Prumada é uma técnica utilizada na construção civil, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre prumadas, confira neste artigo o que são as prumadas e como elas são utilizadas na arquitetura.

O que é uma prumada?

Prumada - O que é? Para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @merckits

A prumada é uma coluna vertical onde se encontram o conjunto de tubos que abastecem um edifício com água, eletricidade e gás em um prédio, formando uma longa linha vertical que passa por todos os andares de uma construção.

Encanamentos de gás, água, esgoto e energia podem ser distribuídos por toda edificação, como a de um edifício de vários andares ou uma casa de 2 ou 3 andares, por exemplo, utilizando-se do prumo vertical.

Elas fazem parte da distribuição da infraestrutura mínima necessária para uma habitação.

———— PUBLICIDADE ————

Tipos de prumadas:

Prumada - O que é? Para que serve?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @ajaxsolucoes

Em uma construção podemos ter prumadas de Água quente, fria, esgoto, gás entre outras necessidades conforme a função do edifício.

Edifícios residenciais e comerciais utilizam estas prumadas de infra estrutura básica, no entanto, outros edifícios como hospitais, além das prumadas de infraestrutura básica, podemos encontrar outras para cada tipo de edifício e suas necessidades de abastecimento.

———— PUBLICIDADE ————

Uma coluna de encanamento no pavimento térreo de um prédio,  atende a todos os andares do edifício, recebendo a água  das pias da cozinha e enviando-a para a caixa de gordura, por exemplo.

Alguns tipos de prumadas como a de esgoto necessitam de manutenção periódica para evitar entupimentos.

———— PUBLICIDADE ————

A limpeza da coluna de encanamento ou prumada é necessária para evitar transbordamento de pias e ralos em apartamentos de nível inferior.

Somente as pessoas que moraram em um apartamento sabem o problema que um cano entupido pode ser e o quão inconveniente pode ser.

Quem é responsável pelos reparos de um encanamento?

Em um condomínio horizontal de casas, desconectadas estruturalmente uma das outras, tanto a manutenção e o reparo geralmente são geralmente de responsabilidade do proprietário.

Tudo que está instalado no lote particular, na área interna da propriedade, como encanamentos de água e gás, ou eletricidade é de responsabilidade do proprietário, ou inquilino, no caso de uma casa de aluguel.

São eles quem devem se responsabilizar pelo reparo e manutenção das prumadas.

Já em caso de prédios ou edifícios o condomínio é quem se responsabiliza pela manutenção, pois a canalização faz parte da estrutura do edifício.

Se o reparo afetar outras unidades do prédio, como troca de acabamentos ou repintura de uma área comum, a diretoria do condomínio terá que se responsabilizar pelo reparo.

Quando houver necessidade de consertar o sistema de energia, esgoto, gás ou hidráulico no prédio, primeiro determine onde o problema se originou para depois acionar ou responsabilizar a quem de direito.

Atenção: Ao realizar qualquer reparo residencial tanto na rede de água, energia ou gás, certifique-se de que tenha desligado ou fechado os registros ou sistemas para não causar acidentes com choques elétricos ou vazamentos de qualquer espécie.

Exemplos de responsabilidade de reparo e manutenção da prumada:

A reparação de problemas que ocorram na infraestrutura predial (vazamentos nas áreas comuns, entupimento de esgoto no prédio, etc.) é de responsabilidade do condomínio.

Porém, se o problema começou em um apartamento individual ou sala comercial, o responsável por aquele espaço tem que repará-lo.

Pias entupidas, caixas de gordura instaladas na unidade e vasos sanitários têm que ser atendidos pela pessoa que ali mora ou opera seu negócio.

A administração do edifício e/ou o conselho de administração devem assegurar a manutenção regular das canalizações dos condomínios.

Muitas vezes, despesas maiores podem ser evitadas com a manutenção correta do prédio, e essa é uma etapa necessária.

Certifique-se de que seu conselho está cobrindo seu administrador e exija que essa manutenção seja realizada com frequência.

Seguro residencial:

Atualmente algumas empresas de seguro oferecem serviços de manutenção e reparos simples. Caso você não tenha disponibilidade de realizar por si mesmo, vale a pena contratar empresas que realizam estes serviços para você.

O que não pode acontecer é negligência por falta de manutenção, pois os custos com ressarcimentos por estragos com vazamentos ou incêndios podem ser muito caros.

Se você possui algum seguro residencial, certifique-se de que o seguro cubra os danos encontrados em sua casa, e  não pague por algo que você não causou.

Detectores de encanamentos:

Você sabia que pode descobrir a localização das instalações em sua construção? Vai reformar e tem receio de quebrar regiões importantes onde passam tubulações?

O detector de cano é uma ferramenta de medição e precisão bem útil em vários tipos de construção, evitando as perfurações indesejadas.

Com ela você consegue furar a parede com segurança, sem acertar uma instalação ou tomar um choque.

Detector e Scanner de parede 150mm D-TECT 150 Bosch

  • Detecção de canos com ou sem água: reconhece tubulações cheias ou vazias em vários tipos de construção, evitando as perfurações indesejadas;
  • Calibração automática: dispensa totalmente o ajuste do aparelho pelo usuário antes do uso
    7 modos de detecção: ajustam o aparelho para as configurações mais práticas em cada situação de uso;

  • Maior profundidade de detecção: sensores mais potentes alcançam até 15cm na superfície;
  • Indicação de centro do material: guia o usuário dando zoom no objeto encontrado conforme se passa o detector pela superfície.

Confira aqui outros modelos de detectores de encanamentos  e veja qual é mais viável para você conforme a necessidade.

Manual do Marido de Aluguel:

O marido de aluguel é uma profissão em ascensão, este manual tem o objetivo, de levar a oportunidade a quem quer entrar no ramo de consertos do dia-a-dia de uma residência.

Além de você estar ajudando a inserir alguém no mercado de trabalho, ou então àquelas mulheres que precisam resolver os problemas que seu lar apresenta, você ainda irá ter, também, um retorno financeiro.

Acredito, que qualquer pessoa, disposta a ajudar outra, já é bem paga pela sua satisfação de fazer o bem.

Prumada - O que é? Para que serve?
Manual do Marido de Aluguel. Saiba mais!

E aí, gostou do artigo sobre Prumada – O que é? Para que serve?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia