Home > Arquitetura > VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

Passada as festividades de fim de ano, logo começam as férias, um período divertido e animado para as crianças, mas apavorante para a maioria dos pais. Isso porque essa é uma fase de muitos gastos, incluindo a compra de materiais escolares. Só que o preparo para a volta às aulas deve abranger outros itens da vida do aluno, como a criação ou renovação do seu cantinho de estudos em casa. Afinal, em parte, o sucesso nos estudo começa por se ter um espaço especial, planejado, que inspire à criatividade e incentive a concentração e aprendizado.

O Blog da Arquitetura separou algumas dicas simples de organização e decoração que podem ser úteis na hora de montar o cantinho de estudos – com muito estilo. Antes de começar o próximo ano letivo, leia este post!

13 e 21 e 24 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

+ Reservando uma área para os momentos de estudo

É importante os pais compreenderem que toda criança ou jovem necessita de espaços seus dentro do ambiente doméstico. Elas precisam ter áreas personalizadas onde brincar, descansar e estudar; onde guardar seu material escolar; exercitar sua independência; e se organizar em suas tarefas diárias. Isso é algo essencial para a construção de sua identidade, para o fortalecimento do seu caráter. Ter uma pequena mesa e uma cadeira dentro do dormitório– claro que confortável e ergonômica – já é um excelente começo para ajudar na rotina e no aprendizado.

18 e 32 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

2 e 23 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

+ Escolhendo o mobiliário

Comprar um conjunto mobiliário para ambientar uma área de estudos não é gasto, mas investimento. Um bom projeto de marcenaria facilita a preencher todo o espaço disponível, permitindo que se possam ter muitas prateleiras, nichos, gavetas e todo mais onde guardar os livros, cadernos, pastas e o resto do material mais usado. Além disso, os móveis sob medida podem atender melhor as necessidades da pessoa.

Por exemplo, uma mesa para apoiar o computador pode ter 60 cm de profundidade, mas apenas 50 cm de altura se a criança tiver entre 5 e 10 anos de idade. Já um adulto se adequaria melhor a uma mesa com altura de 65 a 80 cm. A cadeira, para acompanhar essas medidas deve ter regulagem de altura e até encosto.

26 e 33 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

7 e 30 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

+ Cores, texturas e iluminação

Não existe impedimento de uso de qualquer tipo de cor ou textura em se tratando das áreas de estudos. Em tese, qualquer uma pode funcionar, dependendo das combinações certas. Agora, certos tons de vermelho, cinza ou roxo podem deixar as crianças mais nervosas, agitadas ou desatentas. Para que a área não fique muito escura, luz natural é sempre bem vinda. Por isso, deve-se posicionar a bancada de estudos o mais próximo possível da janela. Já à noite, para não forçar a visão, uma luminária com o faixo de luz direcionada para mesa é o ideal.

14 e 25 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

10 e 11 - VOLTA ÀS AULAS! Confira essas dicas para preparar um cantinho de estudos em casa

+ Personalizando com objetos decorativos

Para que a criança se identifique, se sinta à vontade e queira passar o maior tempo possível na área de estudos, que foi preparada só para ela, os objetos decorativos podem ajudar. Depois de setorizar o espaço dentro de casa, é a vez personalizá-lo. Brinquedos, objetos com glitter, lantejoulas e mais devem ficar bem longe para que nada desvie a atenção na hora dos estudos. Caixas, potes e latas ajudarão a manter materiais como canetas, tesouras, lápis e colas em seu devido lugar. E por último, calendários, quadros de recados e etiquetas customizadas podem lembrar diariamente ao jovem estudante tudo que for importante e, assim, ter êxito em seu futuro.

Fotos: Pinterest. Fontes: Gazeta do PovoExtra.


Leia Também:

NICHOS: DECORATIVOS E FUNCIONAIS

DICAS PARA INÍCIO DE SEMESTRE: COMO SE ORGANIZAR PARA OS ESTUDOS?

QUER PRATICAR O DESAPEGO E ORGANIZAR A CASA? CONHEÇA A TÉCNICA CONHECIDA COMO “DECLUTTER”

COMO OS ESTUDANTES PERSONALIZAM SUAS ACOMODAÇÕES DURANTE A FACULDADE?

Você também pode gostar de
10 erros que quase todos cometem em design de interiores
Dicas e exemplos de decoração de banheiro para te inspirar
mobiliário
15 designs icônicos de mobiliário
Casa de contêiner pode oferecer conforto e menor custo

Deixe um Comentário