ARCHICAD Curso — Desenvolva projeto em BIM

Como trabalhar com o ARCHICAD – 7 dicas para quem está começando!

Como trabalhar com o ARCHICAD, confira as 7 Dicas iniciais para quem quer começar a utilizar o programa BIM mais amado pelos escritórios de arquitetura.

———— PUBLICIDADE ————

Inicialmente, trabalhar em BIM pode parecer ser uma grande trabalheira. No entanto, transferir sua rotina de trabalho do AutoCAD para o ARCHICAD pode ser mais simples do que você imagina.

Confira as essas 7 dicas iniciais para trabalhar com o ARCHICAD e aumente a produtividade dos seus projetos.

Como trabalhar com o ARCHICAD – 7 dicas para quem está começando!

1 — Seja organizado. Organização é sinônimo de eficiência:

Lá atrás quando você adotou o AutoCAD como seu programa para desenvolver seus projetos de Arquitetura, você provavelmente já ouviu esse conselho.

Contudo, agora mais do que nunca, trabalhar em programas com recursos BIM requer o dobro de organização, se você quiser projetar mais em menos tempo, siga esses conselhos e mais tarde você vai me agradecer.

Preste atenção nas suas rotinas de trabalho, por exemplo, o uso de uma biblioteca padrão, de início tomará um certo tempo, mas crie sua biblioteca BIM com alguns objetos prontos.

———— PUBLICIDADE ————

Sei que você levou muito tempo para criar a sua biblioteca padrão no ARCHICAD e sim, você pode até levar seus blocos preferidos para o ARCHICAD, incluindo os 2Ds.

No entanto os blocos paramétricos serão altamente necessários para aumentar a sua produtividade no ARCHICAD, trate-os sempre com cuidado e atenção.

2 — Faça bem e faça uma única vez:

As versões mais recentes do ARCHICAD oferecem uma biblioteca multi funcional que você pode aproveitar para recriar a sua biblioteca de rotina e pode acreditar.

———— PUBLICIDADE ————

Com o que já existe no ARCHICAD pronto, você poderá recriar muita coisa!

Basta salvar a sua modificação como favorito e você nunca mais precisará refazer o mesmo componente novamente.

ARCHICAD Curso — Desenvolva projeto em BIM
Imagem: Acervo pessoal – Cursos de Revit: https://www.aarquiteta.com.br/cursos/revit/

Existem alguns sites que oferecem bibliotecas BIM e existem pessoas especializadas em criar bibliotecas BIM.

Afinal, todo mundo sabe que criar componentes paramétricos não é coisa simples de se fazer sem um pré-conhecimento sobre o assunto.

Até que você se acostume e avalie suas novas necessidades, eu sugiro que você vasculhe por esses sites e busque o que eles têm de melhor para oferecer gratuitamente.

Só então depois sugiro que você analise suas necessidades e contrate os profissionais que podem criar as suas bibliotecas personalizadas.

E aí? Está curtindo as dicas iniciais de como trabalhar com o ARCHICAD? Confira mais estas:

3 — Sites de bibliotecas BIM gratuitos:

Confira alguns sites que oferecem bibliotecas BIM: algumas são famílias RFAs utilizadas pelo Revit, mas como elas são parametrizadas elas conversam muito bem com o ARCHICAD.  O próprio ARCHICAD permite que você o importe para utilizar no seu projeto além de arquivos RFA como os SKT do SketchUP.

Obs.: O  myarchicad.com é especializado em componentes para ARCHICAD.

7 dicas iniciais de como trabalhar com o ARCHICAD!
Imagem: Acervo pessoal – Cursos de Revit: https://www.aarquiteta.com.br/cursos/revit/

Lembre-se que os arquivos SKT não são paramétricos, mas os componentes da biblioteca do 3Dwarehouse também podem ser utilizados em seu projeto de ARCHICAD. No entanto, é preciso escolher bem os componentes que você subirá para o seu Template.

Busque pelos de melhor qualidade, de bibliotecas com procedência, tomando cuidado também na complexidade da malha 3D, ou seja, verifique se não é um bloco mega pesado e salve-os em seus favoritos. Ah! Pode ser necessário otimizar as linhas que aparecerão com muitas faces ou vértices para não inviabilizar o uso do bloco ou componente. Em breve ensinarei como realizar essa otimização.

Observe no exemplo a seguir as linhas da lava-louças. Repare que de longe ela parece ser grossa, no entanto, são varias linhas do modelo 3D que fazem parte do arco da modelagem (parte arredondada do 3D da máquina) que aparecem na vista.

ARCHICAD Curso — Desenvolva projeto em BIM
Imagem: Acervo pessoal – Cursos de Revit: https://www.aarquiteta.com.br/cursos/revit/

Outra coisa ótima para os adeptos do BIM é que muitas empresas de grande porte e nome já estão disponibilizando os seus catálogos de produtos em BIM e compartilhando com os Arquitetos para os especificarem em seus projetos. OH! THANKS GOD!

Deca, Docol, Lorenzetti são só algumas das empresas que já disponibilizam seu catálogo BIM para nós. Por mais empresas assim meu Deus!

E não é somente empresas de peças sanitárias, muitas outras empresas de mobiliário também já oferecem bibliotecas, até mesmo de marcenaria e planejados.

Antes de começar a projetar feche parcerias com algumas empresas e solicite as suas bibliotecas.

Veja mais essas dicas iniciais de como trabalhar com o ARCHICAD!

4 — Desenvolva um bom template:

Se no AutoCAD já era altamente recomendado que você trabalhasse com um template personalizado às suas necessidades, no ARCHICAD não será diferente.

É no seu template ou no template do seu escritório que ficará registrada a expressão gráfica do profissional:

  • unidades métricas
  • bibliotecas
  • tipos de composição de camadas
  • paredes
  • tramas (as chamadas hachuras no AutoCAD)
  • vegetais (layers)
  • texturas jpeg para os 3D
  • padrão de folhas
  • layout de impressão, isso sem falar em bom organizador de projetos já com os projetos dispostos a sua rotina de folhas.

A menos que você já tenha absolutamente tudo o que você precisa catalogado e muito bem organizado em seu computador será necessário mesmo assim buscar essas informações para reuni-las em seu template.

Ao contrário do que muita gente acha, eu acredito que um bom template é aquele que vai amadurecendo ao longo dos seus projetos. É o que eu chamo template vivo.

Claro que você pode começar com um template pré-existente de boa qualidade e a boa notícia é que o ARCHICAD também já vem com muita coisa pronta para uso em seu template, como, por exemplo, contemplando as Normas Brasileiras.

Você não precisará se preocupar com cálculos de escadas, guarda-corpos e corrimão, já está tudo nas normas inclusive as normas de representação de projetos de arquitetura a NBR 6492. Você não imagina como isso está salvando o nosso tempo. Está tudo pronto!

E a cada nova versão o programa fica ainda melhor! Obrigada Graphsoft!

No entanto, fatalmente seu template sofrerá sempre novas mudanças e para que você não perca essas atualizações ao iniciar um novo projeto você deve sempre salvar o seu template para usufruir das novas atualizações realizada por você mesmo.

5 — Modele corretamente:

 Você certamente já ouvir falar na expressão: “A pressa é inimiga da perfeição”, não é verdade?

Ao começar a modelar o seu projeto elabore-o bem! Modele corretamente e evite retrabalho desnecessário. Retrabalho não é o lema do BIM. Tudo no ARCHICAD foi realizado para ser produtivo e eficiente.

Inicialmente até você pegar prática, é preciso que você se atente aos métodos construtivos do projeto para desenhá-lo bem e corretamente.

Lembre-se: BIM é como se fosse um protótipo, você “constrói” o seu projeto no programa, e o realiza com blocos, pilares, vigas, revestimentos, etc.

Não é um desenho de representação gráfica pura e simples, ele é vivo, tem forma 3D com material e texturas aplicadas. Basta você modelar e especificar as informações corretamente.

6 — Utilize a estrutura do ARCHICAD:

Além das configurações anteriores já mencionadas no ARCHICAD você encontrará uma combinação de ‘layers’  pré-existente com as fases de projetos já configuradas. Claro que você pode configurar a sua própria, ou modifica-las, mas quando você não sabe por onde começar, e já tem um norte a seguir é muito mais fácil caminhar não é verdade?

Então não se faça de rogado e comece utilizando a estrutura que o programa sabiamente já configurou para você.

Modele o projeto base e depois utilize a combinação de ‘layers’ referente a cada fase do projeto. Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Executivo etc., conforme a imagem a seguir.

Tudo com configurado conforme a caneta (pena) e a escala desejada.

7 dicas iniciais de como trabalhar com o ARCHICAD!
Imagem: Acervo pessoal – Cursos de Revit: https://www.aarquiteta.com.br/cursos/revit/

7 — Nomeie os desenhos corretamente:

Após separar os desenhos do navegador da imagem acima, você precisará salvá-los em uma folha para fechar o seu layout de impressão. Plantas baixas, cortes, vistas…

Ser organizado consiste em saber localizar o que você deseja em um menor tempo possível.

Por isso, no navegador de projetos, na aba de mapas mantenha a vista salva nomeada conforme o tipo de desenho que você criou para identificá-los facilmente para criar as pranchas de diagramação do seu projeto.

Não caia na tentação de não renomear a vista gerada.  Veja a seguir no Mapa de Vistas do navegador de projetos do ARCHICAD:

ARCHICAD Curso — Desenvolva projeto em BIM
Imagem: Acervo pessoal – Cursos de Revit: https://www.aarquiteta.com.br/cursos/revit/

Quer conhecer mais sobre o CURSO DE ARCHICAD?

Confira no video a seguir um panorama completo sobre o porquê do ARCHICAD ser o melhor programa para fluxo de projeto do mercado de ‘softwares’ para arquitetura:

YouTube video

Não dá para negar o quão inovador é este programa. Obrigada Graphsoft!

Estudante, aprenda ARCHICAD agora mesmo!

Se você deseja entrar agora para o universo BIM com o programa mais utilizado pelos estudantes e pelos escritórios de arquitetura, confira o meu novo curso de ARCHICAD em meu portal de cursos ‘online’.

Veja mais sobre ARCHICAD:

  1. Como trabalhar com conjunto de canetas no ARCHICAD.
  2. Como clonar pastas no ARCHICAD, Navegador de Projetos e Documentação.
  3. Como criar paredes compostas.

Você sabia que pode começar a aprender a usar o ARCHICAD agora, e não pagar nada por isso? Basta acessar o meu curso grátis Projeto em BIM do Zero ao Render com ARCHICAD e Twinmotion!

E aí, gostou do artigo sobre  ARCHICAD Curso — Desenvolva projeto em BIM?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e decoração? Então, confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.