Home > Viagens > Tá calor? Conheça as praias artificiais mais famosas do mundo (e por que esse tipo de construção está em alta)

Tá calor? Conheça as praias artificiais mais famosas do mundo (e por que esse tipo de construção está em alta)

As praias artificiais – ou seja, criadas pelo homem – estão ganhando popularidade no mundo todo, principalmente as construídas em interiores. Existem várias razões para isso. Primeiro, porque elas apresentam uma engenharia moderna bastante atrativa. Segundo, porque seus ambientes costumam ser sempre muito bonitos, além de limpos e seguros. Terceiro, porque, sendo noite ou dia, inverno ou verão, elas oferecem bastante diversão. Seu clima é permanentemente regulado, as águas sempre azuis e sem sal, as areias extremamente brancas e as ondas perfeitamente cronometradas. E não há chances para mordidas de tubarões e queimaduras solares.

(imagem extraída de National Geographic)

O Blog da Arquitetura trouxe dois exemplos de parques aquáticos que são uma verdadeira “fuga tropical”. Ambos provam que engenheiros e arquitetos podem criar projetos tão impressionantes capazes de fazer com que as pessoas optem por ficarem reclusas ao invés de estarem em contato com a natureza.

+ Seagaia Ocean Dome

Que os japoneses são pioneiros na criação de praias indoor a maioria já sabe. Agora, a informação que poucos dominam é que o país já teve a maior praia artificial do mundo e o maior telhado retrátil do mundo, registrados pelo Guinness World Records. Inaugurada em 1993, em Miyazaki, a Seagaia Ocean Dome tinha 300 metros de comprimento e 100 metros de largura. Diz-se ‘tinha’, pois a estrutura foi demolida em 2017, por conta da crise econômica e como parte de uma estratégia de renovação e re-branding do Sheraton Seagaia Resort, do qual fazia parte.

(imagens extraídas de Gigantes do Mundo e Pinterest)

(imagem extraída de World Atlas)

+ As atrações da Ocean Dome

Dentro do complexo, a temperatura era sempre mantida em torno de 30 graus e a água a 28 graus Celsius. Havia uma faixa de areia de praia, palmeiras artificiais, lojas, bares, campos de tênis, campos de golfe, montanha-russa, tobogãs, florestas plásticas, e, entre outras atrações, um falso vulcão – que era posto ativo a cada 15 minutos. Na área das piscinas, tanto para crianças quanto para adultos, as lâminas de água se movimentavam por mecanismos especiais. Algumas ondas eram simuladas exclusivamente para a prática do surfe.  Simulando um dia ensolarado, o teto era adornado com imagens de nuvens frente a um fundo azul, acompanhado ao som de vento, maré, pássaros e animais marinhos.

(imagem extraída de Pinterest)

Veja, no vídeo a seguir, imagens de como era a Seagaia Ocean Dome, que era o maior parque fechado com praia artificial do mundo:

+ Tropical Islands

Inaugurada em 2004, a Tropical Islands localiza-se em Krausnick, cidade que fica a 60 quilômetros de Berlim, na Alemanha. Ela é considerada, na atualidade, como o maior complexo de praia e floresta tropical artificial coberta do mundo. Tudo foi construído dentro de um antigo hangar, com área de 66 mil metros quadrados, datado da década de 1930. Ele havia sido utilizado pelos soviéticos durante a Guerra Fria para a fabricação de dirigíveis zepelins, mas fechado nos anos noventa e vendido para uma companhia da Malásia, que enxergou o potencial do empreendimento.

(imagens extraídas de Pinterest e Academic)

(imagem extraída de Business Insider)

+ As atrações da Tropical Islands

Sua faixa de “praia”, contendo quatrocentas espreguiçadeiras, tem 200 metros de extensão. Já seu falso “mar” tem três mil metros quadrados. Ao redor disso, há uma pequena floresta, com milhares de espécies de plantas; bares, boates, restaurantes, lojas e SPAs; cascatas, espelhos d’águas, lagoas, grutas e tobogãs. Além disso, existem pequenas acomodações para os turistas pernoitarem, apresentando uma arquitetura muito semelhante aos edifícios tradicionais encontrados em regiões como o Pacífico Sul e as Ilhas Polinésias.

(imagem extraída de Tropical Islands)

(imagem extraída de Twisted Sifter)

Só a cobertura da Tropical Islands tem em torno de 70 mil metros quadrados – isso é praticamente o tamanho de oito campos de futebol. Dentro dela, o ambiente fica sempre em constates 26 graus, sendo que a temperatura das águas das piscinas é mantida em 28 graus Celsius. Diferente da Seagaia Ocean Dome, no Japão, que tinha uma grande cobertura retrátil, a praia artificial alemã recebe luz natural por meio de grandes janelas nas fachadas laterais. Para simular melhor o ambiente externo, um painel foi instalado por trás da piscina principal, lembrando o horizonte azul dos oceanos.

(imagem extraída de Pinterest)

(imagem extraída de TTT-Jugendreisen)

O vídeo a seguir mostra como é o interior da Tropical Islands, que, na atualidade, é a maior praia artificial coberta do mundo.


+ Informação Bônus

Só para constar, o Brasil também possui uma grande praia artificial. Aliás, ela é considerada a maior na categoria ‘água quente’. Está localizada na cidade de Caldas Novas, no estado de Goiás. E sua piscina apresenta 25 mil metros quadrados – uma área que é quase a soma de quatro campos de futebol. 🙂


FontesAmausing PlanetBlog AEC WebJapão em FocoDailyMail.


Leia Também:

Praia brasileira é escolhida a mais bonita do mundo. Algum palpite de qual é? 

Os 10 resorts paradisíacos do mundo para as suas próximas férias

O que faz de Póvoa de Varzim um dos melhores destinos de verão na Europa?

15 hotéis de luxo de frente para o mar

Você também pode gostar de
O que é e o que faz um calculista estrutural?
substituto do ar-condicionado
Material promete substituir o ar-condicionado
projetos de casas de praia
Projetos de Casas de Praia: inspire-se
piscinas suspensas
Conheça 9 piscinas suspensas de tirar o fôlego

1 Resposta

Deixe um Comentário