Pintura Residencial – Como escolher a tinta ideal para cada situação?
Não sabe qual é a melhor pintura para o seu projeto? O tipo de tinta escolhida é tão importante quanto a cor e pode ter um efeito importante no caráter do seu quarto, na qualidade do seu trabalho de pintura e na vibração que você deseja obter.
No caso de uma pintura em uma sala, por exemplo:
Onde a sala está localizada, como será usada, quão grande ou pequena ela é, e a aparência geral que você está tentando dar a ela, são os principais fatores a serem considerados ao escolher uma tinta.
Esses fatores podem influenciar sutilmente em coisas como o brilho da sua tinta ou a saturação, então você precisa levá-las em consideração.

Pintura Residencial – Como escolher a tinta ideal para cada situação?
DICAS GERAIS:
Se conseguir, obtenha o máximo de amostras de tinta que puder e peça uma paleta de cores. Brinque com essas amostras, verifique o rendimento da tinta proposta na embalagem e se a tinta aceita limpeza ou lavagem pós-pintura.
Ao navegar pelas fotografias ou ler informações ‘on-line’, você terá uma ideia conceitual de como os acabamentos diferem um do outro, no entanto, apenas aplicando uma tinta no espaço desejado é possível ter uma verdadeira noção de como ela funcionará.
Faça o teste da cartolina! O motivo pelo qual você pode fazer um teste em pedaço de cartolina em vez de pintar direto na parede é porque você pode movê-la pela sala para vê-la com seus móveis em diferentes luzes e em diferentes momentos do dia. Dessa forma, você pode realmente se sentir bem com a sua escolha, porque está eliminando toda a suposição.
Pintura Residencial – Quais os tipos de tinta?
1 — TINTAS À BASE DE ÁGUA
A maioria das pinturas de parede comercializadas hoje é à base de água, principalmente devido à sua facilidade de uso. Se a sua superfície tiver sido previamente revestida com um produto à base de óleo, tenha cuidado ao mudar para tinta à base de água, pois pode haver problemas de aderência.
Nessa situação, é melhor lavar a superfície primeiro e depois asperizar com uma lixa de grão médio a liso deixando-a limpa, seca e sem brilho para evitar a descamação da nova demão.
Para os casos em que uma tinta à base de óleo seria tradicionalmente preferível, mas você deseja um produto à base de água, várias empresas introduziram “esmaltes à base de água” ou “alquídicos à base de água”.
Essas tintas parecem e se comportam como opções à base de óleo, porque possuem boas qualidades de nivelamento para um acabamento suave.
Vantagens das tintas à base de água:
- não requer pré-tratamento
- sem crescimento de mofo
- baixos níveis de emissão tóxica COV (compostos orgânicos voláteis)
- limpeza fácil com água
- secagem rápida
- um acabamento elástico e flexível resistente a rachaduras
- pode ser usada em quase todas as superfícies
- cor estável ao longo do tempo, não fica amarela ou desbotada a luz do sol
Desvantagens das tintas à base de água:
- não tendem a ser tão vívidas ou ricas
- não são tão resistentes quanto as tintas à base de óleo ou uretano
- pode desprender das paredes se umedecida

2 — TINTAS À BASE DE ÓLEO:
- brilho atraente
- bom para salas com muita umidade (por exemplo, banheiro ou cozinha)
- maior tempo de secagem (bom para fazer correções)
- bom “nivelamento” (pinceladas são preenchidas para criar um acabamento suave)
- acabamento duro e durável
Desvantagens das tintas à base de óleo:
- os COV (compostos orgânicos voláteis) podem ser prejudiciais ao inspirar
- processo confuso
- difícil de lavar

Pintura Residencial – Aprenda a escolher a tinta certa!
TIPOS DE ACABAMENTOS DE PINTURA
a — Alto Brilho:
As opções de brilho variam conforme o fabricante, mas compartilham algumas características comuns.
À medida que a durabilidade melhora em todos os níveis de brilho com tintas mais recentes, muitas pessoas estão encontrando maneiras criativas de misturá-las e combiná-las.
Percebemos que os clientes estão se tornando mais experimentais no uso de acabamento de tinta, para criar impacto e textura reais dentro de um esquema.
Experimente pintar uma faixa de brilho total em uma parede fosca da mesma cor para criar uma aparência impressionante e texturizada.
b — Tinta fosca:
Possui o brilho menos reflexivo disponível e possui uma textura mais aveludada, ajuda a esconder imperfeições nas paredes e tetos e oferece grande profundidade de cor.
Geralmente é considerado o brilho padrão para paredes, no entanto, às vezes pode ser difícil de se realizar limpeza.

c — Aveludado x Acetinado
Acabamento aveludado e tinta acetinada, neste caso o cetim é um pouco mais brilhante que o acabamento aveludado e possui alguma refletividade.
Costuma oferecer maior durabilidade e são frequentemente usados em ambientes exigentes, como cozinhas e banheiros, onde é necessária uma limpeza fácil sem um acabamento altamente brilhante.

d — Semi-brilho e tinta brilhante:
Ótimo para cozinhas, portas, guarnições de janelas, paredes de destaque e banheiros, são os reflexos mais acentuados.
São altamente duráveis e suportam várias limpezas, são tradicionalmente utilizados em rodapés, molduras e portas.
Cuidados com a superfície a ser pintada devem ser tomados, pois, podem em superfícies imperfeitas destacar ainda mais os defeitos da parede.

Alguns especialistas recomendam experimentar uma parede de detalhes com acabamento em brilho, enquanto o resto de um quarto em fosco.
Um brilho fosco proporciona uma sensação calma e serena, por causa desse elemento textural. No outro extremo do espectro, o brilho acrescenta energia e emoção.
Lembre-se de que cores mais escuras e mais ricas têm um brilho naturalmente mais alto (devido ao aumento do corante); portanto, você pode considerar um brilho mais baixo ao usar uma cor de tinta mais escura.
Quanto ao acabamento aveludado e o cetim, uma dica é usá-los em espaços menores com pouca luz natural. Reflete a luz para realçar a cor. Também é ótimo para cobrir imperfeições nas paredes e é resistente a arranhões.

E aí, gostou do artigo sobre Pintura Residencial?
Então compartilhe com os amigos!
Em fim, não se esqueça de me deixar saber nos comentários o que você achou do artigo.
Até a próxima dica!
►Veja mais dicas em:
Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre:
Mimos da A Arquiteta para você!
Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.
Basta clicar neste link e começar a estudar.
Por fim, eu gostaria de conhecer mais sobre você.
Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura?
Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará muito!
Espero que o post tenha lhe ajudado!
Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.
Até!