Claraboia – 5 modelos para você adotar em seus projetos!

Claraboia é um elemento arquitetônico utilizado na construção de uma edificação,  no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre claraboias, confira neste artigo o que é uma claraboia e como elas são utilizados na arquitetura.

O que é uma claraboia?

Clarabóia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. FOTO REPRODUÇÃO / JOÃO ARMENTANO
———— PUBLICIDADE ————

Claraboias são aberturas no telhado de uma edificação, que funcionam como uma janela horizontal ou inclinada, que permitem a entrada de luz e ar.

Claraboias possuem um tipo de iluminação chamada de zenital, que atravessa o material semitransparente instalado no teto.

As claraboias podem ser confeccionas em vidro ou, em alguns casos, de outros materiais mais duráveis.

São excelentes opções para ambientes ou cômodos que não possuem janelas, ou ainda para cômodos que precisam de mais ventilação ou ainda para aquelas pessoas que desejam  possuir ambientes mais luz natural em sua casa.

———— PUBLICIDADE ————

As claraboias fornecem oito vezes mais luz do que a janela do mesmo tamanho, mas o telhado deve ser projetado para suportar a claraboia.

Vantagens do uso das claraboias:

Clarabóia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Reprodução/Luc Boegly/ArchDaily

Existem muitos tipos de claraboias, cada uma com suas características próprias e vantagens especificas.

———— PUBLICIDADE ————

Além dos aspectos decorativos, as claraboias colaboram para:

  1. Reduzir o consumo de energia elétrica de uma casa.
  2. Fornecem iluminação e ventilação natural na casa, o que também pode ajudar a economizar dinheiro em custos de aquecimento ou refrigeração.

Qual o tamanho ideal de uma claraboia?

Clarabóia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Reprodução/Simon Whitbread Photo/ArchDaily

O projeto da claraboia tem que ser muito bem-planejado, pois a sua má especificação pode causar um superaquecimento no ambiente, causando um desconforto térmico em dias de muito calor.

———— PUBLICIDADE ————

O tamanho da claraboia dependerá do cálculo de iluminação e ventilação calculado para um ambiente, por isso,  antes de escolher um tamanho de claraboia é necessário ter certeza de que ela terá o tamanho ideal.

Estes índices são estipulados pelo código de obras e devem ser consultados diretamente junto à prefeitura da região.

Além das dimensões disso, deve-se consultar também a Norma NBR 7199 referente a utilização de vidros na construção civil em edifícios civis.

Quais os modelos de claraboias?

Claraboia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

O modelo de claraboia dependerá da especificação e da necessidade do projeto, possuindo diferentes formas, tamanhos e materiais, podendo alguns até ser um enorme telhado de vidro.

Atualmente no mercado existem claraboias de todos os tamanhos, formatos e materiais.

  • Claraboia simples;
  • Cúpula;
  • Tubular;
  • Shed;
  • Lanternin;
  • Átrio.

Quais os materiais de uma claraboia?

Claraboia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem; @construindodecor

As clarabóias tubulares, também conhecidas como túneis de luz, são do tipo mais discreto, sua principal função é a iluminação, não afeta as vistas ou a ventilação, mas é melhor como fonte de luz natural.

O policarbonato é um material amplamente utilizado para claraboias de plástico-acrílico. O problema desse material é que ele tende a ter uma aparência amarelada com o passar dos anos.

Mas os modelos mais recentes de aerogel de policarbonato são mais eficientes em termos energéticos do que o vidro e evitam problemas com superaquecimento e excesso de luz.

O policarbonato é mais durável, menos caro, e modelos coloridos podem ser encontrados.

Se você deseja uma claraboia de vidro tradicional, é importante garantir que seu fator de ganho solar seja muito menor para obter melhores resultados.

Cada um desses sistemas oferece boa iluminação e circulação de ar, mas também se encaixam bem em projetos de arquitetura clássica devido à sua estrutura esférica e translúcida.

Como projetar telhados para claraboias?

Claraboia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem; @construindodecor

Ao se projetar um telhado deve-se primordialmente já previsto a localização e o tamanho, modelo, tipo ou material da claraboia.

O telhado deve estar preparado estruturalmente para receber a claraboia, de modo a evitar instalações perigosas com risco de desabamento do mesmo.

Por isto, a resistência do telhado deve ser considerada antes de instalar este sistema.

Outro ponto crítico em projetos com claraboia no teto é a questão do isolamento perfeito, a abertura precisa ser rigorosamente projetada e construída de modo a evitar infiltrações.

A abertura da claraboia pode ser aberta e fechada utilizando-se um controle remoto ou apenas acionando uma manivela.

Ainda é possível comprar claraboia em algumas lojas de material de construção como a Leroy Merlin.

Onde usar claraboias?

Claraboia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem; @construindodecor

Claraboias são mais comumente usadas em locais onde as janelas normalmente não podem ser instaladas em paredes, como corredores, escadas e sótons.

No entanto, muitos outros espaços também podem utilizar os benefícios de uma claraboia no telhado, como a cozinha, o banheiro, a sala de estar e até o quarto.

A claraboia pode ser utilizada em diversos locais, como spas e piscinas, mas um dos mais comuns é em lojas de varejo.

As claraboias trazem muita luz natural, fazendo a loja parecer maior e mais aberta.

Claraboia ficam muito bem dormitórios, no entanto, o quarto fatalmente receberá luz o tempo todo, o que pode ser desconfortável.

Para evitar isso, sugerimos o uso de cortinas blackout para que os moradores possam controlar a entrada de luz.

Confira abaixo alguns dos projetos que já foram feitos com claraboias.

Reduza Despesas com o Consumo de Água e Implante Projetos para Evitar o Desabastecimento:

Evite despejar água fria nos canos logo após desligar a água.

Faça isso lentamente durante a noite, para que os tubos possam esfriar naturalmente.

Fazer desta forma evita canos rachados e vazamentos, e é importante lembrar.

Claraboia - 5 modelos para você adotar em seus projetos!
Reduza Despesas com o Consumo de Água e Implante Projetos para Evitar o Desabastecimento. Saiba mais!

E aí, gostou do artigo sobre Claraboia — Onde utilizar em seus projetos?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.