Home > Design de Interiores > 7 Dicas de decoração

7 Dicas de decoração

///
Comments are Off

Neste artigo você vai conferir 7 dicas de decoração para arquitetos que desejam decorar ambientes.

A decoração também é uma função dos arquitetos, além da parte de projetar um edifício ou residência. Esse lado arquitetônico é muito apreciado, por trazer não só conforto ao ambiente, mas também otimizar espaços e dar um ar mais aprimorado, entre outros pontos que são bem vistos.

Quem mora em apartamento, por exemplo, precisa ao máximo aproveitar o espaço deste para se tornar um lugar aconchegante, até porque os imóveis estão diminuindo cada vez mais com o passar dos anos.

As casas também precisam desse toque, assim como escritórios e outros ambientes, afinal eles trazem uma identidade e dão charme, tornando a presença ali agradável.

Até a forma de usar as cores é estudada pelos arquitetos, visto que os tons usados provocam sensações nos seres humanos. O azul, por exemplo, é capaz de trazer leveza e calma.

Cada arquiteto tem seu próprio estilo para a decoração, mas eles acabam entregando projetos de decor de acordo com as preferências e necessidades que o cliente apresenta, levando em consideração o espaço a ser decorado também.

Para te deixar um pouco mais a par desse assunto, listamos 7 dicas sobre decoração que serão bastante uteis para quem quer dar um charme a mais a um ambiente. Está interessado? Então acompanhe.

7 dicas de decoração

Marcenaria pode fazer toda a diferença

Utilizando novamente o exemplo dos apartamentos, com ambientes e espaços menores que uma residência, a marcenaria é capaz de aproveitar cada centímetro presente ali, sendo uma das principais vantagens.

Basta observar os guarda-roupas, por exemplo, nas lojas, que costumam ser maiores do que o quarto consegue comportar, o mesmo vale aos móveis da cozinha. Os projetos de marcenaria são montados de acordo com a medida e espaço que o ambiente propõe, chamados de móveis planejados por conta disso.

Fora isso, materiais como o MDF são mais resistentes até mesmo a água, o que garante uma qualidade maior ao cliente.

Iluminação ajuda a aproveitar espaços

O espaço pode ser muito bem aproveitado com móveis adequados, mas a iluminação também ajuda nisso. Se for usada de modo correto, ela consegue trazer profundidade ao ambiente, dando a impressão que ele é maior, por exemplo.

Tanto é que a luz se torna um fator crucial para o bom uso a espaços limitados, incluindo aquela que é natural, a melhor opção para esses casos. No entanto, alguns espaços não conseguem aproveitar a iluminação natural, então utilizar a luz de forma artificial também é indicado, que dá ainda um toque mais sofisticado ao espaço.

Focos de luz conseguem destacar objetivos e até mesmo espaços, ajudando em sua distribuição.

Espelhos são excelentes para aumentar o ambiente

O uso de espelhos é um truque bastante presente na decoração, principalmente a ambiente pequenos. Eles empregam a sensação de amplitude e também trazem isso não apenas ao espaço em si, mas também a objetos específicos usados no decor.

O tapete é quem mais se beneficia nisso. Se ele for grande e retangular e tiver um espelho corretamente direcionado a ele, trará também a sensação de amplitude. Aqueles com estampas quadriculadas, por exemplo, ainda dão a ilusão de que o ambiente é maior.

Móveis multifuncionais dão um toque interessante

Os móveis no estilo multifuncionais se destacam por duas coisas: o charme que trazem a decoração e suas funções múltiplas. Principalmente a ambientes limitados, esse tipo de móvel ajuda a comportar outros objetos e que ajudam a complementar a decoração, depois é só retirá-los quando for necessário, para pôr em uso.

É interessante pesquisar a proporção dos móveis antes

Independente do espaço a ser decorado, é interessante que o arquiteto pesquise as proporções dos móveis que serão colocados ali. Além de poder utilizá-los com melhor versatilidade, isso colabora para a otimização do ambiente, tornando o mais espaçoso se necessário.

Com isso, ele também consegue deixar o local aconchegante, com ar acolhedor e charmoso, de acordo com o que o ambiente comporta.

Aproveite espaços verticais

Por conta da altura que normalmente dispõem, eles são ótimos para implantar várias formas e tornar o espaço bem melhor aproveitado.

Com o uso dos espaços verticais é possível criar mezaninos e implantar estantes, por exemplo, nichos nas paredes e muito mais.

Não deixe de investir nos móveis planejados

Embora os móveis vendidos em loja sejam charmosos e elegantes, nem sempre conseguem trazer um aproveitamento como os planejados. A questão é óbvia, visto que eles são projetados de acordo com o que o ambiente pode comportar.

Para quem tem apartamento ou até mesmo escritórios, cujo os espaços são menores, é a melhor forma para a decoração, onde é possível trazer charme, conforto e também ampliação do ambiente de uma só vez.

Além disso, esse tipo de móvel consegue trazer cores, superfícies variadas, incluindo as refletivas, texturas e iluminação em muito mais opções que os outros móveis já prontos, podendo gerar projetos mais diversificados e que atendam as preferências do cliente.

Aposte nos nichos

O interessante e mais marcante dos nichos é que eles se encaixam em qualquer cômodo, inclusive no banheiro.

A função é, na maioria dos casos, servir como um espaço para guardar objetos, então eles podem conter livros, objetos menores de decoração, vasos e muito mais. Além

disso, os nichos podem ser encontrados de várias formas, aplicados nos móveis ou de forma interna nas paredes, ainda também fora delas.

Até mesmo ao guarda-roupas é possível emprega-los, já que muitos closets de hoje são feitos à base de nichos. O recurso é bastante versátil e pode ser uma opção interessante para decoração, economizando espaço.

Móveis com armários embutidos

Os armários embutidos podem ser aplicados em diversos móveis, trazendo também a questão de otimizar o espaço, além de serem usados para alocar objetos diversos que, normalmente, não precisam ficar expostos.

Esse móvel ocupa o espaço que seria usado de qualquer jeito, mas de um modo aproveitado. Como ficam escondidos, acabam trazendo leva ao ambiente e ainda dão um toque de ter menos armários do que realmente há naquele lugar.

Painéis e quadros multiuso

Eles trazem um efeito muito além do estético e podem ser utilizados de várias maneiras. Essas peças dão um ar mais aconchegante ao ambiente, ao mesmo tempo que o aproveita melhor.

Além disso, um painel multiuso pode ser usado também em corredores, dando uma nova função a esse espaço. No geral, ocupam pouquíssimo espaço e dão um ar diferenciado ao ambiente.