compatibilização de projetos
Imagem: platteengenharia.com.br

Compatibilização de projetos – Como compatibilizar projetos!

Embora existam certas alfinetadas entre arquitetos e engenheiros, tudo isso deve ficar na forma de brincadeiras.

———— PUBLICIDADE ————

É essencial que esses profissionais, bem como os demais inseridos no planejamento e execução da obra, estejam sempre em harmonia e trabalhem em equipe, de modo que seja possível fazer a compatibilização de projetos.

compatibilização de projetos
Imagem: videoblocks.com

Compatibilização de projetos:

A compatibilização de projetos consiste em um modo de analisar todos os projetos que fazem parte de uma edificação e solucionar possíveis interferências existentes.

———— PUBLICIDADE ————

Desse modo, há a integração de todos os sistemas.

Dentre os projetos analisados, é possível citar: estruturas, arquitetônico, hidráulico, instalações, paisagismo, impermeabilização, elétrico, prevenção de incêndios e outros.

———— PUBLICIDADE ————

Basicamente, é como se todos esses projetos fossem sobrepostos, no intuito de encontrar irregularidades.

Um exemplo de problema que ocorre com frequência é o de vigas e tubulações hidráulicas se chocando.

Quanto antes o problema for identificado, melhor é, visto que, ainda na fase de projeto, é mais fácil fazer correções que durante a obra em si.

Compatibilização de projetos - Como compatibilizar projetos!
Imagem: revitalizei.blogspot.com

Muitos softwares permitem a sobreposição desses projetos, funcionando como uma grande ferramenta auxiliar e tornando o processo mais simples.

———— PUBLICIDADE ————

Ainda, é preciso que haja diálogo entre os diferentes profissionais.

Cabe ao gestor de projetos orientar todo o processo.

Vantagens da compatibilização de projetos

Pode parecer bobagem, mas compatibilizar os projetos ainda na elaboração gera uma economia de 5% a 8% nos custos da construção. Isso acontece porque, ao sobrepor os projetos, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles aconteçam na obra.

Em outras palavras, ao realizar a compatibilização, evita-se que um erro seja descoberto no momento da construção ou mesmo que ele, seja efetuado, o que significa um gasto para corrigir.

Quando os profissionais trabalham juntos, como equipe, há a redução até mesmo na quantidade de erros de projetos, visto que o diálogo permite que tudo seja feito em comum acordo.

Isso também poupa o tempo gasto para corrigir e alinhar os projetos.

Compatibilização de projetos - Como compatibilizar projetos!
Imagem: blog.render.com.br

Assim, é preciso que o coordenador motive os profissionais a trabalharem em equipe, tendo conhecimento das restrições que devem ser respeitadas durante a elaboração do projeto e almejando o mesmo objetivo.

As tecnologias, que estão cada vez mais avançadas na construção civil, tornam esse trabalho muito mais simples, de modo que podem ser usadas como aliadas no processo.

Referências: AeCWeb; Au.

E aí, gostou do artigo sobre como compatibilizar projetos?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Larissa Fereguetti
Larissa Fereguetti
Uma Engenheira Civil sensível às artes! Ama escrever sobre decoração e arquitetura e fotografar a natureza nas horas vagas! Me siga no Instagram!