Home > Arquitetura > TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

O estudo da paisagem é arte e técnica. Faz parte da atuação do arquiteto e visa controlar todos os espaços habitados pelos seres humanos, seja na área urbana ou rural. Não é apenas uma simples extensão da arquitetura, como a jardinagem. Ela envolve a análise de todos os elementos constituintes da paisagem, sejam eles naturais ou não, e o seu diálogo com o homem.

1 2 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Topografia se aplica também à arquitetura através do estudo de áreas pequenas em seu contexto urbano e paisagístico. (imagem extraída de Pixabay)

Às vezes, o planejamento da paisagem arquitetônica irá envolver o estudo de escalas ou proporções bem maiores, chegando até a se confundir com o desenho urbano.  Um bom exemplo são os projetos em Topografia Operativa. Esse é um conceito considerado atual, que trata da reflexão sobre a ocupação de territórios, da geografia construída e a promoção de métodos para a reprodução de superfícies naturais através da manipulação de paisagens virtuais.

4 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Projeto de Actar Arquitetura para hotel em Florença, na Itália. (imagem extraída de Divisare)

+ O estudo da topografia

Em arquitetura, a topografia simboliza o estudo dos acidentes geográficos, ou seja, do relevo terrestre e todas as suas características, naturais ou artificiais. Seu entendimento, por parte do profissional, é bem necessário para a elaboração da situação, localização, implantação e todas as demais representações das superfícies da proposta.

16 1 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Projeto paisagístico de Jardim Jade Bamboo Sheizhen, na China. imagem extraída de Prezi)

O termo ‘topografia’ só se aplica às áreas relativamente pequenas da superfície terrestre, relacionadas ao trabalho do arquiteto. Elas são representadas particularmente, desprezando a curvatura da Terra, que é maior que o limite visual do olho humano. Ignora-se também qualquer outro prejuízo causado pela ação da gravidade planetária e a movimentação lunar. Para registro de suas coordenadas, são usadas apenas suas distâncias, elevações e direções.

wenchuan earthquake memorial museum sichuan china cai yongjie tongji university designboom 04 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

(imagem extraída de Design Boom)

18 1 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Paisagem arquitetônica em topografia operativa, em Museu Memorial ao Terremoto – província de Sichuan, China. (imagem extraída de Design Boom)

+ Manipulação da paisagem urbana

Topografia Operativa trata das reformulações dos espaços para composição e construção de obras arquitetônicas, de acordo com uma utilização mais otimizada e adaptada ao ambiente.  Isso quer dizer que superfícies naturais do solo, como aclives e declives, são mantidas ou manipuladas para haver uma continuidade mais harmoniosa entre a linha do terreno e as construções. É como uma paisagem criada dentro de outra paisagem.

20 e 25 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Planos em concreto, moldados plasticamente, visando a criação de uma área útil totalmente diferenciada. (imagens extraídas de Pinterest e Pinterest)

 

17 e 32 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Exemplos de topografia operativa – com destaque para as Colinas Científicas de Komatsu, no Japão, à esquerda na imagem. (imagens extraídas de Pinterest e Pinterest)

O arquiteto analisa o lugar, prevendo todos os possíveis efeitos da nova estrutura nesse contexto que será inserida. No terreno, moldado majestosamente pelo profissional, a paisagem deixa de ser um pano de fundo para assumir um papel importante, integrada aos ambientes. Essa topografia artificial, em belíssimas coberturas verdes, cria uma série de espaços externos de livre circulação dos usuários. Na parte subterrânea, o complexo de edifícios é presente de maneira mais discreta.

É como se o arquiteto brincasse de deus. Ele imagina o mundo à sua maneira e o manipula, através da tecnologia que lhe é disponível. Não satisfeito com a paisagem, ele escava superfícies, eleva planos e intercala elementos, manifestando plasticamente seus desejos e impressões. O resultado é extraordinário! Um mundo menos cinza, com coberturas vegetais mais produtivas, úteis, acessíveis e dinâmicas.  

21 2 - TUDO o que você precisa saber sobre Topografia Operativa

Exemplo de arquitetura paisagística e topografia operativa. (imagens extraídas de Pinterest)

Você também pode gostar de
Formação premium em arquitetura
Pacote de cursos de Formação Premium em Arquitetura
substituto do ar-condicionado
Material promete substituir o ar-condicionado
Minhocão de São Paulo
Minhocão de São Paulo: projeto de transformação do elevado em parque é aprovado pela prefeitura
arquitetura escandinava
Arquitetura escandinava: conheça sua beleza e origens

Deixe um Comentário