Jardinagem e Paisagismo – Como projetar um jardim?
Dicas práticas com imagens para você se inspirar na construção do seu jardim.
Quer fazer uma trilha de jardim ou orla, ou algo assim, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Siga estas dicas e, quando decidir, verá como é fácil.
Eles são funcionais e decorativos e têm uma função muito especial.
Jardinagem e Paisagismo – Como projetar um jardim?
Delimitação das bordas:
Embora a borda tenda a ser puramente decorativa, em alguns casos é realmente necessária. Por exemplo, se você quiser fechar uma área destinada a um canteiro, terá de pensar em como realizar este acabamento desta delimitação de área.
O acabamento das bordas sempre deixa o jardim bonito e melhor apresentado visualmente, contudo sua função vai além da estética.
A borda impede que o solo se desgaste e evita que a terra se espalhe por qualquer coisa, ou até mesmo de ventanias mais acentuadas, espalhando por todo lado tudo o que você estiver plantando ou cultivando.
Materiais mais utilizados:
Você pode usar blocos de azulejo, pedra ou concreto para a borda do seu jardim. Vigas de madeira, pregos e toras também são cada vez mais usados como materiais para bordas e caminhos.
Eles têm uma aparência rústica e informal que as torna especialmente, bonitos.
Layout e forma:
Há muitas maneiras de definir a borda de um jardim.
O material escolhido pode causar um impacto positivo na estética, por exemplo, você pode colocar tijolos em vários padrões diferentes: dentados, chanfrados ou arredondados.
Você também pode colocar as cavilhas lado a lado em um padrão diagonal para uma aparência muito mais interessante.
Uma opção barata é usar arame como borda, que você pode segurar pregando-o no chão.
Topiara ou poda:
Outra ótima opção é aplicar nas plantas podas que as conferem um aspecto esculpido, para isso recomendamos o uso de arbustos curtos, como buxo e lavanda, pois são fáceis de podar. Esta categoria de poda é ótima para ser utilizada na vegetação lateral aos caminhos do jardim.
Jardinagem e Paisagismo- Como projetar caminhos de pedra?
Planeje o caminho do seu jardim:
Se você deseja planejar um caminho para conduzir as pessoas pelo seu jardim, tenha sempre em mente que sua função básica é conectar lugares.
Você também pode tornar o caminho mais atrativo colocando algum tipo de acessório, árvore ou cerca no final do caminho.
Além de indicar o caminho a ser percorrido, eles evitam que a grama, as bordas ou as plantas se soltem e se deteriorem.
Esboce um estudo do seu Jardim:
Antes de começar de fato a construir seu jardim, recomendamos que você primeiramente coloque suas ideias no papel. Isso também irá ajudá-lo a calcular a quantidade de cada material necessário a ser utilizado na construção do seu jardim.
Você também pode fazer algumas marcações no chão com corda e pequenos pregos ou estacas. Contudo, tenha atenção! Se você quiser um caminho reto, a corda deve estar esticada. Se o seu caminho for curvo, as cordas devem seguir a curva.
Trilha de Jardim – Cuidados com o traçado na jardinagem!
Praticidade e a estética:
Em muitos casos, é necessário combinar caminhos funcionais com caminhos essencialmente estéticos que servem somente de decoração para o espaço verde.
Caminhos principais, como caminhos para uma rua ou garagem, devem ser semelhantes e não muito longos, sem fugir muito do traçado natural que o pedestre busca ao se deslocar.
No entanto, você pode projetar caminhos secundários de outras maneiras, se desejar. Caminhos secundários são basicamente traçados adicionais que o pedestre precisa acessar para ir de um lugar para outro.
Considerações adicionais sobre Jardinagem e Paisagismo – Trilha de Jardim:
Após escolher os materiais para o caminho do seu jardim, alguns pontos a serem pensados, como os materiais disponíveis na sua região, o estilo de sua casa, quão formal é seu jardim, seu orçamento, e até as propriedades de cada material.
Além dessas considerações, o principal a lembrar é que o material para um caminho de jardim deve ser sempre prático, fácil de manter e de preferência bastante durável.
Atenção e cuidados com as plantas na Jardinagem:
As plantas rasteiras são ótimas para preenche espaços vazios entre caminhos.
Ao cultivá-los, você ainda precisa ter em mente que eles não crescerão em lugares por onde você mais trafega, pois, o caminhar dos pedestres amassarão as plantas, como as gramas, por exemplo.
Recomendamos evitar qualquer espécie de planta que produza arbustos grossos nos quais você possa tropeçar.
Algumas das melhores plantas para se utilizar em caminhos de jardim são florais como as margaridas, as frutíferas como as amoras.
Baseado no texto original de Decortips.
E aí, gostou do artigo sobre Jardinagem e Paisagismo – Como projetar um jardim?
Então compartilhe com os amigos e não se esqueça de me deixar saber nos comentários o que você achou!
Se você gosta de cozinhar que tal começar a decorar?
Assista este vídeo abaixo e aprenda estas dicas valiosas para transformar sua casa!
►Veja mais!
Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre: