Conseguir o seu primeiro emprego sendo candidato a uma vaga em escritório de arquitetura pode parecer bastante desanimador no começo. Na verdade, conseguir qualquer trabalho nesta área pode ser difícil.

Devagar, o nosso Brasil mostra que o mercado está reanimando, mas mesmo assim ainda há muita concorrência.

———— PUBLICIDADE ————

Tenho muitos amigos que trabalham com recrutamento de novos arquitetos para seus escritórios e com certeza deve existir um monte de currículos em cima de suas mesas.

É difícil peneirar todos eles, mas sempre existem candidatos que se destacam.

———— PUBLICIDADE ————

YouTube video

Conteúdo deste artigo:

———— PUBLICIDADE ————

Disputando uma vaga em escritório de arquitetura.

Se você  dominar a “tríplice do profissional de Arquitetura”, você poderá aumentar as suas chances de não só disputar uma vaga em escritório de arquitetura e seu primeiro emprego, mas também manter-se empregado e se qualificando em toda a sua carreira.

Sobre a tríplice

Existem 3 pilares que precisam estar afiados para quem almeja trabalhar em qualquer tipo de escritório de Arquitetura.

O candidato ideal precisaria ter os 3, mas pelo menos 2 deles são necessários.

A melhor coisa a se fazer para conseguir seu emprego na área é mostrar de forma bem clara estes pilares.

———— PUBLICIDADE ————

Destaque pelo menos 2 destes pilares e já estará em 50% com o pé no emprego:

candidato-arquiteto

Em suma, há três coisas que se procura em um potencial candidato a um escritório de arquitetura: personalidade, capacidade e experiência.

Eu entendo que cada um é cada um e que cada pessoa terá funções diferentes para a equipe, então se olharmos para um candidato que tem duas destas três funções já seria um bom começo, pois é muito difícil achar e esperar que apareça alguém com os três pilares.

É muito importante também observar o tipo de candidato inicial que estão a procura.

Se estão querendo contratar um estagiário, entende-se que a experiência não exista e por isso foca-se em achar alguém com grande personalidade e talento.

Se estão atrás de um profissional maduro para o escritório, então o foco é a experiência e capacidade.

Personalidade

A personalidade está diretamente ligada em como o candidato vai se afinar com a personalidade geral da empresa. Será que você trabalhará bem numa equipe?

Estará disposto a ajudar os outros empregados?

Estas são questões importantes quando um escritório colocará você em contato com a sua equipe, pois desta forma “oleada” todo mundo tem a ganhar.

Capacidade

Existem muitos profissionais que por muito estudo e trabalho conseguiram produzir um projeto maravilhoso, e existem profissionais que realizam isso de maneira natural, sem esforço.

Algumas pessoas já nascem com a capacidade de projetar ou com a capacidade de atender bem os clientes, ou ambas.

Estes são os profissionais que, independentemente de quanto tempo eles já estão na área, podemos simplesmente dizer que eles têm o dom nato para a vaga.

Qual é o nível da sua capacidade? O escritório necessita deste tipo de candidato?

O que já comprovamos, e isso vem de anos, é que os escritórios dão preferencia aos profissionais pró ativos quando o assunto é sobre os cursos livres de arquitetura existentes no mercado.

É muito mais rápido e ágil, passar os ensinamentos arquitetônicos para estudantes que já dominam as ferramentas de desenho como o Autocad e de visualização como o Sketchup ou Vray, do que ficar meses ensinando os candidatos antes de entrarem de fato nos trabalhos do escritório.

ExperiênciaNada substitui a experiência. Ao longo de sua carreira em arquitetura você aprenderá muito e, na maioria das vezes, a única maneira de aprender e afinar o seu talento é ter acumulado experiência.

Como arquitetos, estamos constantemente aprendendo e esperamos que os nossos colegas de escritório vejam isso da mesma maneira.

Garantir uma experiência real através de seus estágios é provar que você aprendeu e já ganhou um knowhow.

Isso não é nada que você vai ganhar de imediato, mas ela virá com o tempo, desde que você entenda e aceite que não sabe tudo, porém está muito animado para aprender.

Apresentando suas armas

Existem três fatores que se enquadram no método em que um empregador pode determinar se você é bom ou não para a empresa: o currículo, o portfólio e a entrevista.

No seu currículo deve constar a sua formação e experiência profissional, de modo que os ajudará a determinar a sua experiência, enquanto o seu portfólio vai mostrar todas as suas capacidades e habilidades, incluindo as ferramentas que domina como Autocad, Sketchup, etc.

É muito difícil determinar a sua personalidade com apenas uma entrevista, tanto para o candidato, quanto para quem contrata.

Uma maneira de contornar isso é ter um um link de site ou um blog pessoal, ou até mesmo uma fanpage que diz mais sobre você como profissional que pode ser oferecido ao escritório de arquitetura.

O empregador poderá sempre usar o Google, com o seu nome e dados, para certificar-se que o que você diz ser, de fato é.

É muito comum observar candidatos que, em suas redes sociais, como Twitter, falam muito mal das suas empresas passadas ou como reclamam da vida, por exemplo.

Dicas finais

O seu primeiro emprego na área de arquitetura ou como ela vai continuar desenvolvendo, bem ou não, depende de quanto você fornece de valor para a empresa.

Melhorando os três pilares descritos acima, você pode garantir sempre que é a melhor pessoa para o trabalho e vai continuar sendo em toda a sua carreira.

Então, onde você se encaixa no trio? O que você precisa fazer para melhorar as características de cada pilar?

E aí, gostou do artigo?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.