A decoração com papelão é uma tendência popular para quem deseja criar um ambiente aconchegante e acolhedor em casa, sem gastar muito dinheiro. O papelão é um material versátil e fácil de ser trabalhado, o que o torna ideal para projetos de decoração.

Decorar sua casa com papelão pode parecer algo estranho, mas, na verdade, é uma tendência cada vez mais popular.

———— PUBLICIDADE ————

O papelão é um material barato e fácil de encontrar, além de ser ecologicamente correto, uma vez que é um material reciclável.

Com um pouco de criatividade, é possível transformar o papelão em uma ampla variedade de objetos decorativos, desde móveis a acessórios.

———— PUBLICIDADE ————

Se você está procurando ideias criativas para decorar sua casa com papelão, continue lendo este artigo!

 Ideias para decorar com papelão.

luminarias de papelao
luminarias de papelao

Uma das melhores coisas sobre a decoração com papelão é as possibilidades serem infinitas. Você pode criar quase qualquer coisa que imaginar. Aqui estão algumas ideias para começar:

Móveis de papelão

Sim, é possível fazer móveis de papelão! Existem várias empresas que oferecem móveis de papelão, mas você também pode fazer seus próprios móveis em casa. Desde mesas de cabeceira a estantes, existem muitas opções de móveis de papelão que podem ser feitos com alguns cortes e dobras.

Acessórios de papelão

Além de móveis, existem muitos acessórios de papelão que podem ser feitos para decorar sua casa. Por exemplo, você pode fazer luminárias, vasos de plantas, relógios de parede, espelhos e muito mais. Esses acessórios podem ser tão simples ou elaborados quanto você desejar.

Organizadores de papelão

Se você precisa de mais espaço de armazenamento em sua casa, os organizadores de papelão são uma opção inteligente. Você pode fazer caixas de papelão personalizadas para guardar roupas, sapatos, livros e outros itens. Além disso, os organizadores de papelão são fáceis de personalizar com cores e padrões diferentes.

———— PUBLICIDADE ————

Como fazer decoração com papelão.

Agora que você conhece algumas ideias para decorar com papelão, pode estar se perguntando como fazer isso em casa. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Escolha o papelão certo

Nem todo papelão é criado igual. Para projetos de decoração, você deve usar papelão mais grosso e resistente. Além disso, certifique-se de que o papelão esteja livre de rugas e dobras, pois isso pode prejudicar a aparência final do projeto.

Use ferramentas adequadas

Para trabalhar com papelão, você precisará de algumas ferramentas básicas, como uma faca de corte, uma régua e uma caneta. Você também pode querer ter um ferro de passar roupa para alisar as dobras.

Planeje seu projeto com antecedência.

Antes de começar a cortar e dobrar o papelão, é importante planejar seu projeto com antecedência. Considere o que você quer criar, qual o tamanho que você precisa e como você pode personalizá-lo. Você também pode querer criar um esboço ou modelo para seguir durante o processo.

Crie um modelo

Se você está criando um objeto mais elaborado, é uma boa ideia criar um modelo em papel primeiro. Isso permitirá que você veja como as peças se encaixam e como o projeto final ficará antes de cortar o papelão.

Use cola adequada

Para manter as peças de papelão juntas, você precisará de uma cola adequada. Colas de artesanato ou colas de papelão são geralmente as melhores opções. Certifique-se de aplicar a cola uniformemente e deixá-la secar completamente antes de continuar a trabalhar no projeto.

Exemplos do uso do papelão para decoração.

biombos de papelao
biombos de papelao. Ideia por AA
Aqui vão mais algumas dicas e exemplos de como você pode usar o papelão na decoração da sua casa:

Biombos de papelão

Se você precisa dividir um espaço em sua casa, mas não quer investir em uma parede permanente, pode criar um biombo de papelão. Basta cortar o papelão em tiras largas e dobrá-las para formar um painel. Você pode decorar o biombo com tecidos, tinta ou papel adesivo para personalizá-lo.

Cabeceira de cama de papelão

Uma cabeceira de papelão pode ser uma ótima opção para quem quer criar uma decoração personalizada em seu quarto. Você pode cortar o papelão em uma forma que desejar, como um retângulo ou um arco, e decorá-lo com tecido, tinta ou papel adesivo.

Casinha de papelão para animais de estimação

casinha de papelao para cachorro
casinha de papelao para cachorro. Ideia ilustrativa por AA

Se você tem um animal de estimação, pode criar uma casinha de papelão para ele. Basta cortar e dobrar o papelão em uma forma que o animal possa entrar e sair confortavelmente e decorá-lo com tecido ou papel adesivo para torná-lo mais atraente.

Luminárias de papelão

luminárias de papelão são fáceis de criar e podem adicionar um toque de personalidade a qualquer espaço. Você pode cortar o papelão em diferentes formas, como estrelas ou corações, e colocar uma luz dentro para criar uma luminária personalizada.

Estufa de papelão

Se você é um amante de plantas, pode criar uma estufa de papelão para proteger suas plantas do frio. Basta cortar e dobrar o papelão em uma forma que cubra suas plantas e decorá-lo com tinta ou papel adesivo para torná-lo mais atraente.

Lembre-se, a decoração com papelão é limitada apenas pela sua imaginação. Com um pouco de criatividade e algumas ferramentas básicas, você pode criar uma decoração personalizada e exclusiva em sua casa sem gastar muito dinheiro.

Conclusão

cabeceira de papelão
cabeceira de papelão

Decorar com papelão é uma ótima opção para quem deseja criar uma decoração personalizada e única sem gastar muito dinheiro.

Com algumas ferramentas básicas, papelão grosso e resistente, e um pouco de criatividade, você pode criar móveis, acessórios e organizadores de papelão.

Lembre-se de planejar seu projeto com antecedência e usar as ferramentas e cola adequadas para garantir que o projeto final fique bem feito. Com essas dicas, você pode criar uma decoração exclusiva e ecologicamente correta em sua casa.

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.