Marketing Digital para Arquitetos – Como atrair novos clientes?

Marketing Digital para Arquitetos – Como atrair novos clientes?

Você conhece algum negócio de sucesso que não tem um site na internet?

———— PUBLICIDADE ————

Daremos alguns segundos para você pensar. Pronto? Lembrou de algum?

Realmente, é difícil de achar alguma empresa conhecida e de renome que não tenha uma presença marcante na internet.

———— PUBLICIDADE ————

Por que isso diferiria com seu escritório de arquitetura?

Veja nesta postagem como tirar o melhor proveito do marketing digital para arquitetos e fazer seu escritório cada vez mais conhecido.

Marketing Digital para Arquitetos – Como atrair novos clientes?

A presença digital de uma empresa costuma se dividir em três mídias principais:

  • Sites
  • Blogs (que são um tipo específico de site)
  • Mídias Sociais (como Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin, etc.)

Mas antes de falarmos em como usar essas plataformas de marketing digital para arquitetos, vamos entender melhor os objetivos dessa estratégia de comunicação e marketing.

1 — Educar o consumidor

Você tem dificuldade, por exemplo, de explicar para alguns clientes a diferença entre arquitetura e design de interiores?

———— PUBLICIDADE ————

Ou sobre as escolas e tendência mais conhecidas da arquitetura; porque certos elementos combinam com determinados ambientes e não com outros; que a arquitetura e o design de interiores têm uma história de séculos e é muito mais que escolher cores e desenhar plantas?

Com ajuda de um site bem feito e de um blog com conteúdos relevantes, o marketing digital para arquitetos pode ser um primeiro passo para educar seus clientes sobre o que sua empresa faz exatamente.

Mostre o valor do que você faz, as soluções que entrega para seus clientes e como elas facilitam a vida deles, ajudando-os a trabalhar, se divertir e morar melhor.

2 — É mais barato

Como você divulga seu negócio?

Anúncios em revistas especializadas? Televisão? Uma força de vendas fazendo telefonemas e visitas?

O marketing digital para arquitetos pode funcionar de uma forma oposta a essa:

No lugar de interromper as pessoas, atrapalhando com um anúncio seu entretenimento ao ler revistas e assistir filmes, ou mesmo com telefonemas que não solicitaram, você atrai a atenção dessas pessoas com conteúdos que realmente querem ler.

Como você procura um novo fornecedor de revestimentos, por exemplo?

A primeira coisa que você faz é digitar “revestimentos cerâmicos” no Google.

Vão aparecer diversos sites e blogs sobre o assunto e você vai ler o que eles dizem, achar a solução que procura e se decidir para quem ligar em função da qualidade do conteúdo.

Se você conseguir colocar seu site ou blog no topo das buscas do Google – e os conteúdos encontrados pelos interessados forem úteis e relevantes para eles – eles vão identificar seu escritório de arquitetura como uma possível solução para seus problemas!

Mas como se faz isso?

Por meio de ferramenta de SEO (Search Engine Optimization = Otimização de Mecanismos de Busca), você descobre quais as palavras-chave mais procuradas pelo seu público e escreve textos interessantes para eles em seu blog.

Vantagem de usar o marketing para arquitetos dessa forma?

Você não paga por anúncios, pode usar até ferramentas gratuitas para construir seu blog e escrever artigos legais, de interesse para seus clientes.

É importante frisar que esta é uma das muitas estratégias do marketing digital, conhecida como inbound marketing e focada em marketing de conteúdo. Existem outras.

A forma mais adequada de se relacionar com um público qualificado:

Outra das grandes vantagens do marketing digital para arquitetos é que em vez de atrair uma legião de pessoas sem qualquer segmentação, como faz o marketing de interrupção, você terá contato com pessoas que realmente procuram por alguma solução que você oferece.

Fica muito mais fácil se relacionar com elas.

Uma dica é captar endereços de e-mail através de conteúdos ainda mais profundos que seus clientes podem baixar ao ler seu blog: e-books, infográficos, templates e até acesso exclusivo a vídeos.

Por exemplo: se uma pessoa está lendo um artigo sobre decoração de apartamentos pequenos, você pode oferecer um e-book “Dicas para decorar apartamentos sem gastar muito”, em troca de seu nome e e-mail.

A partir daí, pode iniciar um relacionamento via e-mail marketing, sempre levando em conta seu perfil e sem exagerar nos envios.

Principais canais de marketing digital para arquitetos:

Já falamos muito de blog nos parágrafos acima.

Mas, para ter um blog, o ideal é que ele esteja associado ao seu site.

A diferença é que o site tem um conteúdo mais estático e institucional, enquanto o blog é mais dinâmico, fácil de gerenciar e disponibiliza conteúdos novos até diariamente, se você quiser.

Outro canal importantíssimo do marketing digital para arquitetos são as redes sociais, veremos três das principais:

1 — Facebook:

A mais conhecida e usada das redes sociais não pode estar de fora de seus planos de marketing digital.

Você pode usar sua página no facebook para divulgar seu posts do blog e também criar conteúdos específicos, com frases curtas e imagens de impacto.

2 — Instagram:

Por se tratar de uma mídia bastante visual, o Instagram é muito usado por arquitetos.

Hoje, com o sucesso do Instagram Stories, essa mídia está gerando excelentes resultados.

3 — Pinterest:

Outra rede social de forte apelo visual, o Pinterest nasceu como um quadro de referências visuais, algo que interessa bastante a profissionais criativos, como os da área da moda, artes, design, publicidade e outros, mas se estendeu para todas as áreas.

Tem tudo a ver com arquitetura.

Ficaram mais claras para você as vantagens do marketing digital para arquitetos?

Então não perca mais tempo, use algumas ferramentas de marketing digital e comece agora mesmo a traçar sua estratégia para conquistar clientes!

Esse post foi escrito pela Viva Decora Pro, maior portal de marketing e notícias para Arquitetos e Designers de Interiores.

E aí, gostou do artigo sobre Marketing Digital para Arquitetos?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.