e assim por diante.

Eles podem compartilhar informações sobre os desafios e sucessos da empresa, e até algumas lembranças engraçadas e emocionantes relacionadas ao processo de trabalho.

Também é uma atitude sábia mostrar as iniciativas de responsabilidade social corporativa das empresas de arquitetura.

Isso ajudará um cliente em potencial a entender que leva a sério seu impacto na sociedade e no mundo em geral.

Toda essa informação pode ser compartilhada nas plataformas de mídia social da empresa e em um site oficial.

 

2) Recorra ao ‘marketing digital’ de vídeo

 

Ao elaborar um plano de mercado para empresas de arquitetura, é preciso considerar o poderoso impacto do vídeo.

Segundo a Wordstream, 51% dos profissionais de marketing em todo o mundo diz que esse tipo de conteúdo gera o melhor ROI.

Portanto, os arquitetos precisam usar ao máximo o marketing digital de vídeo para promover seus serviços com eficiência.

Porém, as empresas de arquitetura nem sempre têm recursos suficientes para criar regularmente imagens atraentes para promoção.

O fato é que, para filmar um vídeo sofisticado, uma empresa precisa ter trabalhos prontos para mostrar e muitas vezes, a maioria dos projetos da empresa ainda está em construção, então não há quase nada para filmar.

Felizmente, existe uma solução.

Graças aos serviços profissionais de animação em 3D, é possível obter imagens foto-realistas do resultado futuro dos projetos que estão sendo construídos ou que existem apenas como conceitos até agora.

Para obter esses ativos 3D, os profissionais de arquitetura devem entrar em contato com um estúdio de visualização 3D e preencher um breve resumo.

Em seguida, os artistas em 3D realizarão animações foto-realistas em 3D dos projetos.

Elas podem ser usadas ​​para promover serviços de arquitetura em um site ou plataformas de mídia social.

 

3) Use tecnologias 3D de ponta

O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?

O uso da visualização 3D aumentou em vários setores, incluindo arquitetura, e por um bom motivo.

Os materiais CGI permitem que um arquiteto exiba toda a gama de suas habilidades de uma maneira que antes era impossível.

Por exemplo, agora é possível mostrar o resultado esperado dos projetos de arquitetura em qualidade realista antes mesmo da construção começar.

Artistas qualificados em 3D podem usar desenhos e esboços de projetos para criar imagens em CG do futuro edifício para serem usadas como materiais de marketing digital.

Outra boa opção é solicitar um tour virtual de 360 ​​graus de uma propriedade.

Esse ativo permite que clientes em potencial explorem a futura casa clicando em um mouse ou touchpad.

Os espectadores podem “entrar” no prédio, ver o interior ou o exterior de vários ângulos e ter uma ideia de como seria esse lugar na vida real.

Também é uma ótima ideia obter uma planta 3D de uma propriedade.

Ele mostra a casa em seção da vista panorâmica em qualidade fotográfica, permitindo que os espectadores examinem as soluções de layout.

O uso desses materiais visuais como parte de um plano de mercado para empresas de arquitetura é altamente eficaz para atrair mais clientes em potencial.

 

4) Compartilhe depoimentos de ex-clientes

O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?

 

Compartilhar o feedback de clientes antigos e atuais é vital no marketing de conteúdo para arquitetos.

Como relata a Invescpro, mais de 90% das pessoas consultam as opiniões dos clientes antes de decidirem usar os serviços de uma empresa.

Portanto, compartilhar feedback positivo é uma maneira infalível de criar confiança com os clientes potenciais e transformá-los em clientes.

É bom ter o maior número possível de críticas., no entanto, sua qualidade e conteúdo também são importantes.

É perfeito se as revisões aprofundarem a natureza dos serviços oferecidos. Um depoimento de uma linha que diga “amei o trabalho desta empresa” não seria suficiente para influenciar uma perspectiva.

Portanto, ter revisões detalhadas e informativas é o que contribui para um plano de mercado eficaz para empresas de arquitetura.

Os depoimentos podem vir nos formatos de entrevista em texto e vídeo.

 

5) Faça uso do SMM (Marketing de Midia Social)

O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?

 

Usar a mídia social para promover serviços de arquitetura é um acéfalo, no entanto, muitas empresas tendem a ficar cegas sem formular uma estratégia SMM adequada.

Dessa forma, o processo de marketing digital pode acabar sendo desorganizado e ineficaz.

Então, como aproveitar ao máximo o SMM?

Antes de tudo, um plano de mercado para empresas de arquitetura deve envolver o estabelecimento de uma forte presença nas plataformas de mídia social mais populares.

Entre eles estão o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Também é vital usar fontes especializadas como Houzz e Behance.

Estes últimos são especialmente desenvolvidos para conectar pessoas interessadas em design de arquitetura e melhoramento da casa com profissionais dessas áreas.

Isso significa que um arquiteto e seu cliente podem entrar em contato com Houzz, por exemplo, e, estabelecer um forte relacionamento lá, antes de conhecer e assinar um acordo. Isso ajudará a simplificar o fluxo de trabalho.

Ao desenvolver uma estratégia SMM como parte de um plano de mercado para empresas de arquitetura, é necessário coletar informações sobre o público-alvo.

É necessário aprender o máximo possível sobre sua localização geográfica, idade, profissão, gênero, estilo de vida, hobbies e assim por diante.

Isso ajudará a criar um avatar do cliente e a desenvolver um plano de conteúdo de acordo com ele.

Este último deve consistir em informações que interessarão e envolverão seguidores.

Por exemplo, o arquiteto pode compartilhar conselhos úteis e iniciar discussões, oferecer ao público a participação em testes e questionários, etc.

Além disso, é vital publicar regularmente imagens de alta qualidade das obras do especialista em arquitetura.

Podem ser fotos de projetos prontos ou visualizações em 3D dos próximos projetos.

Por fim, é importante lembrar que, quando os usuários deixam comentários sobre conteúdo compartilhado ou enviam mensagens privadas, o gerente SMM da empresa deve sempre responder rápida e educadamente.

 

6) Foque em “um nicho”

O que é Marketing Digital e como usar na Arquitetura?

 

Um erro comum que as empresas de arquitetura cometem em seu plano de mercado é afirmar serem especialistas em todos os aspectos.

Não só isso é praticamente inviável, como também faz com que os clientes em potencial duvidem da competência da empresa – porque ninguém pode ser bom em tudo.

O melhor cenário para um plano de mercado para empresas de arquitetura é estabelecer-se como especialistas em um nicho específico.

Pode ser projetar casas de luxo, prédios comerciais, casas econômicas ou outros.

Ajuda os clientes a restringir suas opções e a decidir sobre qual empresa empregar.

Portanto, os especialistas em arquitetura devem estabelecer suas áreas de especialidades e dividir ordenadamente seu portfólio por tipos de projetos.

Para realizar o certo, é necessário seguir algumas regras simples.

É uma atitude sensata mostrar o funcionamento interno da empresa, usar o marketing digital de vídeo e implementar tecnologias inovadoras.

Um bom plano de mercado para empresas de arquitetura também deve incluir o compartilhamento de depoimentos de clientes satisfeitos, o uso inteligente de plataformas de mídia social e a definição da área de nicho da empresa.

Quer saber mais sobre arquitetura? Clique aqui

 

Siga-nos no Pinterest!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Lilia Vaz
Lilia Vaz
Uma empreendedora apaixonada pelo mundo do Design de Interiores. Redatora sobre Decoração de Interiores, Arquitetura e Viagens, e mãe de família em tempo integral!