Descrição
DESCRIÇÃO DO PACOTE INTERATIVIDADE PARA ARQUITETURA
Com cada vez mais PCs e celulares mais potentes e com mais memória, o uso de tecnologias de apresentação interativas se torna uma realidade.
A interatividade é a capacidade de gerar um comando simples, seja ele um clique na tela do celular ou com o mouse, e o conteúdo lhe prover uma resposta sobre aquela ação.
Mídia contemplativa VS Mídia Interativa:
Quando geramos uma imagem 3D de um projeto, ou até mesmo um vídeo, uma animação, não podemos dizer que estes produtos são mídias interativas. Estas mídias são contemplativas, ou seja, você é o espectador daquele evento estatico ou não, não podendo interagir com o ambiente.
Porém, existem programas que lhe entrega a possibilidade da interação: Passeios virtuais onde você passeia com teclado e mouse, ou pelo toque do celular, em todo o ambiente do seu projeto. Além disso, pode mudar acabamentos de pisos, paredes e muito mais.
E mais: tecnologias que podem ser enviadas para o seu cleinte com um simples link de um site: o cleinte apenas espera carregar e começa a navegar, sem a necessidade de instalações de aplicativos.
Hoje, os programas mais eficientes e usados na indústria para estas finalidades são a Unreal Engine eo Shapespark.
Vantagens:
As vantagens são muitas:
- Maior tempo do cliente em contato com o seu projeto: Quanto maior o tempo de interatividade, maiores as chances fechar um projeto e também de analisar e polir o memso depois de aprovado.
– Capacidade Mobile: Com o Shapespark, poderá enviar toda a experiência virtual para o cleinte, com apenas um LINK. Claro, ele poderá também assistir no seu computador ou Tablet
– Do passivo para o ativo: Dar a liberdade de escolha para o cliente ir e vir em seu projeto, ao invés das imagens ou vídeos comtemplativos
– A frente dos concorrentes: Além do tradicional – imagens e vídeos, você entrega algo que pouquíssimas empresas ou freelancers entregam. Isto é um diferencial para quem deseja ou já trabalha com maquetes eletrônicas.
Vamos conhecer um pouco de cada um deles aqui:
Primeiro Curso: Unreal Engine
*Curso atualizado: agora com aulas sobre importação de projetos em Revit e 3DSMAX, além do SketchUp, para Unreal. E mais! Um novo módulo mostrando como trabalhar a importação dos seus projetos também de outros programas em arquivo .FBX como o BLENDER ou do CINEMA 4D.
O sonho de todo usuário de Sketchup: Trabalhar 100% com a Unreal Engine sem a necessidade de usar outro programa!
O programa Unreal Engine 4, que é GRATUITO, é a sua solução definitiva para:
- Gerar imagens fotorrealistas incríveis como se estivesse usando um V-Ray 3.4, 3.6 ou até o novo V-Ray NEXT para Sketchup
- Criar passeios em vídeos fantásticos como se estivesse usando um Lumion 8 ou 9
- Criar interatividades e passear dentro do projeto como se fosse um vídeo game de verdade

Bruno, Arquiteto e meu colega de trabalho, comentou uma situação que foi um pouco frustrante para ele no escritório que ele trabalha.
Como ele sempre trabalhou com o Skechup, ele sabia perfeitamente das limitações que o programa oferecia, afinal o Sketchup nativamente não renderiza e, muito menos, gera apresentações interativas, como faz a Unreal.
Segundo as palavras dele:
“Sempre curti acompanhar de perto os softwares de visualização arquitetônica, especialmente os que renderizam em tempo real. Me chamavam a atenção o tempo de render e a qualidade final hiper-realista. Além disso, o tempo que estas imagens e vídeos são criados é muito rápido.
E isso é ótimo porque os prazos de entrega e modificações de projetos geralmente são curtos. Outra questão era a qualidade que se chegava nas imagens: elas transmitiam com fidelidade o nível de acabamento esperado no projeto.
Mas eu infelizmente me frustrava por não conseguir entregar soluções com softwares assim… até que um dia aconteceu o que eu temia: um cliente pediu uma solução gráfica completa – fotorrealismo, vídeo e interação de um projeto.
A modelagem eu fiz no Sketchup, em questão de horas. Porém senti-me totalmente perdido depois, pois sabia da existência da Unreal para entregar a parte que faltava, mas não dominava a ferramenta.
E também sabia que era praticamente impossível exportar o meu projeto diretamente para ela e trabalhar de forma rápida e eficiente.”

O QUE ACONTECEU COM O TRABALHO FINAL
Infelizmente, pela limitação técnica, não foi possível para o Bruno entregar o trabalho da forma que o cliente desejava. Ou seja, não rolou o job.
Veja bem: Não era apenas gerar uma renderização fotorrealista usando qualquer programa de render e/ou programas que geram apresentações no formato de vídeos.
O cliente queria passear dentro do seu projeto. Gostaria de criar interatividades diversas, soluções que apenas a UNREAL ENGINE oferece no mercado hoje de uma maneira CONJUNTA.

O QUE FAZER A PARTIR DE AGORA
O método de trabalho das Engines de mercado, em geral, sempre foi complexo. Simplesmente pelo fato delas serem voltadas para o desenvolvimento de jogos e game level design.
A configuração das texturas e malhas UV’s sempre foi um “bicho de sete cabeças”. Por isso, obter resultados satisfatórios exportando o projeto do SketchUp era uma incógnita que normalmente se revelaria como de má qualidade.
O principal Plugin de exportação SketchUp para Unreal Engine, o PlayUp Tools, não conseguiu acompanhar a evolução das versões do Editor Unreal até o momento, que hoje está na 4.21.
Porém, a Epic Games, desenvolvedora da Unreal Engine 4, simplesmente criou um pacote de ferramentas voltados para os profissionais/ empresas de arquitetura: o Unreal Studio. O DATASMITH

A MAIORIA ESMAGADORA DOS PROFISSIONAIS USAM O SKETCHUP PARA ARQUITETURA
Isso acontece porque o Sketchup tem uma interface amigável, é de fácil aprendizado e utilização. Com ele podemos criar elementos volumétricos em 3D, aplicar texturas e sombras em poucos minutos.
Outra vantagem: você encontra praticamente tudo que precisa para seu projeto de arquitetura na 3D Warehouse https://3dwarehouse.sketchup.com/), o maior repositório do mundo de modelos 3D gratuitos. E qualquer um pode usar o 3D Warehouse para armazenar e compartilhar modelos.
Sabendo disso, e pensando em ajudar o seu fluxo de trabalho, criamos o Curso de Unreal para SketchUp.
SOBRE O CURSO DE UNREAL PARA SKETCHUP
Com este curso você finalmente vai conseguir preparar seus projetos criados no Sketchup, exporta-los de forma perfeita e rápida para a Unreal e claro, aprender a trabalhar com a Unreal focada em criar os passeios virtuais de seus projetos, além de:
- Criar suas imagens fotorrealistas no mesmo nível de um render como o V-RAY 3.6;
- Criar animações no mesmo nível ou até melhores do que um Lumion 8 ou 9.
- Aprender a exportar seus projetos em 360 graus e a usa-los com o Ócullus Rift
E O QUE É A UNREAL ENGINE?
A Unreal Engine 4, que é GRATUITA, é um programa de desenvolvimento de jogos, como o famoso FORTNITE, entre outros muito famosos.
E com a sua incrível capacidade de criar cenários e mundos fantásticos para os jogos de última geração, A Arquiteta adaptou esta ferramenta para fazer “level design” para os seus projetos de Arquitetura!
Ou seja, você e o seu cliente vão “jogar”, passear, navegar e interagir com o seu projeto em tempo real, com muita INTERATIVIDADE.
E mais: Você poderá gerar imagens 3D ULTRA REAIS e criar ANIMAÇÕES. Assim, poderá entregar um pacote de soluções visuais digitais completa para seu cliente!
O QUE VOU APRENDER NESTE CURSO?

Partindo do seu projeto no Sketchup, vamos ensinar PASSO A PASSO como prepará-lo para ser exportado via Datasmith para a Unreal.
Após, vamos explicar o editor Unreal: Trabalhar com materiais, luzes, animações, decoração, enviorment, cameras, gerar as animações, exportar o seu projeto e muito mais!
No final ensinamos também a criar imagens 360 graus e reforçamos o aprendizado criando uma outra cena, desta vez externa para você!
Segundo Curso: Shapespark para passeios interativos de Arquitetura na WEB
O Shapespark permite que designers de interiores e arquitetos criem visualizações em tempo real baseadas na Web com iluminação fisicamente precisa – perfeitas para reuniões ou apresentações com os clientes.
As visualizações podem ser compartilhadas por meio de links da Internet e suportam o fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift, oferecendo aos usuários uma visão 3D estereoscópica.
Como o Shapespark usa o WebGL, uma tecnologia da Web suportada por padrão por todos os sistemas operacionais e navegadores modernos, as visualizações podem ser confortavelmente exploradas diretamente no navegador como o Chrome ou Firefox, sem a necessidade de plug-ins.
Ao contrário das renderizações estáticas, o Shapespark permite que o espectador entre e caminhe livremente pelo espaço, examinando todos os detalhes e interagindo em acabamentos, texturas e outros opcionais, em tempo real!
O que eu vou aprender neste curso?
Crie visitas e passeios interativos dos seus projetos que estão sendo desenvolvidos!
As renderizações estáticas limitam o visualizador a alguns pontos de vista selecionados, o que torna difícil imaginar completamente um espaço e avaliar sua funcionalidade e atmosfera.
Com o curso de Shapespark, você pode superar essas limitações, permitindo que o espectador entre no espaço e passeie livremente para examinar todos os detalhes, além de interagir em aspectos como troca de acabamentos, links extras para sites, etc.
Veja e passeie dentro do seu projeto na WEB!
O Shapespark integra-se com as ferramentas de modelagem 3D existentes e permite que você crie visualizações em tempo real com iluminação precisa acessando um link e pelo CROME, FIREFOX ou EDGE, no PC ou pelo celular!
As visualizações do Shapespark podem ser compartilhadas via links ou incorporadas em páginas da web, sem necessidade de aplicativos ou plugins.
Realidade Virtual com o uso dos óculos de RV do mercado
O Shapespark suporta o WebVR permitindo entrar em Realidade Virtual sem sair do navegador da Web. Você pode usar aparelhos de mesa e móveis: Oculus Rift, HTC Vive, Google Cardboard e Daydream.
Iluminiação fisicamente precisa
A iluminação precisa é o ingrediente chave para fazer uma cena virtual parecer real.
O Shapespark usa técnicas de iluminação global que simulam o comportamento da luz no mundo real para todos os tipos de fontes de luz, sejam eles sol, céu ou lâmpadas.
Estas são as mesmas técnicas que os motores de renderização usam para gerar imagens fotorrealistas, como o caso do V-Ray.
Como adquirir o Shapespark?
Vamos lá! Vale lembrar que no modo “Teste” ou Trial dura 30 dias e você pode criar até 5 cenas.
Para aqueles que possuem um escritório de design ou arquitetura e/ou desejam empreender com novas tecnologias, acesse:
https://www.shapespark.com/pricing
E perceba que é possível adquirir a assinatura do Shapespark em 3 modalidades: Iniciante ($19), Padrão ($49) e Plus ($99).
Além disso, existe a versão FULL que, uma vez adquirindo é seu para sempre, sem a necessidade de pagar assinaturas.
Vale a pena investir neste software, que possui motor gráfico incontestável, equivalente a Unreal, e que está em constante atualização.

Venha de uma vez para o mundo interativo da Engine mais usada do mundo: UNREAL ENGINE.
Seja bem vindo(a) e SUCESSO!
Configurações mínimas do seu PC para rodar a Unreal:
- Desktop PC or Mac.
- Windows 7 64-bit or Mac OS X 10.9.2 or later.
- Quad–core Intel or AMD processor, 2.5 GHz or faster.
- NVIDIA GeForce 470 GTX or AMD Radeon 6870 HD series card or higher.
- 8 GB RAM.
Aulas
Aulas
- 18 Sections
- 67 Lessons
- Lifetime
- MATERIAL USADO NO PACOTE INTERATIVIDADE PARA ARQUITETURA2
- MODULO 01 - UNREAL PRIMEIROS PASSOSNeste módulo vamos abordar os primeiros passos para começar os estudos, mostrando ao usuário de SketchUp as ferramentas que ele precisa instalar para obter sucesso no fluxo de trabalho entre o SketchUp e a Unreal.1
- MÓDULO 02 - UNREAL TRABALHANDO A CENA NO SKETCHUPNeste módulo abordamos o que precisa ser feito no modelo 3D para que ele funcione na Unreal. São poucos detalhes como otimização e organização, porém essenciais para que o trabalho no Editor seja amigável e fluído. Ensinamos como fazer mapeamento UV de forma objetiva. Finalizamos mostrando a exportação da Cena em formato UDATASMITH4
- MÓDULO 03 - UNREAL ORGANIZANDO AS TEXTURASNeste módulo apresentamos as ferramentas gratuitas essenciais para se adquirir texturas difusas de ótima qualidade além de sites gratuitos para criação de mapas de texturas (normal map) e edição de borda de textura (seamless).1
- MÓDULO EXTRA - UNREL IMPORTANDO SEUS PROJETOS DO REVIT E/OU 3DSMAXEste módulo, nós vamos ensinar como o usuário deve importar seus projetos criados no REVIT ou no 3DsMAX para a Unreal. Importante: Este módulo, serve para mostrar como importamos via Datasmith, os projetos criados no REVIT e no 3DsMAX. Após assisti-la, o aluno deverá assistir as demais aulas do curso, pois as mesmas ensinam como usar o Editor Unreal. No entanto usando como base de estudo a cena exemplo do curso (após ter estudado todo o curso e se exercitado com o projeto do curso, você poderá importar seus projetos do Revit ou MAX e usar normalmente as técnicas aprendidas, partindo dos seus projetos realizados nestes programas.2
- MÓDULO 04 - UNREAL CONHECENDO O EDITOR UNREALNeste módulo abordamos os primeiros passos do usuário na Unreal Engine, mostrando itens essenciais para a navegação e edição dentro do Editor Unreal.2
- MÓDULO 05 - UNREAL IMPORTANDO TEXTURAS E TRABALHANDO MATERIAISNeste módulo abordamos o processo de importação do arquivo Datasmith e a importação dos mapas de texturas que irão compor a edição dos materiais dentro do Editor.2
- MÓDULO 06 - UNREAL EDIÇÃO DE MATERIAISNeste módulo abordamos a criação de materiais essencial, comparando materiais Datasmith com materiais criados do zero. Destacamos o papel do material Pai na criação das instâncias, tanto material Pai Datasmith quanto material Pai criado do zero. Dentre outros itens, mostramos a setagem de materiais e sua visualização na cena em tempo real.4
- MÓDULO EXTRA: UNREAL MATERIAIS E WORKFLOW DATASMITHNeste módulo, vamos explicar como deixar a interface do "Navegador de Conteúdo" mais prática e funcional, com novas abas para proporcionar velocidade e fluidez na produção dos materiais. Ensinaremos a utilizar materiais padrão do DATASMITH de uma forma universal, mostrando que tanto os materiais Datasmith criados para arquivos Sketchup e Revit podem ser utilizados entre eles e também em cenas do 3DsMAX ou até em uma cena de arquivos importados de forma genérica em formato .FBX oriundos de programas como BLENDER, CINEMA 4D e outros.2
- MÓDULO 07 - UNREAL TRABALHANDO A DECORAÇÃO DA CENA. USANDO A UMUNeste módulo abordamos a necessidade de se organizar alguns objetos como individuais e outros como agrupados (“meshes fundidas”). Ensinamos também como complementar a decoração da Cena com objetos da plataforma UMU e com objetos oriundos de outros projetos (vegetação). E3
- MÓDULO 08 - UNREAL ILUMINAÇÃO NATURALNeste módulo abordamos um assunto que está relacionado diretamente com “Iluminação Natural”: Environment (meio ambiente). Começamos explicando “Mobilidade de Luzes” e prosseguimos com a configuração essencial dos itens que compõem o Meio Ambiente.2
- MÓDULO 09 - UNREAL ILUMINAÇÃO ARTIFICIALNeste módulo abordamos os tipos de luzes que podemos utilizar para iluminação de projetos em geral. Para isso, representamos na prática os tipos de Luzes e comparamos a diferença entre elas. Detalhe: todas as Luzes nos três tipos de “Mobilidade de Luzes”.2
- MÓDULO 10 - UNREAL CÂMERASNeste módulo ensinamos como utilizar Câmeras, sendo elas oriundas de “Cenas” (Vistas) do SketchUp ou criadas dentro do Editor Unreal. Para isso, representamos o assunto em Cena a parte, para rápida assimilação do aluno.1
- MÓDULO 11 - UNREAL COMPILAÇÃO ( BUILD) - BAKENeste módulo abordamos de forma objetiva as configurações essenciais para o cálculo de renderização da cena. Ensinamos uma “setagem modelo”, para utilização geral em cenas diurnas.4
- MÓDULO 12 - UNREAL OUTPUTSNeste módulo abordamos os outputs essenciais que a Unreal Engine fornece para Visualização Arquitetônica (ArchViz) como produto final. Damos ênfase na geração de Imagens Fotorrealistas, Animação (Vídeo) e captura de Imagens Imersivas 360°.8
- 16.1UNREAL SKETCHUP Aula 27 – Criando Imagens (Perspectivas) – Parte 01
- 16.2UNREAL SKETCHUP Aula 28 – Criando Imagens (Perspectivas) – Parte 02
- 16.3UNREAL SKETCHUP Aula 29 – Criando Imagens (Perspectivas) – Parte 03
- 16.4UNREAL SKETCHUP Aula 30 – Criando Cinemática (Animação de câmeras) – Parte 01
- 16.5UNREAL SKETCHUP Aula 31 – Criando Cinemática (Animação de câmeras) – Parte 02
- 16.6UNREAL SKETCHUP Aula 32 – Criando Imagem Imersiva 360°
- 16.7UNREAL SKETCHUP Aula 33 – Criando Imagem Imersiva 360° com ANSEL
- 16.8UNREAL SKETCHUP Aula 34 – Criando Apresentação de Projeto 360°
- MÓDULO 13 - UNREAL CRIANDO CENA EXTERNANeste módulo vamos abordar a preparação da Cena Externa no SketchUp, relembrando alguns temas já vistos no início do curso, porém por outro ângulo destacando também as meshes que terão pinturas de vértices (Vertex Paint) dentre outros temas importantes para a fluidez do processo.8
- 17.1UNREAL SKETCHUP Aula 35 – Editando a Cena Externa no SketchUp – Parte 01
- 17.2UNREAL SKETCHUP Aula 36 – Editando a Cena Externa no SketchUp – Parte 02
- 17.3UNREAL SKETCHUP Aula 37 – Editando a Cena Externa no SketchUp – Parte 03
- 17.4UNREAL SKETCHUP Aula 38 – Material da Estrutura
- 17.5UNREAL SKETCHUP Aula 39 – Material Terreno – Parte 01
- 17.6UNREAL SKETCHUP Aula 40 – Material Terreno – Parte 02
- 17.7UNREAL SKETCHUP Aula 41 – Background HDRI – Parte 01
- 17.8UNREAL SKETCHUP Aula 42 – Background HDRI – Parte 02
- MÓDULO EXTRA - UNREAL ÓCULLUS RIFT E OUTRAS AULAS5
- CURSO DE SHAPESPARK - PASSEIO VIRTUAL PELO NAVEGADOR DE INTERNETO Shapespark integra-se com as ferramentas de modelagem 3D existentes e permite que você crie visualizações em tempo real com iluminação precisa acessando um link e pelo CROME, FIREFOX ou EDGE, no PC ou pelo celular! As visualizações do Shapespark podem ser compartilhadas via links ou incorporadas em páginas da web, sem necessidade de aplicativos ou plugins.14
- 19.1SHAPESPARK – Apresentação
- 19.2SHAPESPARK – Abertura e interface do programa
- 19.3SHAPESPARK – Cuidados com seu modelo antes de importa-lo
- 19.4SHAPESPARK – Baked visão geral
- 19.5SHAPESPARK – Bake, processador,exposição entre outros temas
- 19.6SHAPESPARK – Setando luzes e criando instancias de luzes
- 19.7SHAPESPARK – Setando materiais
- 19.8SHAPESPARK – Setando materiais interativos
- 19.9SHAPESPARK – Finalizacao e upload para web
- 19.10SHAPESPARK – Dicas para cenas externas
- 19.11SHAPESPARK – Materiais Novos e Interações Parte 1
- 19.12SHAPESPARK – Interações Parte 2, Luzes e Sky
- 19.13SHAPESPARK – Textura escaneada, Revit e Luzes Naturais
- 19.14SHAPESPARK – Setagem de Câmera e Captura de Imagens