Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Avalie post

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Guarda-roupa, confira 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal e acerte na compra do seu móvel!

O guarda-roupa faz parte do mobiliário de uma casa, é essencial para a organização do nosso dia-a-dia.

Sua função consiste em se alcançar um layout interno que ofereça espaço de armazenamento e funcionalidade, além da beleza, já que ninguém quer ter um mostro de 2×2 m no quarto.

Na hora de adquirir um guarda-roupa fique atento a distribuição de prateleiras, gaveteiros, cabideiros e possíveis sapateiras.

Por isso, escolha fique atento a estas dicas de como acertar na escolha do modelo de guarda-roupa certo para o seu dormitório ou closet.

Publicidade - OTZAds

Guarda-roupa — 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Antes de sair a caça do seu novo guarda-roupas atente-de a estas dicas e não erre na hora de comprar o seu armário dos sonhos, confira as 5 dicas a seguir:

1 — Tamanho do quarto:

Antes de comprar um guarda-roupa para sua casa, verifique quanto espaço interno você tem em seu quarto.

Meça com a ajuda de uma trena, as dimensões internas do seu dormitório e coloque tudo em um papel. Se possível faça uma planta-baixa, ou seja, um desenho simples, com as medidas da cama, criado-mudo, rack de TV, penteadeira e poltronas.

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Nunca esqueça de pensar no espaço de circulação entre os móveis, afinal você precisa circular no dormitório para acessar a cama, por isso fique atento principalmente a abertura das portas do guarda-roupa.

Por isso antes de pensar em algum modelo em específico de guarda-roupa, antecipe-se em verificar o local onde ele ficará acomodado no quarto, pois assim você poderá a pensar no próximo item desta lista:

2 — Guarda-roupa com portas de correr ou abrir?

Agora que você já sabe o local exato onde ficará o seu guarda-roupa, podemos avançar em outras questões.

Não é novidade que atualmente existe no mercado vários modelos de guarda-roupas, preste atenção qual o tipo de abertura de portas do guarda-roupa que você precisará adquirir.

Ao posicionar seu quarto roupas ao lado de uma cama, por exemplo, tenha em mente que a porta do seu armário deve abrir totalmente sem esbarrar ou bater em criado-mudo ou qualquer outro móvel, ou objeto que esteja no quarto.

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

A área mínima de circulação entre o guarda-roupa e a cama dever ser confortáveis 60 centímetros, menos que isso, a circulação começa a ficar comprometida:

Visto que você já sabe o espaço determinado que o guarda-roupa irá ocupar e calculou o espaço da abertura de portas, então você já conseguirá ter uma ideia de que tipo de porta você deve adotar para o seu guarda-roupa.

Confira também:  Como usar tijolinho branco na decoração. Confira!

Se seu quarto tiver espaço para a abertura de um porta completa. Dê sempre preferencia para as portas de abrir, elas são mais práticas e precisam de menos manutenção ou reparos que as portas de correr.

Uma porta de correr com ferragens de baixa qualidade pode ter pouco tempo de vida útil, agora se você tem um quarto pequeno e quer otimizar o espaço, um guarda-roupa com portas de correr será fundamental.

Evite guarda-roupas com muitos recortes, dê preferência a guarda-roupa com layout externo mais limpo, ou seja, com menos portas e gaveteiros externos:

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal! Evite portas recortas e gaveteiros com acesso externo!

Portas lisas e inteiriças que vão desde o piso até o teto são mais elegantes e dão uma sensação de pé-direito, (altura do piso até o teto) mais longo, o que evitar achatar o ambiente.

Publicidade - OTZAds

3 — Guarda-roupas com espelho embutido?

Ao projetar um dormitório não devemos nos esquecer do local onde posicionarmos o espelho. Espelhos fazem parte da funcionalidade de um quarto. Quem pode se vestir, trocar ou se arrumar sem conferir no espelho como roupa que você vestiu ficou em você?

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Por isso é sempre uma boa ideia você escolher um guarda-roupa com espelho embutido, principalmente se seu quarto for pequeno, pois, ele ajudará na sensação de ampliação de um ambiente.

Dessa forma você combina a utilidade com praticidade ao ter um espelho embutido em seu armário, além de valorizar a decoração do seu quarto, o espelho deixa o ambiente mais bonito e elegante.

Atenção! Se possível sempre que você decidir adquirir um guarda-roupa com espelhos, posicione-o em um local no quarto onde o espelho não reflita sua imagem deitado na cama, esta é uma dica  que o feng-shui aconselha para você ter um sono tranquilo e reparador.

Guarda-roupa — Como escolher o guarda-roupas ideal para suas necessidades?

Está gostando do artigo sobre como escolher o guarda-roupas ideal para suas necessidades? Então, agora Pare!

Você quer ver dicas de decoração?

Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!

Agora que você já assistiu ao video pode continuar a ler o artigo!

4 — Cores claras geram sensação de amplitude:

Quando o assunto são as cores de um móvel em casa é sempre importante que o mobiliário seja harmonioso na composição do ambiente.

De uma forma bem prática e sem segredos, procure adorar cores neutras para que a composição com os outros elementos do quarto seja coordenada, e em especial dê preferência por cores claras, pois a luz sempre refletirá melhor em cores claras, dando também uma sensação de amplitude.

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal! Evite armário na cabeceira da cama!

Evite se possível utilizar guarda-roupas na cabeceira da cama, além de deixar a decoração do quarto pesado, conforme o Feng-Shui isso também pode prejudicar o seu sono.

Confira também:  Dicas para organizar um quarto pequeno

5 — Espaço interno:Se você chegou até aqui na escolha do seu guarda-roupas não se esqueça do principal, o layout da distribuição interna do armazenamento das roupas no guarda-roupa.

Um armário pode ser bonito por fora, ter espelhos e combinar com a decoração, mas se a distribuição de prateleiras, gaveteiros, cabideiros não for bem pensado, você voltará a estaca zero.

Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Antes de determinar se seu guarda-roupa terá mais cabideiros do que gaveteiros pense na forma como você guarda suas roupas no dia-a-dia.

Pense nisto:

  • Roupas armazenadas em cabideiros podem ser mais facilmente localizadas do que roupas em gaveteiros.
  • Roupas em prateleiras amassam com mais frequência do que roupas em cabideiros ou gaveteiros.

Por isso repense como você organiza suas roupas no armário e com base nisto procure encontrar um guarda-roupa que atenta a esta necessidade.

Infelizmente no mercado de móveis pre-fabricados cada vez menos se encontram variedade de opções de layout interno do guarda-roupa, por isso se você puder investir um pouco mais pense na possibilidade de mandar elaborar um guarda-roupa que atenda as suas necessidades, valerá muito a pena.

A qualidade de um móvel feito em especial para você é maior que um guarda-roupas que veio pronto de fábrica.

6 — Iluminação interna:

Agora que as questões práticas foram discutidas, sempre é bom pensar em um guarda-roupa com iluminação interna. Muitos dos móveis que você manda fazer podem vir com este conforto embutido, no entanto, você também pode pensar nesta possibilidade, no maior esquema DIY, faça você mesmo.

Aqui no blog temos artigos de como utilizar a fita de LED para criar iluminação interna para um guarda-roupa muito fácil e barato de se realizar, fica a dica para esta problemática.

Publicidade - OTZAds
Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Quem divide o quarto com alguém sabe como é chato precisar acender a luz geral do quarto no meio da noite ao se procurar uma peça no guarda-roupa, não é mesmo?

A iluminação neste caso não é essencial, mas quando o assunto é decoração, este blog se sente na obrigação de abordar todas as opções para o seu leitor.

7 — Ventilação:

Quem nunca abriu o guarda-roupas e de repente percebeu que o perfume da lavagem das peças simplesmente desapareceu, ou pior, o cheiro de mofo tomou conta das suas roupas todas?

Se você é do tipo exigente e já enfrentou problemas com microorganismos que causam o cheiro do mofo em seu guarda-roupa, não deixe de pensar na possibilidade de verificar algum vazamento próximo à parede do quarto, que possa estar causando este problema, melhor prevenir para evitar maiores prejuízos.

Confira também:  Dicas para organizar a sala em ''L''
Guarda-roupa - 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!
Guarda-roupa – 9 dicas de como escolher o guarda-roupas ideal!

Se seu quarto fica em local onde não bate Sol suficiente para eliminar a presença de microrganismos, uma estratégia para ajudar na ventilação interna dos armários é forçar a circulação de ar utilizando portas projetadas com frestas ou pequenas fendas, do tipo veneziana, para permitir a circulação de ar.

8 — Dica Bônus: Como manter a limpeza do guarda-roupa?

Se você enfrenta problemas com mofo, confira estes artigos que elaborei pensando em como eliminar de uma vez por todas este problema no seu guarda-roupa:

9 — Dica Bônus: Como manter um guarda-roupa organizado?

Agora que você já sabe como escolher o seu guarda-roupa na hora de comprar, confira estes artigos que elaborei pensando em te ajudar na organização e produção de um closet e de móveis planejados:

Gostou das dicas sobre Como escolher o guarda-roupa casal ideal?

Então deslize a tela para baixo e confira gratuitamente mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em: