Muro de arrimo é uma estrutura utilizada na construção civil em muitos âmbitos.

Se você ficou interessado em saber mais sobre projetos de muro de arrimo, então, confira neste artigo, o que é um muro de arrimo e como construí-lo de maneira segura e eficiente, deixando sua casa bonita e em segurança!

O que é um muro de arrimo?

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. http://www.ebanataw.com.br/

Muro de arrimo é uma estrutura formada por blocos com a função de conter estabilizar encostas junto as edificações em  áreas urbanas, pontes, estradas ou ruas.

Muro de arrimo ou muro de contensão é um muro, porém, com estrutura muito reforçada com a função de conter o solo, ou seja, mantê-lo no lugar, para que ele não deslize ou se esparrame ao seu redor.

———— PUBLICIDADE ————

Eles são encontrados em muitos locais públicos, ao longo de calçadas, canteiros de jardins e ao lado de estradas.

Ao realizar uma viagem pelas principais rodoviais do nosso país, você pode notar que em algum momento você encontrará pequenos ou até grandes muros que podem ser verticais ou inclinados, aprisionando o solo, para dar passagem a um acesso de automóveis, por exemplo.

Muros de arrimos são encontrados facilmente em locais com topografia muito acidentada, ele pode ser plano ou inclinado, condomínios de casas em região topográfica com muitos aclives e declives, certamente utilizarão o muro de arrimo na realização de seus projetos.

———— PUBLICIDADE ————

Nesses casos é necessária uma solução de segurança para garantir que o solo, em condições de intempéries, como chuvas e tempestades, não se desloquem, causando desabamento e soterramento de tudo o que estiver seu redor.

Muro de arrimo — Como construí-lo com segurança?

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. http://www.ebanataw.com.br/

Os muros de arrimo são construídos baseados na Norma ABNT NBR 11682:2009

———— PUBLICIDADE ————

Esta Norma prescreve os requisitos exigíveis para o estudo e controle da estabilidade de encostas e de taludes resultantes de cortes e aterros realizados em encostas.

Abrange, também, as condições para estudos, projeto, execução, controle e observação de obras de estabilização.

Não estão incluídas nesta Norma os requisitos específicos aplicáveis a taludes de cavas de mineração e a taludes de barragens, de subsolos de prédios e de cavas de metrô, a aterros sobre solos moles e de encontro de pontes, bem como qualquer outra situação distinta que não envolva encostas.

— Tipos de muros de arrimo:

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Atrium Pedras

Os muros de arrimos podem ser classificados como:

  1. Muros de gravidade;
  2. Muro incado;
  3. Muros de gravidade armado;
  4. Mutos de contenção ancorado.

— Fases da elaboração do projeto do muro de arrimo:

  1. Escolha das dimensões do muro e formatos dos muros que podem ter perfis retangulares, trapezoidais, escalonados.
  2. Verificação da estabilidade através dos esforços atuantes: como o peso próprio do elemento, empuxo das terras, cargas eventuais aplicadas no topo do muro e reações do solo podemos ter a ideia da estabilidade.

— Etapas da construção do muro de arrimo:

  1. Corte do solo;
  2. Construção;
  3. Sistemas de Drenagem;
  4. Impermeabilização.

A primeira fase é a realização de cortes inclinados em cerca de 45 graus na topografia, alterando o perfil natural do terreno, de modo que possa ser realizada a construção de uma edificação.

Os cortes devem ser feitos observando sempre a segurança dos envolvidos na construção, como também na segurança e estabilidade dos possíveis imóveis vizinhos.

Após a realização dos cortes, a área entre o perfil do lote original e a área plana se tornará uma área de acomodação, onde os muros devem ser levantados, apoiados numa fundação rasa ou profunda.

Em muitos casos,  parte de trás do muro deve ser impermeabilizada, principalmente se ela fizer divisa com outra construção, como uma parede de um galpão ou mesmo um cômodo de uma residência, ou comércio.

Em alguns caos utilizam-se sacos plásticos preto resistente, no entanto, esta técnica está caindo em desuso, pois o material do plástico possui tempo de vida útil.

Cuidados durante a construção:

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. http://www.ebanataw.com.br/

A construção dos muros exige um tempo de cura para que ele esteja maduro o suficiente para suportar o peso da terra, em condições normais.Especialmente se a obra estiver sendo desenvolvida em épocas de ano que ocorrem muitas chuvas. Neste caso, tudo cuidado é pouco.

Quando em períodos de muita chuva, o solo naturalmente acabado ficando muito encharcado e ganhando um peso extra, ficando naturalmente mais pesado, por isso se o sistema de contensão não for executado corretamente, com precauções mesmo durante a execução em condições de seca, ele poderá causar desastres muitos sérios.

Antes de construir o muro de arrimo, a estrutura deve ser calculada considerando o peso da água como margem de segurança.

Sistemas de drenagem:

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. http://www.recife.pe.gov.br/

Outra etapa da construção dos muros de arrimo fundamental para a estabilidade do muro é o projeto de drenagem das águas das chuvas.

As águas pluviais devem ser captadas e devidamente direcionadas para caixas ou condutores de escoamento.

A ideia é aliviar o peso da parede removendo por ralos todo o excesso de água, realizando a drenagem da maior parte de água possível.

São utilizados diferentes sistemas de drenagem, um deles e mais visíveis, podem ser confeccionados por pequenos dutos de escoamento espalhados estrategicamente pela estrutura do muro, ligando a parte posterior que mantêm contato com à terra encharcada e drenando-a para fora.

Com o tempo, pequenas partículas de sujeira podem ser atraídas para os ralos devido à atração por gravidade da água.

Para evitar o problema, colocam-se uma camada de cascalho entre o solo e os dutos de vasão para evitar que isso aconteça, ajudando os ralos a permanecerem limpos e em bom funcionamento por um muito tempo maior.

A água passará pela parede apenas pelos ralos, mantendo o outro lado da parede seco.

A drenagem do muro de arrimo também pode ser realizada por calhas coletoras de água, igualmente conduzidas por sistema de caixas de água pluviais.

Materiais de um muro de arrimo:

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem: Freepik

A construção de um muro de arrimo representa sempre um  custo elevado no orçamento  de uma obra devido aos altos custos com materiais de construção como o concreto e aço.

As opções mais comuns na hora de elaborar a construção de um muro de arrimo é com estrutura de concreto armado ou com blocos de concreto estrutural.

No entanto, existem outras opções de materiais que podem ser utilizados como contensão de terra, a projeção de cimento projetado em solo (cimento misturado com terra) ou ainda paredes de pedras, mais conhecidas como gabiões de pedra.

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://construindodecor.com.br/gabiao/

Paredes de pedras são uma ótima opção, pois o peso das pedras é suficiente para manter à terra firme e imóvel atrás da parede de blocos de pedras, no entanto, esta não é uma das opções mais baratas.

A maneira mais barata de criar um muro de contenção é construí-lo com blocos estruturais e depois revesti-lo com outro material.

Outro tipo de contenção contra desmoronamento que pode ser considerado, a depender da situação, é a contensão da terra em taludes através das plantas.

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://www.solotrat.com.br/

O enraizamento das plantas funciona como uma contensão natural, impedindo que o solo desabe já que ele estará preso as raízes da vegetação. A planta mais utilizada nesta condição é a grama.

Contenção em Solo Grampeado:

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores

Dentro das técnicas construtivas para muro de arrimos está a técinhca chamada de contensão de solo granpeado.

Essa técnica consiste em uma solução eficiente para escavações e estabilização de taludes utilizando o reforço do solo “in situ”.

Os grampos são enterrados no maciço horizontalmente ou inclinados, sendo constituídos, na maioria dos casos, por barras ou tubos de aço envolvidos por calda de cimento

Ainda há outra opção para se evitar a umidade da terra com o muro de arrimo, construir dois muros: um muro de arrimo impermeabilizado, e outro à sua frente, com espaço entre eles, de modo a isolar a parede interna onde será utilizada como um comodo, por exemplo.

Quem podem desenvolver projetos de muro de arrimo?

O projeto de um muro de arrimo, são desenvolvidos por engenheiros estruturais, calculistas, e até mesmo por arquitetos especialistas na área.

E devem ser cuidadosamente planejados, calculados e colocados em ação logo que começam as obras de movimentação de terra, de modo a evitar deslizamentos.

O acompanhamento por responsável técnico é primordial para o bom desenvolvimento do projeto e também para a segurança de todos os envolvidos.

Dimensionamento de muros de arrimo com Blocos de Concreto: Saiba mais!

Quer aprender a dimensionar muros de arrimos com bloco de concreto?

Veja nesta como o professor BYL FARNEY JUNIOR utiliza toda a sua experiência, tanto em sala de aula, quanto de calculista de estruturas para ensinar você a dimensionar e detalhar muros de arrimo de blocos de concreto.

É um tema com muita escassez de material didático e que não é ensinado em sua totalidade em curso de graduação e pós graduação no Brasil.

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!
Saiba mais sobre o curso de dimensionamento de muros com blocos de concreto!

Muro de arrimo - Beleza e segurança para seus projetos!

Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://casaeconstrucao.org/

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://casaeconstrucao.org/

Pacote de planilhas para cálculo de muros de arrimo:

Pacote com 4 planilhas desenvolvidas pelo engenheiro civil Pedro Henrique Lelis Brito, CREA Nº 3000086627 BA, formado pela Universidade Federal da Bahia.

Elas permitem dimensionar muros de arrimo com perfil trapezoidal e muros de arrimo com perfil escalonado. Veja as principais ilustrações:

Cada planilha gera automaticamente um memorial de cálculo em formato PDF, bastando clicar no botão “IMPRIMIR MEMORIAL”.

Cada planilha é composta por 3 tabelas: Entrada de dados, Saía de dados e Verificações.

As únicas células que devem ser preenchidas pelo usuário são aquelas em branco na Entrada de dados (Demais células bloqueadas).

As planilhas verificam: Segurança contra o tombamento; segurança contra o deslizamento; segurança contra o rompimento do solo e segurança contra o rompimento do muro.

Confira aqui para saber mais sobre as planilhas de cálculo!

 

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!

Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://casaeconstrucao.org/

Muro de arrimo - Beleza e segurança em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. https://casaeconstrucao.org/

 

 

ATENÇÃO:  Conteúdo criado com caráter informativo para público em geral, para trabalhos acadêmicos consulte sempre referencias bibliográficas de autores renomados ou indicadas por seus professores ou orientadores.

Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos ou livros, apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre Muro de arrimo – Como construí-lo com segurança?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia