Home > Maquete Eletrônica > Imagem 3D: V-Ray ou Lumion. Qual programa escolher?

Imagem 3D: V-Ray ou Lumion. Qual programa escolher?

Cada vez mais, programas como Lumion, Unreal, Sketchup, Shapespark e V-Ray vem se consolidando no mercado de apresentações Arquitetonicas em 3D.

Continuando um pouco sobre o tema imagens 3D dos posts anteriores, todo mundo sabe que existem variados tipos de imagem 3D, certo? Algumas mais no esboço, outras mais artísticas e outras foto-realistas.

Pois então, existem filtros ou programas que dão acabamentos artísticos e existem os programas que finalizam as imagens com qualidade foto-real, ou seja, aquelas que se confundem com fotografias com maior apelo comercial, utilizada para vendas de imóveis!

 

Animação 3D ou apenas imagem?

Entre esses dois tipos, a maioria das pessoas sempre preferem o tipo de apresentação fotoreal, pois elas causam mais impacto e claro, sem dúvidas, se parecem mais com a realidade, o que atrai muitos profissionais a escolherem esse tipo de imagem para apresentação de seus trabalhos de Arquitetura e designer de interiores.

Outra coisa que todo mundo sabe também, é que para criar imagens com qualidade de fotorealismo é necessário algum ,ou quisá, muuuuuito estudo para criar essas imagens.

Construtoras sejam elas grandes ou nem tão grandes assim, utilizam muito desses recursos para vender seus empreendimentos para mostrar como eles ficarão quando estiverem prontos, nesses casos eles realmente necessitam dessa tecnologia pois eles simulam literalmente a realidade do projeto com um único objetivo, a venda de um imóvel.

Por isso elas investem um pouco mais na contratação de profissionais com extremo conhecimento nessas técnicas. Elas contratam pois precisam vender!

E para gerar essas imagens 3D de qualidade fotoreal esses profissionais investem muito tempo de estudo e de equipamento para renderizar essas imagens!

Imagem 3D para venda de empreendimento.

Por isso o post de hoje! Para mostrar para vocês, estudantes ou profissionais as opções que temos hoje em dia para encurtar esse caminho na busca de produção de imagens 3D seja foto-real ou não!

Programas no mercado de Arquitetura:

Imagens produzido pelo profissional Anderson Silva. 3DsMAX e V-Ray

Existe hoje no mercado 2 programas que são muito procurados por aqueles que não estão vendendo imóveis, mais estão vendendo os seus projetos para os seus clientes ou professores.

Estes programas tem grande procura pelos estudantes da área de Arquitetura, Designer de interiores e outros: o vray e o lumion!

O V-Ray render é um renderizador, ou seja, é um plugin que também pode ser utilizado no Sketchup, 3Dmax, Sketchup e ainda outros programas, uma vez instalado ele e com as corretas setagens possibilita ao usuário criar imagens de acabamento foto-realistico:

Imagens produzido pelo profissional Anderson Silva. 3DsMAx e V-Ray

Confira o post exclusivo sobre o que faz o Sketchup AQUI!

Lumion para criação de passeios virtuais

Outro renderizador que está sendo muito difundido em nosso meio é o Lumion3D!

O Lumion usa a tecnologia 3D em tempo real para fornecer visualizações imediatas e criar imagens em uma fração de segundo sem as longas horas de renderização. Com uma excelente coleção de plantas, árvores, carros, prédios, pessoas e materiais de alta qualidade, qualquer tarefa complexa e desafiadora pode ser facilmente gerenciada pelo Lumion.

O Lumion possui suporte a importação de modelos de vários outros programas como Sketchup – Revit – AutoCAD – 3DsMAX entre outros. Uma vez importado seu modelo, o Lumion conta com um conjunto de ferramentas de modelagem de terreno  simples e uma extensa biblioteca de itens como: Vegetações, de decoração para cenas internas e externas, veículos e pessoas, ainda conta com um sistema de efeitos, partículas e estilos artísticos.

Exemplo de como o Lumion cria vídeos através do 3D

Por fim, ele possui um sistema de materiais que permite configurar de forma muito simples as texturas do seu projeto em tempo real. Apesar de produzir imagens estáticas com muita qualidade com o passar de suas atualizações, ele é feito para criar apresentações em formato de vídeos, ou seja: com ele você transforma suas apresentações finais em pequenos vídeos que podem ser assistidos na TV, no notebook, em um tablet ou até mesmo pelo celular do seu cliente através do YouTube.

O Lumion existe já a um bom tempo, desde meados de 2012, mas é somente agora, em 2018 na sua versão Lumion 8, que as pessoas estão descobrindo ele. Ele é um caso a parte, pois ele usa uma tecnologia totalmente diferente dos renderizadores comuns e além de criar imagens estáticas ele cria também passeios virtuais com muita facilidade.

Uma vantagem  dele é que o tempo de estudo no aprendizado do programa é bem menor do que em outros renderizadores.

Imagem produzida pelo profissional Anderson Silva. Lumion 8

Existe no mercado um curso de Lumion?

A Arquiteta lançou a sua primeira versão do curso em 2014, para o Lumion 3.1. e desde então vamos atualizando o mesmo.

Desenvolvemos este curso para os estudantes e profissionais de Arquitetura que procuram e/ou precisam se atualizar aprendendo rapidamente, com segurança e qualidade, as ferramentas obrigatórias necessárias em nossa área e infelizmente tem pouco tempo (e dinheiro) para ingressar em um curso presencial ou ainda aos que desejam complementar o que deveria ter sido ensinado nas salas de aula.

Este é um curso prático com técnicas de economia de tempo, juntamente com dicas de produção estabelecidas para eficiência e rapidez na produção de visualizações arquitetônicas profissionais em Lumion.

As aulas iniciais fornecerão uma base super sólida, cobrindo as soluções para problemas típicos ao modelar para o Lumion e como criar terrenos realistas e proficientes. Você também aprenderá as melhores técnicas para criar materiais confiáveis ​​e preencher o mundo 3D com os modelos do Lumion. Algumas aulas são focadas não apenas para melhorar a iluminação e os reflexos no Lumion, mas também para tirar o melhor dos efeitos do Lumion.

Finalmente, nas aulas finais você criará animações poderosas para dar vida a qualquer visualização passo-a-passo e exportá-las como um filme ou imagens estáticas.

Qual a versão ideal de Lumion devo usar?

Apesar da sua versão final ser a 8.3, muitas pessoas não possuem um computador e uma placa de vídeo para explorar todo o potencial que esta versão proporciona.Isso é um problema pois não são todas as pessoas que podem investir em uma máquina potente, e principalmente, em placas gráficas como a GFORCE 1060,  1070 ou a 1080.

Neste caso, não existe problema algum em usar uma versão de Lumion anterior, justamente para poder executar seus projetos sem sofrimento.

Entendam uma coisa que falo já tem muito tempo: Não meçam os outros com a sua régua. Cada pessoa tem a sua necessidade no 3D. Então, busque adaptar a sua necessidade e não o que você lê em grupo de Facebook, etc.

Nossas aulas são criadas para a versão 5 e 6.5 em diante. Porém pode ser usadas sem nenhum problema para a última versão. As aulas de atualização da versão serão lançadas em breve e enviada a todos os alunos que já adquiriram o curso.

É muito fácil trabalhar com o Lumion e o resultado final é excelente como vocês podem observar!

Eu escrevi um post exclusivo sobre esse programa, o qual eu conto maiores detalhes!

Como vocês podem observar o Lumion  é perfeito até mesmo pra quem está começando no mundo do 3D não é mesmo?

Pensando nessa necessidade dos nossos alunos, criamos um curso que ensina todas as técnicas de acabamento ou finalização de imagens 3D.

Obrigada pela leitura!

Gostou deste post? Curta nossa página e compartilhe-a com os amigos no facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Assine o nosso blog na barra lateral a sua direita e nosso canal do youtube:  http://www.youtube.com/user/lucpaixao para receber as novas postagens de videos em primeira mão e ainda concorrer a sorteios!

Me ajude a divulgar esse trabalho! Assim como você outras pessoas podem se interessar!

 

MUITO OBRIGADA!

Luciana Paixão

A Arquiteta

Você também pode gostar de
Cursos Livres de Arquitetura
Cursos livres de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores
Exercício Prova de Alex Nonaka curso de SketchUp e V-ray
Surpreenda com o Vray Render! Criando um render noturno.
Biblioteca: Download grátis: Arquivos de imagens HDRI

Deixe um Comentário