Neufert - Um dos livros mais importantes estudantes de arquitetura!

Neufert é um nome muito popular para quem estuda ou é Arquiteto.

Intitulado como “Arte de Projetar em Arquitetura, o livro de Ernst Neufert, mais conhecido como Livro Neufert é considerado uma bíblia arquitetônica que atende muito bem a muitas gerações de profissionais da arquitetura.

———— PUBLICIDADE ————

É um livro que pode auxiliar estudantes do começo ao final do curso, e servir também como livro de cabeceira para a vida profissional.

Como o título destaca o nome de Neufert na capa, acabou o destacando, tanto que o livro é conhecido pelo nome homônimo entre o pessoal da arquitetura.

Ele é reconhecido por ter praticamente de tudo um pouco sobre arquitetura, por isso é tão recomendado na profissão.

———— PUBLICIDADE ————

Por conta disso, Neufert é a nossa pauta de hoje, já que o artigo irá focar em tudo sobre o livro e, porque ele é tão importante.

Acompanhe!

Conteúdo deste artigo:

———— PUBLICIDADE ————

Neufert é praticamente uma bíblia.

O livro é alemão sendo publicado a primeira vez em 1936.

Por ganhar muita popularidade, ele foi traduzido em diversas línguas, incluindo o português; ao todo foram 18 idiomas em que o livro foi republicado.

A Arte de Projetar em Arquitetura, sendo seu título original, como já mencionamos, apresenta aos arquitetos, estudantes e admiradores dessa área, uma noção bastante ampla para dimensionamentos e técnicas de construção.

———— PUBLICIDADE ————

Neufert - Um dos livros mais importantes estudantes de arquitetura!Na obra de Neufert é possível aprender desde a fundação até o telhado, ou seja, o projeto por completo.

Assim, ele oferece uma espécie de manual para a construção e as medidas, além de englobar técnicas construtivas e de dimensionamento, o que é essencial para todo arquiteto que se preze.

Foi por trazer um conteúdo tão vasto e rico em detalhes que Neufert conseguiu tanto destaque.

E mesmo sendo um livro publicado na década passada, encontra-se em sua 18º edição e ainda hoje é bastante atual.

Ele passa por atualizações em cada nova edição, para se adequar ao tempo.

Por ser tão completo, o livro é considerado uma verdadeira bíblia arquitetônica, servindo a profissionais com experiência, os recém-formados e também aqueles que nem se formaram ainda, mas que também tem o título como essencial.

Conteúdo extenso

Neste título você encontra um pouco de tudo que envolve a arquitetura. Como explicado, ele vai do chão ao teto em suas páginas, então dá para ter uma noção de quão extenso é o seu conteúdo.

estudos sobre tipos de telhados, estruturas, dimensões de vias para estacionamento, tipos de edificações e muito mais, reunindo isso em um livro grande e bem completo.

No caso, ele reúne princípios, normas e representações que envolvem a construção, instalação, a distribuição de ambientes e dimensões de edifícios, além de locais e mobiliários que também entram nesse rico conteúdo.

Assim, Neufert se tornou um verdadeiro manual sobre arquitetura, considerado por muitos um dos melhores livros que envolvem o assunto.

Ele é um dos primeiros livros apresentados aos estudantes de arquitetura, mas muitos o procuram mesmo antes do curso, para ajudar na escolha, por exemplo.

Sobre Ernst Neufert

O autor desse livro tão prestigiado também merece um pouco de destaque aqui.

Ele foi um arquiteto alemão, nascido em 1900 na cidade Freyburg, em Unstrut.

Neufert - Um dos livros mais importantes estudantes de arquitetura!

Seu contato com a arquitetura foi iniciado aos 17 anos, quando começou a trabalhar como pedreiro, seguindo nessa ocupação durante cinco anos.

A partir disso, Neufert começou a frequentar uma escola de construção em Weimar, de modo a aprimorar o seu serviço como pedreiro.

Tento mostrado um talento notório, foi indicado por um professor para ingressar na escolha de arquitetura na cidade de Bauhaus, fundada por Walter Gropius.

Ele foi um dos primeiros alunos da escola que, mais tarde, tornou-se a mais importante de arte e arquitetura na Alemanha.

Seus estudos foram concluídos em 1920, então com 20 anos, e logo se juntou ao arquiteto Paul Linder, onde realizaram uma viagem de um ano por toda a Espanha.

No ano seguinte retornou ao seu país de origem, assumindo o comando do escritório de Gropius, fundador da Bauhaus.

Além do livro, que veio apenas 16 anos depois, ele também lecionou arquitetura para a Bauhochschule em 1926 e só parou por conta da ditatura nazista, que acabou fechando a escola.

Por conta disso, passou a dar aulas na capital até o ano de 1934, novamente esta foi fechada pelo regime.

Nesta época ele já estava trabalhando em seu livro, publicando a Arte de Projetar em Arquitetura em 1936, como já mencionamos. Pelo sucesso da obra, foi convidado a normatizar a arquitetura industrial alemã.

Esses foram alguns dos feitos de Neufert, mas o maior destaque fica mesmo para o livro, rico e cheio de informações importantes para a arquitetura, colaborando muito para o aprendizado desses profissionais.

Amazon Site:

Acesse a minha lista de livros favoritos da Amazon e conheça os produtos em promoção e com frete grátis: acesse site da Amazon. 

Onde encontrar o livro?

Hoje em sua 18º edição em português, o livro de Neufert é um dos mais procurados por estudantes, visto que diversos professores o recomendam e usam em aula, se tornando uma referência muito marcante do curso.

Aqui no país o livro é comercializado pela editora Gustavo Gili, mais conhecida como GG.

Possui uma capa rosa, mas em algumas versões antigas a capa apresenta outras cores.

No total, a Arte de Projetar em Arquitetura tem 568 páginas, lembrando que isso o torna um livro bem extenso, e ainda é vendido em capa dura nas lojas. Vale ressaltar que o livro não traz apenas textos, mas também figuras como plantar, gráficos e muito mais.

Ele é encontrado nas livrarias a partir de R$ 240, mas em algumas ocasiões entra em promoção.

Também é possível encontrar a obra em sebos, embora seja um pouco difícil porque, como já dito, ele é um livro de cabeceira dos arquitetos, sendo poucos que se desfazem do exemplar.

E outra opção são as bibliotecas públicas, que tem disponível alguns exemplares.

Muitos estudantes têm o primeiro contato com o Neufert assim.

Como a internet é um ambiente de muitas possibilidades, o livro pode ser encontrado em versões PDFs, tanto pagas como também gratuitas para download.

Realize o download dos exemplares que você está lendo e acesse-os off-line de onde você estiver!

Neufert - Um dos livros mais importantes estudantes de arquitetura!
Kindle Reading, 10 vantagens de ler um livro em um Kindle e como utilizá-lo para estudar e economizar tempo e dinheiro!

A assinatura do Kindle Unlimited equivale à aquisição de 1 livro mensal, sendo que você pode “alugar” 10 livros mensais pela assinatura. Vale muito a pena!

E aí, gostou do artigo sobre o livro Neufert?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.