House 21-Confira tudo sobre este incrível projeto!

House 21-Confira tudo sobre este incrível projeto!

A Case Study House 21 é um projeto assinado pelo arquiteto Pierre Koenig, considerada uma das obras mais emblemáticas do modernismo.

———— PUBLICIDADE ————

A casa fica em solo americano, mais precisamente em Hollywood Hills, e faz parte das Case Study House, um programa de arquitetura experimental com foco em residências.

Por conta disso, ela é considerada um dos poucos projetos que trazem essa essencial real que o programa queria, com um desenho e o uso de materiais inovadores em sua construção.

E é sobre isso que abordaremos neste artigo, quer conhecer a fundo a House 21? Então acompanhe o artigo!

———— PUBLICIDADE ————

House 21 — Confira tudo sobre este incrível projeto!

1 — O programa:

House 21-Confira tudo sobre este incrível projeto!

Antes de falarmos sobre a casa, o programa de arquitetura dá um show à parte e merece destaque aqui também.

———— PUBLICIDADE ————

Ele durou de 1945 a 1966, financiado pela revista Arts & Architecture, com incentivou de seu diretor, John Entenza.

A ideia era realizar a amostra de projetos residências com baixo custo, para um novo modelo de relação entre o ‘design’ e a vida moderna que está nascendo ali.

Muitos nomes conhecidos e em início de carreira puderam participar do programa. Além de Koenig, nomes como Richard Neutra e Eero Saarinen também participaram do Case Study House, utilizando a oportunidade para a divulgação de suas ideias como arquitetos.

———— PUBLICIDADE ————

Ao todo, foram finalizados 36 projetos de casas e um prédio de apartamentos, sendo a House 21 um dos mais conhecidos e reverenciados no programa, e fora dele também.

Em grande maioria, os protótipos de baixo custo atendiam a cidade de Los Angeles, na Califórnia, mas outras cidades como Phoenix e San Francisco também foram contempladas. Todas as localidades ficavam nos Estados Unidos.

Outra característica do programa, é que a maioria dos projetos era para clientes hipotéticos, onde outras traziam figuras reais contempladas com as casas, novamente como a House 21.

Embora tenha apresentado uma proposta interessante, muitos desses projetos jamais chegaram a ser realizados de fato, ficando apenas no papel.

No entanto, mesmo sem a construção dos projetos, todos traziam como marca as grandes contribuições para a arquitetura, tendo relevância e influência a área até hoje, isso em aspecto mundial, pois avançaram além do solo americano.

Os projetos que conseguiram ser construídos, são marcos para a arquitetura moderna, todos com características bastante marcantes.

Na época, trouxeram soluções criativas para as construções pós-guerra, visto que o início do projeto coincide com o fim da Segunda Guerra Mundial.

A Bailey House: A House 21:

 

House 21- Confira tudo sobre este incrível projeto!

No programa experimental ela é chamada de House 21, no entanto, o projeto é conhecido também como Bailey House. O nome remete a seu proprietário, o psicólogo americano Walter Bailey, para quem a casa foi criada.

Levou dois anos para o projeto sair do papel e tomar forma, já que a House 21 foi construída entre 1956 a 1958 por Koenig.

Durante todo o seu trabalho como arquiteto, ela desenhou projetos que pudessem representar a tecnologia e estilo de vida levado pelos californianos, trazendo uma consistência firme e sem a presença de maneirismos desnecessários, foi isso que ele conseguiu passar para a Bailey House.

Esse foi um dos primeiros projetos da carreira do arquiteto, que realizou a obra no início de seu trabalho.

Para isso, Koenig utilizou uma variedade pequena de materiais, onde são evidenciados aço e vidro. A ideia era dar ao projeto uma expressão mais pura.

O arquiteto possuía uma visão estética puxada para o lado funcional, mostrando estruturas que se parecem simples, mas de outro ângulo são vistas com extrema complexidade e organização.

Conceito da obra:

House 21- Confira tudo sobre este incrível projeto!

O estilo de vida na Califórnia eram elementos fundamentais aos projetos de Koenig, que se manteve bastante fiel com essa ideia.

Deste modo, o espírito proposto remete ao Leste da Califórnia, trazendo a tradicional armação de balão e centro-home comum para os americanos.

Isso desempenha um clima de contraponto para a piscina na parte externa, possibilitando que ela converse e estabeleça uma forte relação ao meio ambiente.

O projeto é simples, mas traz complexidade de alguma forma.

A obra saiu tão perfeita, considerada um dos grandes exemplos de modernismo arquitetônico entre os projetos experimentais do programa Casa Study House.

Em cada cômodo da House 21 há uma definição clara o estilo que o arquiteto adotava, trazendo referências para habitação contemporânea dos americanos naquela época.

Tanto é que a House 21 expressa, como pouco projetos conseguem, o modo de vida sem os costumes mais antigos ou os sonhos de seus habitantes, mas sim uma representação atual de seu tempo.

Materiais predominantes:

House 21- Confira tudo sobre este incrível projeto!

O que mais é evidenciado são aço e vidro, materiais que tão o ar moderno que Koenig quis passar. Os pilares de aço, por exemplo, têm cerca de 100 h e feixes a 200 milímetros, o mesmo material utilizado na tampa para as paredes.

Já as janelas são em vidro, com chapas de aço dobrado para a cobertura pré-fabricada.

Também foram usadas linguetas de aço para a composição de painéis laterais, e estes foram pintados de branco, de modo a contrastar com o interior da tampa, que forma linhas pretas na estrutura.

Por fim, os pisos dispostos no pátio da House 21 são de tijolos, trazendo uma tonalidade vermelha ao espaço.

A montagem da casa é no estilo in situ, cobrindo detalhes com o recurso do aço, que pode ser visto em um piso a plano aberto. Isso foi feito para aproveitar ao máximo as luzes que essa estrutura pode oferecer, dando a oportunidade de o ambiente receber uma boa iluminação.

Assim, ele é composto por quatro quadros estruturais em aço duplo de extensão, estrutura essa em formato retangular e pré-fabricada. Elas têm 13,40 de largura e mais 2,75 de altura.

Há três varandas que fazem a moldura para a entrada e a garagem do projeto, com vigas de aço embutido ao beiral do telhado, completando o ar moderno e tão aclamado que o projeto conseguiu trazer.

A House 21 foi um dos poucos projetos do Case Study House que saíram do papel.

Existem outros exemplos bacanas de casas modernistas para se inspirar.

E aí, gostou do artigo sobre House 21-Confira tudo sobre este incrível projeto?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Thaisa Porfirio
Thaisa Porfirio
Autora e redatora do Blog e canal no YouTube Arquitetura na Nuvem. Atuante na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho Arquitetônico, Projeto de Arquitetura, Projeto de Paisagismo e Planejamento Urbano. Me sigam no Instagram!