Projeto de Prefeitura - Como aprovar projetos de arquietura

Projeto de Prefeitura — Como elaborar a documentação do seu projeto para aprovar na prefeitura?  5 dicas essenciais para você não errar na hora de elaborar o desenho arquitetônico!

O Projeto Legal, Projeto de Aprovação ou ainda o Projeto de Prefeitura como é mais popularmente conhecido, é uma das etapas de projetos bem conhecida pelos Arquitetos, principalmente o de Edificações, etapas de projeto as quais já falamos muito por aqui.

———— PUBLICIDADE ————

Se você quer aprender mais sobre como desenvolver um bom projeto de prefeitura, fique ligado nessas 5 dicas!

Documentação de Projeto de Prefeitura — 5 dicas essenciais para você não errar na hora de apresentar seu projeto!

1. Desenho Arquitetônico no projeto de prefeitura:

Na Arquitetura o desenho arquitetônico é a ferramenta de trabalho fundamental na vida do Arquiteto, o desenho é uma das formas que o profissional tem de se comunicar com o cliente.

———— PUBLICIDADE ————

Um projeto com uma planta de desenho arquitetônico equivocado, não representará com fidelidade a proposta de uma construção, o que ocasionará problemas tanto na aprovação na prefeitura, como na realização do projeto executivo e, principalmente, no momento da execução da obra.

Documentação de Projeto de Prefeitura - 5 dicas essenciais!
Documentação de Projeto de Prefeitura – 5 dicas essenciais! Imagem: Acervo pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

Conhecer as técnicas de elaboração do desenho técnico é de quebra uma das maneiras de se aprender a forma correta de como criar desenhos de arquitetura.

———— PUBLICIDADE ————

Desenvolver a planta baixa dos pavimentos, cortes transversal e longitudinal e ao menos uma representação da fachada principal é o mínimo que devemos desenvolver para preparar um bom Projeto de Prefeitura.

 

YouTube video

———— PUBLICIDADE ————

2. Cotas e Dimensões dos Ambientes.

Nunca subestime o poder de uma cota, um projeto sem especificações de medidas é um projeto deficiente.

Cote os ambientes internos do seu projeto em suas dimensões internas livres e evite problemas em qualquer esfera.

O técnico da prefeitura e o construtor da obra vai agradecê-lo por se preocupar com essa questão, ele notará que você está apto a preparar um bom Projeto de Prefeitura dando atenção a esse detalhe.

[adrotate group=”33″]

Além das cotas internas dos ambientes, deixar especificado em projeto as cotas externas também ajuda muito na visualização da implantação da edificação no lote.

Indicar com a cota os recuos mínimos é mostrar em primeira impressão que o arquiteto conhece as leis do zoneamento onde o lote está inserido.

Indicar o pé direito é também uma das formas de preparar um bom Projeto de Prefeitura, pois é de extrema importância anotar essa cota para não haver os temíveis comunique-se da prefeitura.

Pé direito é fundamental.

Documentação de Projeto de Prefeitura - 5 dicas essenciais!
Documentação de Projeto de Prefeitura – 5 dicas essenciais! Imagem: Acervo pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

E nunca se esqueça de especificar o ambiente de todos os cômodos, exemplo: dormitório, suíte, sala de estar, sala de jantar, etc. Parece bobo, mas sempre acontece o esquecimento.

Outra cota que não podemos deixar de indicar são as cotas de nível. Sempre que houver mudança de nível devemos indicar nas plantas e cortes.

Documentação de Projeto de Prefeitura — 5 dicas essenciais!

3. Pontos de Hidráulica e Esgoto.

Em uma planta de projeto de prefeitura geralmente não é necessário especificar o layout de todos os pavimentos, exceto pelos ambientes onde existam pontos de hidráulica e esgoto.

Geralmente não é necessário entregar um projeto completo de hidráulica à prefeitura, contudo indicar a localização da rede no projeto legal é de praxe para muitas prefeituras.

Cozinha, área de serviço, banheiros e lavabos são sempre os ambientes onde se representam as peças sanitárias em projeto.

 

Projeto de Prefeitura - Como elaborar a documentação?
Documentação de Projeto de Prefeitura – 5 dicas essenciais! Imagem: Acervo pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

Além da representação dos pontos hidráulicos, a representação técnica com indicação da passagem da rede de esgoto também é solicitada em algumas prefeituras. Indicar caixas de inspeção, caixa de gordura e fossa séptica quando não houver rede de esgoto no local é costumeiramente solicitado pela prefeitura.

4. Sinalizar limites do lote.

Muitas vezes quando estamos desenvolvendo um projeto, não damos, atenção a detalhes importantes para o projeto.

Devemos sempre indicar na planta dos pavimentos o passeio público, ou seja, a calçada.

Devemos também especificar a largura da mesma e se há na testada do lote (frente do terreno), alguma boca de lobo, poste ou árvore.

Se você mantém o projeto fiel à realidade do local, uma vez aprovado em prefeitura, ele será vistoriado e as informações endossadas pela prefeitura.

YouTube video

No futuro havendo necessidade de alterar a localização de um poste para a instalação de um portão ou ainda solicitar a derrubada de árvore para entrada de automóveis.

Dessa forma ficará fácil apresentar a concessionária ou até mesmo fazer uma requisição ao meio ambiente, com base em um argumento sólido que é a construção de uma nova edificação.

Outro ‘item’ importante nessa questão é confrontar/compatibilizar sempre as dimensões reais do lote com o que consta no Registro da Matrícula de Imóveis.

A prefeitura considerará o que estiver determinado no documento do imóvel e não em especulações de medidas por parte de quem quer que seja.

5. O Selo Prefeitura.

Um fator indicativo que uma planta trata-se de uma planta ou projeto de prefeitura é o selo prefeitura. Para preparar um bom Projeto de Prefeitura deve-se conhecer bem os campos de modo que eles sejam preenchidos corretamente.

Projeto de Prefeitura - Como elaborar a documentação?
Documentação de Projeto de Prefeitura – 5 dicas essenciais! Imagem: Acervo pessoal: www.aarquiteta.com.br/curso-de-arquitetura/

É no Selo Prefeitura onde estão organizadas as informações de propriedade e localização da edificação, além de outras informações como a somatória das áreas a serem edificadas e um pequeno mapa de localização do lote no bairro, para uso do fiscal.

É também no selo onde estão reservados uma área para a assinatura do proprietário do lote e do responsável técnico pelo projeto e obra, e logo abaixo em 1/3 do selo, fica o espaço em branco reservado para as anotações e registros da prefeitura como o carimbo do alvará, entre outras informações.

Dicas finais para a boa Documentação de Projeto de Prefeitura:

Para preparar um bom Projeto de Prefeitura nunca devemos utilizar esta área para qualquer fim. Por isso o selo prefeitura mantém uma configuração e um tamanho padrão para que tudo saía sempre no mesmo formato. Respeite esse padrão e bons projetos!

Conheça o meu curso de Projetos de Prefeitura, onde você aprenderá na prática  como aprovar projetos sem ter aquele stress do vai e vem dos comunique-se da prefeitura.

Temos ainda o meu livro O pequeno Grande Guia de Aprovação de Projetos de Prefeitura, para você ter sempre a mão no momento em que precisar.

Documentação de Projeto de Prefeitura - 5 dicas essenciais!
Documentação de Projeto de Prefeitura – 5 dicas essenciais!

 

►Quer mais Artigos com dicas sobre  Carreira Profissional?

Não deixe de visitar a Categoria Profissional com dicas de AutoCAD para você projetar mais e melhor com conhecimentos técnicos específicos de quem já atua no mercado há mais de 10 anos e confira os artigos de arquitetura que preparamos para você!

E aí, gostou do artigo sobre Documentação de Projeto de Prefeitura?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.