Móveis de Designers - Confira as 15 obras mais famosas!
Móveis de Designers – Confira as 15 obras mais famosas!

Móveis Design – Confira as 15 obras mais famosas!

Os projetos e ideias da era modernista passaram a moldar a face do design de móveis como a conhecemos, e muitas dessas peças agora são obras de arte certificadas. 

É fácil esquecer que a cadeira em que você está sentado faz parte de um processo de desenvolvimento em constante evolução que remonta praticamente ao início da existência humana.

Desde cedo homem primeiro precisava de um lugar para se sentar (ou uma prateleira para armazenar suas pedra), então o design de mobiliário tem sido uma parte necessária da vida.

A pesquisa arqueológica mostra que a humanidade estava criando armários, armários, prateleiras e assentos, tudo no século VIII a.C.

Percorremos vários milhares de anos até 1920, e o design de móveis progrediu um pouco.

De fato, foi o começo de uma revolução – um movimento conhecido como Modernismo.

O impacto social que o modernismo teve na vida contemporânea é vasto.

É um pouco semelhante ao efeito que a imprensa teve na literatura.

Antes do Modernismo, a mobília de madeira pesada, pesada e cara, era a norma.

A produção em massa não foi possível e o valor de uma peça era medido apenas no tempo que levou um artesão para fazê-lo.

Com a ascensão do modernismo, as técnicas para criar mobília confortável, simples e empilhável poderiam ser licenciadas e produzidas em todos os lugares.

Novos materiais e técnicas – como aço tubular e madeira flexível – estavam sendo experimentados. Designers e arquitetos colaboraram em estúdios criativos, como a Escola Bauhaus e De Stijl, e mais tarde, através de enormes casas de design de mobiliário como a Knoll.

O foco modernista estava na criação de mobília limpa, leve e funcional, com uso inteligente de material que pudesse ser produzido em massa de forma acessível em todo o mundo.

As quinze peças seguintes podem ser agrupadas em conjunto como modernistas e, embora existam muitas outras peças modernistas que podem ser justificadamente chamadas de “icônicas”, estas são as que acreditamos que qualquer um com um interesse vago no tópico deve estar ciente.

Móveis Design – Confira as 15 obras mais famosas!

Designs icônicos de mobiliário:

01| F 51 Armchair and Sofa Suite

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!

Designer: Walter Gropius
Ano: 1920

Walter Gropius foi o fundador da Escola Bauhaus, e isso faz dele um dos avós do mobiliário modernista.

———— PUBLICIDADE ————

Ele projetou a F 51 Armchair and Sofa em 1920, especificamente para o escritório do diretor na Bauhaus – o que explica seu design imponente.

Uma vez que você removeu as generosas camadas de preenchimento, o F 51 tem uma estrutura em balanço significativa, o que significa que os braços flutuam acima das almofadas e a parte inferior do sofá não toca o chão. Isso compensa sua forma pesada, fazendo com que esse objeto maciço pareça estar levitando.

———— PUBLICIDADE ————

A técnica continuou a influenciar os designs das cadeiras em balanço de Mies van der Rohe, cujo trabalho definia, em última análise, grande parte dos móveis de hoje.

02| Model B3 Chair

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Marcel Breuer
Ano: 1925

———— PUBLICIDADE ————

O B3 é comumente conhecido como Wassily Chair, depois que o designer Marcel Brueur fez uma cópia do original para o famoso artista Wassily Kandinsky.

Esta peça de 1925 foi um momento “eureca!” no uso de materiais para design de móveis.

Brueur era um tutor na Bauhaus – e frequentemente andava de bicicleta lá.

Ele percebeu que se o aço tubular pudesse ser dobrado e usado para guidão de bicicleta, ele também poderia ser usado para criar móveis.

———— PUBLICIDADE ————

Ele então começou a moldar o contorno elegante do B3.

O resultado é um quadro que é como o fantasma de um assento reclinado de cavalheiros – apenas o esqueleto, sem todo o preenchimento desnecessário.

E ainda assim, tão confortável. Seu uso revolucionário de aço tubular iria mudar a face do design de móveis para sempre.

03| Bauhaus Nesting Side Tables

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer:
Josef Albers
Ano:
1926

Quando pensamos na Bauhaus ou no mobiliário modernista, é fácil caracterizá-la como todo aço, vidro e cores neutras.

No entanto, alguns designers da Bauhaus criaram móveis que representavam em 3D o seu trabalho com tinta e tela. Josef Albers foi um desses artistas.

Suas obras de arte bidimensionais Homenagens à Praça tratavam de cor e geometria, enquanto essas mesas de nidificação de 1926-1927 literalmente acrescentavam outra dimensão a essas obras.

Cada uma foi trabalhada a partir de vidro em camadas acrílicas e carvalho maciço e usou as três cores-chave da Bauhaus: vermelho, amarelo e azul.

Projetados para trabalhar “de forma independente e interdependente” uma do outra, elas são uma incorporação funcional e viva da experimentação com a geometria e a forma.

04| LC4 Chaise Longue

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Le Corbusier, Pierre Jeannerret, Charlotte Perriand
Ano: 1928

Le Corbusier chamou a LC4 chaise longue de uma “máquina relaxante”.

Ela é construída em torno da ideia de que, com o usuário sempre no centro dos princípios do design modernista, tanto a forma quanto a função poderiam ser colocadas especificamente a serviço da ergonomia.

Em outras palavras, a geometria do LC4 e seus materiais foram projetados com uma coisa em mente: o máximo conforto.

Depois de sua exposição no stand de Le Equipment d’une Habitation de três projetistas no Paris Autumn Salon em 1929, o LC4 se tornou uma das peças mais conhecidas e desejáveis do século XX.

Móveis Design – Confira as 15 obras mais famosas!

Cansado da desordem nos armários? Que tal organizar?

Com este passo a passo você conseguirá organizar o seu ambiente eficazmente, otimizando e deixando os espaços funcionais.

Aprenderá desde o início do processo da organização, passando pela (auto) análise, até o que se deve guardar em gavetas, o que pendurar em cabides, como organizar os diversos acessórios, entre outros.

curso de organização closet

Curso de organização closet  por HARMONIZATTA

Incluímos fotos para te ajudar em todo o processo da organização, com o uso de organizadores próprios, pois além de deixar tudo em ordem, eles trazem facilidade e otimização para os espaços.

ORGANIZAÇÃO não é luxo e sim QUALIDADE DE VIDA!

05| LC2 Grand Confort, Petite Modèle armchair

mobiliário


Designer:
Le Corbusier
Ano: 1928
Como um dos pioneiros indiscutíveis da era modernista, Le Corbusier disse uma vez, “cadeiras são arquitetura, sofás são burgueses”.

A LC2 Grand Confort, Petit Modèle é tão arquitetonicamente imponente como uma cadeira quanto você provavelmente se sentaria nela.

Projetada em 1928, é mantida unido por um “espartilho” de aço tubular externo e preenchido com uma almofada de penas de ganso, todos apoiados em uma estrutura de aço em forma de L. O próprio Le Corbusier descreveu-a como uma “cesta de almofadas”.

O formato do cubo foi uma resposta ao design da poltrona do clube e é uma lição de mestre na simplificação, refinamento e subtração de algo até que apenas os fundamentos permanecem.

06| Barcelona Chair

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer: Mies van der Rohe
Ano: 1929

Mies van der Rohe era um colosso modernista, dominando o mundo da arquitetura e do design de móveis.

A cadeira de Barcelona é talvez sua peça de mobiliário mais icônica.

Seu design é inspirado nas formas “X” de cadeiras dobráveis egípcias e bancos romanos dobráveis, e tinha a intenção de elevar esses humildes projetos a um trono digno de realeza (foi planejado para a família real espanhola descansar suas pernas cansadas na Exposição de Barcelona de 1929).


Em 1930, Mies foi nomeado chefe da Bauhaus, pouco antes de ser fechado pelos nazistas.

Não foi antes de 1950 que ele revisitou o projeto da cadeira de Barcelona, usando técnicas atualizadas para criar sua estrutura em balanço a partir de uma única peça de aço.

Esta versão refinada foi adquirida pela empresa de mobiliário Knoll e produzida em todo o mundo.

Ainda é um dos designs de cadeira mais conhecidos do planeta.

07| Stool 60

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer: Alvar Aalto
Ano: 1933

O banquinho Alvar Aalto parece bastante simples – e isso é porque é feito de apenas três pernas e um assento redondo conectando-os todos juntos.

Mas esta informação desmente a enorme quantidade de pensamento que entrou em sua criação.

Alto disse uma vez que “a perna da cadeira é a irmã mais nova da coluna arquitetônica”.

Ele percebeu que seria muito fácil produzir em massa essas “colunas” se você pudesse evitar o longo processo de juntas retas em madeira.

A maneira de contornar isso acabou por ser para dobrar a madeira em si, com a bétula finlandesa provando ser a melhor escolha.

E assim, toda uma nova técnica de construção nasceu.

08| Nelson Platform Bench

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer:
George Nelson
Ano: 1946

O Nelson Platform Bench é a demonstração perfeita do design como um “ponto de articulação” que muda o curso da cultura como um todo. 

Foi projetado em 1946 e, na época, suas linhas limpas e retilíneas eram surpreendentemente novas.

A filosofia do design “honesto” de George Nelson não exigia que o banco fosse mais do que era – sem ornamentação, sem frescuras, apenas função, flexibilidade e praticidade.

É fácil ver o efeito que teve em grande parte dos móveis de hoje.

09| Noguchi Coffee Table

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer: Isamu Noguchi
Ano: 1947

Uma das atitudes mais interessantes do modernismo para formar é a ideia de clareza.

A Mesa de Café Noguchi tem zero partes ocultas: é composta de apenas três componentes, todos revelados na íntegra.

As linhas arrebatadoras da mesa indicam o passado do designer Isamu Noguchi como escultor. Na verdade, o catálogo de 1947 da Herman Miller descreveu a mesa de café como “escultura para uso”.

Essa obra-prima de design de produto ainda é licenciada pela Herman Miller hoje, com a qual Noguchi desfrutou de um longo e produtivo relacionamento.

Móveis Design – Confira as 15obras mais famosas!

 

Quer aprender a criar Almofadas em Patchwork Moderno?

Aprenda 10 projetos diferentes repletos de técnicas e dicas para confeccionar almofadas modernas e super comerciais.

Linguagem simples, gráficos de apoio, aula em vídeo e sugestões de finalização. Você amará cada projeto!

As 10 aulas estão divididas em 5 módulos. Você receberá:

  1.  10 vídeos.
  2.  10 projetos em PDF.
  3. Bônus:
  4.  Webnair: Aprenda a escolher tecidos como um PRO.
  5.  Vídeo: Como finalizar as suas almofadas.

Almofadas em Patchwork Moderno

10| Florence Knoll Sofa

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Florence Knoll
Ano: 1954

Florence Knoll é mais conhecida como diretora de design da empresa de móveis Knoll.

Ela assumiu o dia a dia do marido, Hans Knoll, depois que ele morreu em um acidente de carro em 1955.

Knoll, como empresa, agia como uma espécie de gravadora para designers de primeira linha na época, e Florence persuadiu arquitetos como Mies van der Rohe e Eero Saarinen a contribuírem com projetos de móveis para seus catálogos.


Como tal, a principal contribuição de Florence Knoll para o design de móveis foi como uma espécie de diretora criativa para toda a indústria.

Muitos dos designs da empresa também eram dela, e todos eles foram uma força motriz na modelagem da estética de escritório dos anos 50 e 60 (muitos dos quais trazem Mad Men à mente).

Seu sofá é uma peça icônica por si só e resume sua atitude em relação à estética: geometria quadrada, uma mistura de tecidos e aço e uma forma limpa que ainda parece fresca hoje em dia.

11| Eames Lounge Chair

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer: Charles and Ray Eames
Ano: 1956

A equipe de design composta por marido e a esposa Charles e Ray Eames criou esta peça icônica a partir do desejo de melhorar as poltronas comumente vistas em muitos porões americanos.

O objetivo do Eames Lounge Chair é simples: conforto.

Os designers disseram que queriam que ele tivesse a “aparência acolhedora de uma luva de primeira-base”.

Quando a cadeira e o otomano foram introduzidos em 1956, essa intenção caseira levou a coisas muito maiores.

O design tornou-se uma das peças mais reconhecíveis do século 20 e ainda parece tão fresco quanto no dia em que foi lançado.

Móveis Design – Confira as 15 obras mais famosas!

12| Egg Chair

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Arne Jacobsen
Ano: 1958

Você já viu a cadeira Egg: está em todo lugar. Até mesmo o McDonald’s tem a Egg em suas lojas mais elegantes.

Embora pareça um pouco Austin Powers, a ideia por trás da forma da Egg é que ela deve dar ao usuário alguma privacidade enquanto estiver em espaços públicos.

E funciona, graças a seus lados altos e encapsulados.

A Egg foi projetada originalmente por Arne Jacobsen para o hotel Radisson SAS em Copenhague em 1958.

Tornou-se um dos designs de cadeira mais conhecidos e ainda é uma das peças mais instantaneamente reconhecidas do período.

13| 606 Universal Shelving System

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!


Designer: Dieter Rams
Ano: 1960

O conceito de Dieter Rams para o sistema de prateleiras 606 começou com o pensamento de que “uma estante deveria ser neutra, sua vida vem dos livros que ela contém”.

Ele estendeu isso para criar um sistema de prateleiras totalmente modular e neutro que é personalizado para cada casa. 

Projetado em 1960, o sistema 606 é muito mais do que uma estante e pode se adaptar para acomodar qualquer coisa que você precise, desde objetos de arte a documentos arquitetônicos.

Seu valor está em sua flexibilidade modular, e é instantaneamente reconhecível pelas linhas limpas e nítidas que permeiam todo o trabalho de design da Rams.

Não é difícil ver o legado que o 606 teve – há agora imitações baratas em todos os lugares.

14| Arco Floor Lamp

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Achille and Pier Castiglioni
Ano: 1962

O resumo para a luminária do Arco era simples: criar uma luz no teto sem o inconveniente de conectá-la ao teto.

O resultado é uma demonstração perfeita do ponto ideal onde a forma e a função se encontram: uma pesada base de mármore, um pescoço de aço arqueado e uma lâmpada e sombra de suspensão livre – todos trabalhando juntos para criar um objeto tão simples quanto possível.  

Projetada pelos irmãos Castiglioni em Milão, a lâmpada Arco é inspirada na iluminação pública. Desde 1962, tornou-se uma peça muito imitada, gerando muitos imitadores e imitações.

Olhando em volta de lojas de iluminação modernas, é fácil dizer que você já viu isso um milhão de vezes, mas a clareza de pensamento que entrou no design original nos anos 60 provou ser um ponto de pivô que mudou o design de iluminação para sempre.

Móveis de Designers – Confira as 15 obras mais famosas!

Organização Residencial: organize sua casa você mesma!

Você esta cansada de tentar organizar a casa, mas não conseguir? Quer organizar definitivamente e eficiente, e acabar de vez com a bagunça?

Pois é, com as técnicas certas de organização você consegue organizar sua casa de uma vez por todas e ter tempo para o que realmente importa!

Se eu te disser que isso é possível você acredita? Quer saber mais? Vem comigo, que eu te mostro! 

curso de organização residencial
Curso de organização residencial para todos por Gabi de Santi – Personal Organizer

 

15| 620 Chair Programme

Móveis de Designers - Confira as 15 mais famosas!


Designer: Dieter Rams
Ano: 1962

O lema de Dieter Rams era “menos, mas melhor”.

Com isso em mente, é fácil entender por que o diretor de design da Apple, Jony Ive, inspira-se tanto em seu trabalho.

A poltrona 620 incorpora essa ideia perfeitamente.

Parecendo ter sido retirada diretamente da cabine da primeira classe no Concorde, o design preciso de 1962 é completamente modulamobiliárior.

Na verdade, é descrito como um “kit de peças, não apenas uma cadeira” pelos fabricantes Vitsoe, que a vendem hoje.

Solte os parafusos, remova o painel lateral e você poderá construir um sofá a partir de quantas 620s desejar.

Além disso, foi conscientemente projetada a partir de componentes que melhorariam com a idade, amadurecendo e melhorando quanto mais ela fosse usado.

Uma cadeira para durar uma vida ou talvez mais.

Você gostaria de aprender tudo sobre Design de Interiores e também sobre como gerenciar uma obra de interiores como esta que fizemos abaixo?

Então, clique aqui para ter todas as informações sobre este conteúdo.

Móveis Design - Confira as 15 obras mais famosas!

Inpirado no Texto de Mark Edwards para o Highsnobiety.com

E aí, gostou do artigo sobre Móveis Design – Confira as 15 obras mais famosas!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Larissa Fereguetti
Larissa Fereguetti
Uma Engenheira Civil sensível às artes! Ama escrever sobre decoração e arquitetura e fotografar a natureza nas horas vagas! Me siga no Instagram!