AutoCAD x Revit! Será o fim dos sistemas CAD de desenho?

5/5 - (1 voto)

AutoCAD x Revit Será o fim dos sistemas CAD de desenho

AutoCAD x Revit! Será o fim dos sistemas CAD de desenho?

Acredito eu que você já tenha ouvido falar em BIM e o fim do AutoCAD, certo?

No caso de você não se lembrar BIM quer dizer: Building Information Model ou Building Information Modeling) que significa tanto Modelo de Informação da Construção quanto Modelagem de Informação da Construção.

Publicidade - OTZAds

Em outra oportunidade entraremos mais afundo nesse assunto, por hora a questão é:

Muito se tem falado, que com a vinda desse novo conceito de Construção de desenhos em sistemas BIM na construção civil na totalidade, estaria traçado assim o fim dos sistemas CAD.

Ou seja, o fim do nosso querido AutoCAD, o software de representação gráfico originalmente criado para indústria mecânica e foi logo incorporado pela engenharia para construção civil.

Porém, como sempre eu tenho defendido, apesar da vinda dos softwares de sistema BIM, volto afirmar, que este não é o fim do AutoCAD, não é e não será tão cedo!

Por quê???

Porque o AutoCAD é um sistema de representação gráfica mais prático e difundido de todo o mercado da área no momento!

Um programa que por enquanto, ainda ocupada um espaço ainda muito significativo na vida dos profissionais da construção civil.

E não só por isso, os sistemas BIM, como o Revit, archicad e outros, trabalham de forma mais complexa, e não são em todos os momentos na vida do profissional, que ele vai precisar usar um programa paramétrico como os de sistema BIM!

Um exemplo simples: você projetou a casa dos sonhos do seu cliente, tudo em BIM

No Revit por exemplo, criou as pranchas da documentação, dos orçamentos, passou por todo o processo de controle da Construção, compatibilização de projetos, executou até a obra, em fim… fez tudo bonitinho…. porém alguns pequenos desenhos podem surgir antes, durante e até depois desse processo.

Confira também:  Novidades do AutoCAD 2018 – Confira o que há de novo!

Desenhos de representação simples, não paramétrica como, um projeto de uma porta personalizada para o marceneiro executar, ou um acesso novo no portão de entrada de uma casa, para passar para o serralheiro reformular.

Uma alteração no projeto paisagístico de um pequeno jardim.

Publicidade - OTZAds

Percebe? São pequenos desenhos, as vezes desenhos até de ultima hora que não tem a necessidade de ser em BIM!

E ai você vai fazer o que? Vai desenhar a mão correndo? Nada contra, mas a gente sabe que na prática não funciona mais assim…

Então ele vai estar lá! O AutoCAD! Ele vai estar sempre presente na vida da gente. Pra desenhar QUALQUER COISA, a qualquer hora!

Então, haverá a situação certa para se aplicar o software correto! Um não substitui o outro.

Cada um terá o seu espaço!

cad

AutoCAD… A gente ama…

No entanto como um bom profissional antenado que você deseja ser, você vai precisar conhecer as ferramentas desses programas, vai precisar conhecer o que cada um deles faz para saber o momento certo de optar por um ou por outro, a fim de obter o melhor deles não só no resultado final do seu objetivo, mas também no fator produtividade.

Adianta gastar horas pra desenhar um detalhe em um programa BIM, como Revit e etc, sendo que no AutoCAD você faria em muito menos tempo, até mesmo com um resultado final mais apropriado, coerente para a situação?

É preciso conhecimento para se ter bom senso na hora de escolher o que é melhor para você! Não é porque a roda foi inventada que nunca mais ninguém vai andar a pé, não é verdade?

Por tanto não é uma questão de gostar mais desse ou daquele programa, desse ser ultrapassado e o outro não… Pense nisso!

Confira também:  Conjunto de Canetas no ARCHICAD - Configurando o jogo de canetas!

E pense com sua cabeça!

Não adote procedimentos ou rotinas de trabalho de outras pessoas porque esta é a grande novidade do momento!

Você deve sim se atualizar, mas toda mudança deve ser adotada com consciência. Invista no novo e migre aos poucos!

Pois o melhor software para ser usado por você é aquele que você domina!

Então gente, você que está entrando agora para o mundo da arquitetura e está louco para aprender mais sobre BIM: Corra sim para ele, mas não se esqueça do AutoCAD!

Publicidade - OTZAds

Ele desempenhará por enquanto, um papel significante na sua vida profissional.

Da mesma forma em que hoje desenhamos através dos computadores e nunca deixamos de desenhar também a mão, com o lápis, o AutoCAD vai estar aí para nos assistir em nossos desenhos de pura representação gráfica!

Conheça nossos cursos onde você aprenderá a desenvolver seus projetos em Revit Arquitetura, o programa mais procurado para se trabalhar em BIM!

Se vocês desejam conhecer os cursos de Revit que eles ministram cliquem nos DVDs a baixo:

E aí, gostou do artigo sobre AutoCAD x Revit! Será o fim dos sistemas CAD de desenho?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em: