Closet pequeno — 10 dicas para desenvolver!

Se você tem um closet pequeno e está procurando maneiras de maximizar o espaço de armazenamento, veio ao lugar certo!

———— PUBLICIDADE ————

Criar um closet organizado e funcional pode parecer um desafio, mas com as dicas certas, é possível transformar seu espaço limitado em um ambiente prático e eficiente.

Como fazer um closet pequeno?

ideias de closets pequenos
ideias de closets pequenos
  1. Comece com uma boa organização

Antes de começar a pensar em soluções de armazenamento, é importante organizar as roupas e acessórios que você já possui.

Selecione o que você usa com frequência e doe ou venda o que não serve mais. A organização é a chave para um closet pequeno, então certifique-se de que tudo tenha um lugar designado.

———— PUBLICIDADE ————
  1. Use cada centímetro de espaço

Mesmo em um closet pequeno, há muitos espaços ocultos que podem ser aproveitados. Use os cantos para instalar prateleiras e pendure ganchos na parte interna da porta.

Cada centímetro deve ser utilizado para maximizar o espaço de armazenamento.

  1. Invista em prateleiras e gavetas

Prateleiras e gavetas são essenciais para qualquer closet, especialmente para um espaço pequeno. Use prateleiras para armazenar sapatos e acessórios, e gavetas para roupas dobradas e lingeries.

  1. Crie um sistema de cabides uniforme

Um sistema de cabides uniforme não só torna o closet mais organizado, mas também ajuda a economizar espaço.

———— PUBLICIDADE ————

Use cabides finos e uniformes para roupas de baixo, camisas e blusas, e use cabides de veludo para calças e saias.

  1. Use caixas e cestos para acessórios

Caixas e cestos são perfeitos para armazenar acessórios menores, como cintos, lenços e bijuterias. Coloque-os em prateleiras ou gavetas para mantê-los organizados e facilmente acessíveis.

  1. Aproveite a altura do closet

Não se esqueça de utilizar a altura do closet. Instale prateleiras acima das roupas e use o espaço para armazenar itens menos frequentes, como malas e roupas de inverno.

  1. Instale luzes no closet

A iluminação é fundamental para um closet funcional. Instale luzes para facilitar a visualização das roupas e acessórios e ajudar na escolha do look.

  1. Aposte em espelhos

Os espelhos são indispensáveis em qualquer closet. Eles ajudam na escolha do look e ainda ajudam a ampliar visualmente o espaço.

  1. Selecione cores claras

Cores claras fazem o espaço parecer maior e mais organizado. Use tons claros para paredes e prateleiras, e evite usar cores escuras em um closet pequeno.

  1. Organize-se regularmente

Por fim, é importante organizar o closet regularmente para evitar a acumulação de roupas e acessórios desnecessários. Reserve alguns minutos todas as semanas para avaliar o que você tem e manter o espaço limpo e organizado.

Com essas dicas, você pode transformar seu closet pequeno em um ambiente funcional e organizado. Lembre-se de que a organização é a chave para maximizar o espaço de armazenamento e que cada centímetro deve ser utilizado.

Invista em soluções de armazenamento inteligentes, como prateleiras, gavetas e caixas, para ajudar a manter suas roupas e acessórios organizados.

Lembre-se também de aproveitar a altura do closet e instalar luzes e espelhos para facilitar a visualização das roupas e acessórios.

Selecione cores claras para ajudar a ampliar visualmente o espaço, e organize-se regularmente para manter o closet limpo e organizado.

ideias de closets pequenos 01
ideias de closets pequenos. Projeto por AA

Ao seguir essas dicas, você pode transformar seu closet pequeno em um ambiente prático e eficiente, com espaço suficiente para armazenar todas as suas roupas e acessórios.

Com a organização certa, é possível criar um closet que atenda às suas necessidades de armazenamento e ainda tenha um visual agradável e bem organizado.

Não se esqueça de que a organização é uma tarefa contínua.

Reserve um tempo regularmente para reavaliar seu closet e fazer ajustes quando necessário. Com dedicação e atenção aos detalhes, você pode criar um closet funcional e bem organizado, mesmo em um espaço pequeno.

O fashion closet é um tipo de closet ou guarda-roupa que chama bastante atenção por conseguir otimizar melhor o espaço, muito mais do que um móvel convencional.

Na maioria das vezes, é embutido na parede ou em um cômodo, se tornando uma opção bastante prática.

Essa opção é o sonho de muita gente, afinal muito famoso têm seu próprio closet, por isso o objeto acaba se tornando o desejo de muitos.

YouTube video

Closet pequeno — 10 dicas para desenvolver!

A ideia desse guarda-roupa é que ele seja funcional, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço e também o deixando muito mais organizado, visto que é composto por muitos nichos.

O armário é tão versátil que alguns projetos parecem itens de decoração, e passam longe de um guarda-roupa comum.

Eles são modernos, bem organizados e dão um ar bem diferente para o cômodo.

Closet pequeno - 10 dicas para desenvolver!

Há várias formas de desenvolver esse tipo de armário, implicando no uso de prateleiras, nichos e até mesmo araras.

Os projetos são bastante variáveis e encantam bastante. E engana-se quem pensa que desenvolver uma fashion closet é algo impossível, ou até mesmo caro.

Por ser tão versátil, é uma opção para todos os bolsos.

Pensando nisso, este artigo trará dez dicas para você ter o seu próprio closet pequeno como sempre sonhou. Acompanhe:

Closet pequeno – Faça uma limpeza em seu armário:

Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento do armário, onde você deve fazer uma espécie de inventário do que precisará ser guardado.

A ideia aqui é você saber de quanto espaço precisará, relacionando com a quantidade de coisas que ficarão no seu closet pequeno.

Closet pequeno - 10 dicas para desenvolver!

Pense o quanto será desgastante criar um espaço em que não dá para organizar tudo nele ou ficar apertado.

O formato e até os itens que compõem um closet, como os nichos, tem variação conforme o que será guardado nele, por isso essa preocupação.

Reserve um espaço ou um cômodo só para ele:

Embora a proposta seja otimizar o espaço, os fashion closet são conhecidos por ocuparem cômodos inteiros.

Eles podem ser embutidos a paredes, por exemplo, mas se você precisa de um armário grande, a melhor opção é reservar-lhe um cômodo em específico.

Closet pequeno - 10 dicas para desenvolver!

Caso não tenha essa opção, dá para montar no quarto mesmo, então não fique preocupado. O segredo está no aproveitamento do ambiente, que é a proposta principal de um closet.

Para otimizar melhor esse espaço, reserve uma parte do que tem disponível, seja um cômodo inteiro ou uma parte do quarto, só para o closet. Tente não prejudicar a circulação de pessoa e ar desse ambiente.

Meça os espaços para seu closet pequeno:

Não basta apenas ter um espaço reservado e saber o que ficará no closet, você precisa ter medidas.

É ideal mediar, por completo, o espaço que disponibilizou para esse closet, porque assim você tem uma melhor noção do que pode ser feito nele.

Dicas de como fazer closet de casal

Com as medidas é possível destinar as divisórias e os nichos que vão compor o armário, e aí é só usar a criatividade para fazer essa distribuição.

Prefira espaços em U ou L:

Se você não tem um quarto muito grande, uma forma excelente de ter mais espaço e poder guardar mais coisas é aproveitar paredes em formato U ou L.

Neste caso, a ligação de uma parede a outra, proporciona um espaço ideal para você conseguir montar o closet, sem ele ficar apertado e comporte bem as suas coisas.

Separe um lugar para espelhos:

Para dar a sensação de profundidade e de que o ambiente é maior, sempre coloque um espelho nesse espaço.

Você pode aumentar o tamanho do seu quarto com esse recurso, colocando a peça em uma das portas do closet, por exemplo.

Closet pequeno - 10 dicas para desenvolver!
Closet pequeno – 10 dicas para desenvolver!

Se for separar um cômodo a ele, o recurso trará a mesma noção para o ambiente, caso o local não seja muito espaçoso.

Luz fria:

A iluminação ideal para os closets é a chamada luz fria.

Ela é usada por trazer a noção de cor bem mais próxima do real, assim o tom das roupas é mostrado como ele realmente é, diferente do que ocorre quando a iluminação é mais quente.

Closet pequeno - 10 dicas para desenvolver!

Prefira materiais resistentes para o closet pequeno:

É possível encontrar opções baratas para a montagem, mas com bastante qualidade.

Como o closet pequeno basicamente é um armário, ele precisa que o material tenha certa resistência, tanto em durabilidade como também em questão de peso, afinal ele terá que aguentar certo volume.

Um material indicado são os módulos aramados, que além de serem simples, tem boa qualidade e não pesão tanto no bolso.

Não é indicado para quem mora no litoral, porque eles desgastam fácil com a maresia.

closet pequeno

Essa é uma das melhores alternativas para quem não tem muito espaço, porque assim é possível aproveitar bem melhor os nichos.

Ele vem quase pronto em madeira MDF, bastante resistente inclusive.

No caso, são comprados módulos e prateleiras para serem organizados como preferir, aproveitando o espaço que está disponível ao closet.

É uma opção que dá menos trabalho também.

Use acessórios:

Os nichos não são os únicos componentes de um fashion closet pequeno, ele também é composto por arraras e caixas de organização, acessórios usados para torná-lo mais funcional.

As arraras são ideias para pendurar algumas peças, como vestidos e calças, e precisam ficar com uma distância de até 1,90 do chão. Já as caixas, são ideais para colocar peças intimas e miudezas.

O closet também possui prateleiras, elas são destinadas para as peças que ficam dobradas e aos sapatos.

Aproveite material:

Uma forma de montar um fashion closet é reaproveitando o que você já tem em case.

Por exemplo, uma estante é ideal para montar uma sapateira, já que possui prateleiras e bastante divisórias.

E se quiser ter um espaço mais reservado, e mesmo assim otimizado, dispense as portas e use cortinas, que dão um charme a mais ao closet também.

Gostou das dicas? Eu tenho muitas outras dicas de design de Interiores no meu blog. Só clicar aqui

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você esteja inspirado a transformar seu closet pequeno em um espaço organizado e eficiente.

Lembre-se de que a organização é a chave para maximizar o espaço de armazenamento, então comece hoje mesmo a planejar a transformação do seu closet.

E aí? Você gostou das dicas sobre Closet pequeno – 10 dicas para desenvolver?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.