arquitetura escandinava
Imagem: hometeka.com.br

O que é Design Escandinavo e como se aplica.

No mundo da decoração, as tendências mais modernas vem primando pelo simples, por decorações mais discretas, com menos itens e que transmitam leveza e, ao mesmo tempo, sejam práticos, para se encaixar à correria do dia a dia.

———— PUBLICIDADE ————

Design Escandinavo e como se aplica

Nas casas atuais não se vê, por exemplo, um exagero de móveis espalhados por vários cômodos e repletos de itens de decoração que não são práticos, ao contrário. Apenas dificultam a organização.

———— PUBLICIDADE ————

Para acompanhar essa nova tendência de simplicidade e minimalismo, muito arraigada à funcionalidade, mas sem perder o glamour e a classe, vem ganhando cada vez mais força o design escandinavo.

☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

———— PUBLICIDADE ————
Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

 

Design escandinavo – O que é

arquitetura escandinava
Imagem: dcorevoce.com.br

Como seu próprio nome diz, o design escandinavo surgiu na região de mesmo nome, mais precisamente em cinco países nórdicos: Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia e Dinamarca em meados da década de 1950.

Esse estilo de decoração nasceu para dar um alívio aos invernos na região, que costumam ser, além de muito rigorosos, muito escuros, já que o sol aparece por poucas horas do dia.

O design escandinavo preza pela simplicidade e pela funcionalidade. Ou seja, cada item utilizado na decoração de um determinado espaço tem uma função específica. Não está naquele cômodo apenas por estar.

———— PUBLICIDADE ————

Esse tipo de design aposta também no minimalismo, em decorações delicadas, mas que querem traduzir exatamente o espírito de quem habita aquele ambiente. Cada construção transmite um pouco de quem habita aquele espaço, mas com profunda delicadeza e muita leveza. Afinal, o design escandinavo nasceu para ser leve, prático e funcional.

Como se aplica o Design Escandinavo na decoração de interiores

arquitetura escandinava
Imagem: trendtohome.com.br

Para criar uma decoração que se enquadre no design escandinavo é preciso, por exemplo, ter um assoalho coberto com pisos de madeira clara. As paredes devem ser pintadas em tons de azul claro, cinza frio, creme ou branco.

As janelas dos ambientes precisam ser grandes, para deixar entrar muita claridade. A luz natural, aliás, é uma das grandes aliadas nesse tipo de decoração, pois ajuda a dar mais conforto ao ambiente e tornar o fato de que as pessoas costumam passar longos períodos em casa menos cansativo e entristecedor.

Já os móveis devem possuir design minimalista, com linhas retas e de muita qualidade, aproveitando toda a funcionalidade e o conforto criados e defendidos por esse estilo de decoração.

☞ Financiamento Imobiliário:

Casa, apartamento, novo ou usado, a Caixa Econômica tem a linha de crédito ideal para você!  O Sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina:

Financiamento de Imóvel - Financie sua casa pela Caixa Econômica!
Financie sua casa pela Caixa Econômica! Clique aqui e veja como é fácil!

 

Com todas essas características, o design escandinavo se encaixa muito bem em apartamentos ou casas com pisos em madeira, podem ser utilizada também em locais com pisos frios. Para que uma decoração seja considerada neste estilo, ela precisa ser limpa, reta e sem exageros, seja de materiais ou de cores.

Na hora de decorar um ambiente construído de acordo com as regras do design escandinavo, a recomendação é abusar de itens em materiais como madeira, couro, metal, vidro e cerâmica. Além destes, itens em linho ou até mesmo em pedra funcionam como bons contrastes para o branco das paredes ou de outras partes da acomodação, garantindo que ela seja ao mesmo tempo funcional e aconchegante.

Como aplicar o Design Escandinavo?

arquitetura escandinava
Imagem: rimadesign.pt

Para quem deseja fazer de um ambiente ou de toda a casa um pedacinho da Escandinávia, Bia explica que o primeiro passo é pensar na racionalização, otimização e minimalismo dos espaços.

“O design escandinavo serve à pessoa, ao humano. Dificilmente você irá encontrar em um ambiente [deste estilo] um objeto que não é útil no dia a dia”, acrescenta Joana.

Também é preciso abusar dos materiais naturais e pensar em produtos e mobiliários resistentes, que não tenham somente um apelo estético. “Não é só jogar um pelego na cadeira e falar que é design escandinavo”, resume Bia

Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

 

Você gostou das dicas sobre design Escandinavo?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.