Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Para projetos grandes e pequenos, a construção modular oferece uma abordagem eficiente e sustentável. Veja abaixo!

O futuro da arquitetura não vale a pena considerar sem levar em conta também o futuro da indústria, da construção como um todo.

Com algumas exceções, a construção sofre com ineficiências que prejudicam não apenas o tempo e o dinheiro dos clientes, mas o bem-estar do meio ambiente.

———— PUBLICIDADE ————

Desperdício de material, altos custos de mão de obra, longos tempos de construção e níveis onerosos de manutenção são apenas algumas das muitas consequências das práticas de construção desatualizadas de hoje.

Não é de admirar, então, que muitos estejam defendendo a construção modular para reformar o setor.

Se realizada com sucesso, a construção modular tem potencial para revolucionar o processo de construção, com qualidade controlada pela fábrica, cronogramas de construção reduzidos e um uso mais inteligente de materiais a tornam consideravelmente mais sustentável do que as técnicas convencionais.

———— PUBLICIDADE ————

Os seguintes projetos vencedores do Prêmio A+ Awards foram compostos usando este método de construção cada vez mais popular, provando que a funcionalidade da construção modular não significa comprometer o design:

Aqui na AArquiteta, nós possuímos um curso gratuíto de Design de Interiores muito bacana!
Seja bem vindo, acesse e venha fazer deste curso conosco!

1 Cherokee Residence por Reddymade e LivingHomes | Planta pré-fabricada

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Vencedor do júri e do voto popular no Prêmio A+ de 2018, o Cherokee Residence é uma composto por seis módulos em dois níveis que formam os espaços principais de vida, volume de escada personalizado, garagem e anexo para hóspedes.

———— PUBLICIDADE ————

Inspirado pelo modernismo de meados do século, o design confunde a fronteira entre os espaços exteriores e interiores, mantendo uma forte sensação de privacidade.

A utilização de métodos de construção pré-fabricados para a maior parte da casa minimizou a perturbação da vizinhança e reduziu o tempo e o custo da construção geral do local.

A construção da casa fora e dentro do local ocorreu simultaneamente, permitindo que o projeto fosse entregue e montado no local em um único dia.

2 Estação do Povo por People’s Architecture Office

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Finalista na categoria Arquitetura + Pré-fabricada no A+ Awards 2018, a Estação do Povo é um centro cultural projetado para revigorar o distrito de Kwan-Yen em Yantai, China.

Situado um pouco além da borda do distrito comercial, o edifício apresenta grandes entradas abertas, áreas semi-externas e seções elevadas acima do solo.

Atua como um nexo que convida os visitantes a explorar o núcleo histórico da cidade.

Com a utilização de um sistema pré-fabricado proprietário, a Estação do Povo foi concebida e construída em três meses.

Um amplo espaço expositivo, sala, livraria e cinema compõem o interior do edifício.

O andar térreo possui apêndices portáteis que, quando acoplados, aumentam a pegada do prédio de forma semelhante a uma sanfona, ampliando sua gama de usos.

 

Construção modular casa Pipa por Bernardes Arquitetura

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

construção modular

A Casa Pipa foi desenvolvida como um produto que pode ser replicado e vendido em módulos para outros clientes.

Foi um vencedor do Voto Popular no A + Awards 2019 .

A casa foi projetada para a eficiência construtiva através de um sistema industrializado que permitiu sua rápida execução e baixíssima produção de resíduos.

Seu sistema estrutural em madeira de eucalipto colada e laminada torna a casa adaptável a diferentes locais.

A casa possui sistemas de aquecimento individualizado, ar condicionado e instalações elétricas divididas em módulos, o que simplifica sua manutenção e funcionamento.

As paredes externas em painéis de concreto pré-fabricado garantem uma boa resposta térmica e nenhuma manutenção.

Construção modular Clinton Corners por Lake | Flato Architects

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

construção modular

Situado discretamente em um terreno silvestre no Vale do Hudson, Clinton Corners foi concebido tanto como um retiro familiar para fins de semana longe da cidade quanto um espaço de reunião para ocasiões especiais. Foi o vencedor da votação do júri no A+ Awards de 2019.

As formas simples do edifício aproveitam a construção pré-fabricada em painéis para agilizar o projeto e integrar a construção rápida.

Fabricado em uma instalação próxima, a estrutura de madeira pesada exposta e os painéis de parede super isolados foram entregues no local e montados em menos de três semanas.

A precisão dos componentes pré-fabricados também proporcionou um envelope de construção de alto desempenho, resultando em maior desempenho energético e controle preciso sobre a qualidade do ar interno.

Construção modular North Fork Bluff House por Resolution: 4 Architecture

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

construção modular

O North Fork Buff House é uma casa pré-fabricada modular projetada como um retiro de várias gerações para uma grande família.

A casa é composta por quatro unidades modulares que foram fabricadas em Scranton, Pensilvânia.

Dois dos módulos contêm quatro quartos de tamanhos iguais, cada um com seu próprio banheiro.

Os outros dois módulos são combinados para formar a entrada da casa e uma cozinha aberta, sala de jantar e sala de estar com uma sala de mídia em uma extremidade e uma sala de música na extremidade oposta.

Os módulos são construídos acima de um porão que abriga uma sala de jogos e duas salas de beliche.

6 Cidadão M. Bowery por Stephen B. Jacobs Group e Concreto

construção modular

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Originalmente projetado como um edifício convencional de concreto derramado no local, o cliente, citizenM, decidiu redesenhar o hotel usando construção modular.

O hotel de 19 andares e 100.000 pés quadrados é o hotel modular mais alto do mundo.

Devido à alteração do sistema estrutural do edifício, a sala mecânica de pé direito duplo, originalmente localizada no 18º andar, foi transferida para o 3º andar.

O hotel conta ainda com 210 módulos de quartos, a maioria dos quais duplos para um total de 300 quartos.

 

7 Longs Peak Privies  por Colorado Building Workshop / University of Colorado Denver

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Construção modular, o futuro da arquitetura! Confira!

Um dos oito incríveis projetos de arquitetura verde que receberam um prêmio A+ no ano passado, o Longs Peak Privies usa construção leve pré-fabricada e métodos emergentes de coleta de lixo para minimizar a pegada humana no ambiente do Colorado.

A solução final do projeto é uma série de paredes de gabião estruturais pré-fabricadas. As pedras coletadas no local são utilizadas como lastro.

Este método de montagem permite uma construção rápida no local e uma arquitetura que desaparece na paisagem circundante.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais? Então acesse aqui

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Lilia Vaz
Lilia Vaz
Uma empreendedora apaixonada pelo mundo do Design de Interiores. Redatora sobre Decoração de Interiores, Arquitetura e Viagens, e mãe de família em tempo integral!
pacote formação engenharia