Home > Viagens > O Palatino e o Fórum Romano

O Palatino e o Fórum Romano

///
Comments are Off
  • O Palatino

 

O Palatino está localizado sobre o Foro, conserva no verde de sua vegetação recordações inesquecíveis, mas pouco fáceis de entender se você não se preparar antes de fazer a visita. O Palatino está localizado bem em frente ao Coliseu. ( marcar aqui o artigo anterior),

(Se você deseja saber como comprar o ingresso trio sem pegar muitas filas veja no artigo anterior).

Falar sobre o Palatino é falar sobre a origem de Roma, então vamos ver antes um pouco sobre história e mitologia romana.

Roma é formada por sete colinas e foi no monte Palatino, uma das  colinas de Roma, com  seus 70 metros de altura que Roma originou-se, hoje o Palatino é considerado um grande museu ao ar livre.

Rege a lenda, segundo a mitologia romana, que Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos, após serem abandonados e criados por uma loba após serem atirados no rio Tibre por uma espécie de punição dada a sua mãe que gerou os gêmeos frutos de um relacionamento com o Deus Marte. Salvos por um milagre, as crianças foram encontradas por um pastor de ovelhas que os criou. Rômulo e Remo cresceram praticando caça enquanto oportunamente saqueavam algumas caravanas que passavam pela região onde moravam, em um desses assaltos Remo é preso e levado para outra cidade, seu pai adotivo então revela a Rômulo sua origem e história e ele então parte para a cidade de seus antepassados, liberta seu irmão e então partem e decidem fundar uma nova cidade no local onde foram abandonados. Rômulo queria chama-la de Roa e edifica-la no Paladino, enquanto remo quisera nomeá-la Remora e fundá-la sobre o Avertino, uma eleição foi levantada e durante esta houve uma discussão a qual acabou levando a morte de Remo que foi sepultado em uma região ao sul do Aventino chamada Remúria ou Lemúria em sua homenagem. Rômulo então reinou por 38 anos e o Palatino então tornou-se o centro de Roma, por tanto as ruinas do Palatino foi o que sobrou da cidade original de Roma, já o Fórum Romano é onde a cidade de Roma de fato existia através de seu centro político e comercial, com o tempo a cidade foi crescendo e o Fórum Romano se tornou pequeno demais.

Como já dito anteriormente, o Palatino localiza-se em frente ao Coliseu, sobe-se por pelo Clivus Palatinus,e através de uma escadaria à direita chega-se à esplêndida Vila Farnese.

Dentro do Palatino existem algumas ruinas das principais construções como aqueduto “Aqua Claudia” que fazia parte de uma rede de distribuição de água para toda cidade criado pelo Imperador Calígula em 37 d.C.

A Água Cláudia manteve sua estrutura e aparência por tanto tempo por causa da composição de seu concreto. Os romanos antigos misturavam cinza vulcânica na mistura do concreto, o que o tornava mais forte e durável. Como em todos os aquedutos, a água se movia apenas pela força da gravidade, escorrendo pelo declive do canal, que caía 1 centímetro à cada 100. O canal corria subterrâneo por quase 60 quilômetros e por cima de arcos por apenas 9,5 km, cada um deles com mais de 30 metros de altura.

 

 

Aqueduto Aqua Claudia – Imagem: Wikipédia

Logo a seguir podemos vislumbrar o Jardim dos Imperadores impressiona por seu tamanho e pelo estado de conversação precário, ali eram realizados jogos e corridas a cavalo, posteriormente foi utilizado como jardim de descanso dos imperadores.

 

Aconselho dividir o passeio entre o Palatino e Fórum Romano em 2 dias pois os completos são gigantescos e o passeio pode ficar cansativo, principalmente se a temperatura estiver nas alturas no verão que costuma ser bem quente.

Ingressos

€12,00 (entrada válida por 24 horas para o Coliseu, Palatino e Fórum Romano)

A visita é grátis todo primeiro domingo do mês!

Como chegar?

  • Metrô – linha B: descer em Colosseo
  • Ónibus: números 75, 81, 175, 204 e 673
  • Tram: número 3

 

 

Bibliografia Consultada:

Carol S. Arquitetura Comentada

ArcheoLibri:  Roma Reconstruída

E Wikipédia

Você também pode gostar de
O Coliseu de Roma e o Arco de Constantino