É sabido que trabalhar em escritórios de arquitetura é o desejo de grande parte dos alunos recém formados em arquitetura.

Mas sabemos também que há vantagens e desvantagens no que se diz respeito a trabalhar em grandes ou pequenos escritórios.

———— PUBLICIDADE ————

Neste artigo falarei sobre as vantagens de se trabalhar em pequenos e grandes escritórios de arquitetura.

YouTube video

———— PUBLICIDADE ————

5 TOP razões para se trabalhar em escritórios de arquitetura grandes

A primeira vantagem para quem quer trabalhar em escritório grande é:

———— PUBLICIDADE ————

1. Trabalhar com projetos internacionais

trabalhar em escritórios de arquitetura

Trabalhar em grandes escritórios de arquitetura pode te proporcionar a possibilidade de se trabalhar com projetos internacionais, o que pode ser uma experiência muito gratificante e educativa!

Pois toda a equipe do projeto será de certa forma “forçada” a aprender mais sobre o local dessa nova construção.

Isso, por sua vez, irá educar a todos sobre a cidade onde ela está situada, as estradas de acesso, o funcionamento do fluxo de pessoas, o tamanho da escala dos ambientes, os sistemas de transportes, as atrações, os centros culturais, os objetivos políticos,  por aí vai.

———— PUBLICIDADE ————

Infelizmente, nem todos terão a oportunidade de visitar o local da obra pessoalmente, mas aqueles que o conseguirem fazer, vão voltar com muitas histórias e experiências pra contar a toda a equipe guardadas na memória pelo resto da vida.

Em um nível mais técnico, estes projetos internacionais trarão para você novas informações como os códigos de construção específicos para a área, as tolerâncias de construção, os materiais adquiridos e usados e como se deve trabalhar com os mesmos, entre outros.

2. Os recursos fantásticos que se tem:

Grandes projetos, geralmente possuem grandes projetistas e a garantia da qualidade da concepção dessas edificações ocorrem quando essas pessoas de qualidade trocam ideias e diálogos de qualidade.

A cada passo do processo do projeto, o foco central será o design. A garantia de qualidade da concepção ocorre quando as pessoas trocam ideias e diálogos de qualidade.

O escritório terá uma espécie de quadro de revisões, onde conselheiros, sócios ou diretores discutirão / criticarão o projeto que está sendo desenvolvido.

A suas experiências em projetos anteriores podem ser incorporados e novas ideias poderão também ser testadas.

[adrotate group=”37″]

Este quadro de revisões permitirá que todos possam observar o que os outros estão fazendo e as ideias e comentários serão sempre bem-vindas.

Sem contar que experiências em projetos anteriores podem ser incorporados a esses novos projetos e novas ideias poderão também ser testadas,

Além da experiência em trabalhar com os grandes arquitetos, trabalhar com grupos de arquitetos de base especializados em tarefas específicas em paralelo pode ser de grande aprendizado, esses projetos paralelos podem incluir:

Estas equipes conseguirão apoiar os arquitetos para criar apresentações impressionantes em competições e apoiar os projetos que já estão em curso.

Estas equipes de base conseguirão apoiar os arquitetos principais para criar apresentações impressionantes e ainda apoiar outros projetos que já estão em curso.

Itens como contratos, orçamentos e outros também são trabalhados por membros seniores da equipe do projeto ou por pessoas do escritório que se especializaram nestas áreas em particular, outra oportunidade para se aprender sempre mais uma coisinha.

3. Trabalho ético e democrático

trabalhar em escritórios de arquitetura

Algumas empresas tendem a ter um escritório de arquitetura com maior possibilidade de interação., ou seja, todos das equipes tem a oportunidade de dar sua contribuição ao projeto.

Às vezes, algumas ideias podem ser iniciadas pelos donos do escritório ou os mais experientes, mas a chance de você poder contribuir sempre existirá.

A partir de um briefing, os arquitetos e os designers irão trabalhar juntos para equacionar toda a informação e deixá-la mais compreensível para todos.

Isso se traduz em gráficos, mapeamento, estudos de sombra / radiação solar, vistas e assim por diante, e tudo pode ser de fácil acesso mais uma chance de se aprender algo a mais.

4. Trabalho em equipe

Ao contrário de uma pequena empresa, os grandes escritórios de arquitetura são conhecidos por trabalhar em grandes projetos – centros de transportes, aeroportos, grandes escritórios, etc.

As equipes do projeto serão, naturalmente, divididas em equipes menores, que vão focar em frentes como núcleos, fachadas, tetos, banheiros, telhado, estrutura e assim por diante.

O número de pessoas em cada tarefa varia dependendo da complexidade, mas o principal fator para o sucesso do projeto será a comunicação e a colaboração com todos na equipe.

Claro, os desenhos podem ser criados com arquivos separados, mas a comunicação entre os profissionais será a chave do sucesso.

Ter uma parte deste papel a desempenhar, num todo maior, é o que torna tudo muito mais excitante e estimulante. Claro que, se alguém não está motivado numa área particular do projeto, sempre existirão outros locais onde se possa trabalhar.

5. Ótimo lugar para fazer grandes amigos.

O que é Arquitetura? Descubra tudo sobre a carreira aqui!
O que é Arquitetura? Descubra tudo sobre a carreira aqui!

Finalmente, ao se trabalhar em escritórios de arquitetura grandes, tem-se a oportunidade de conhecer um monte de gente.

Deve haver mais de 10 línguas diferentes faladas no escritório e você terá chances de conhecer pessoas muito agradáveis com uma enorme experiência em arquitetura e na vida.

Os grandes eventos sociais que acontecem no ano e as palestras / apresentações sempre ajudam a unir mais as pessoas.

Um bom restaurante, bar ou café também ajuda a quebrar o gelo e permitir que uma boa conversa diária desenvolva grandes relacionamentos.

Top 5 Razões para trabalhar em escritórios de arquitetura pequenos.

1. Oportunidades

Os pequenos escritórios de arquitetura geralmente precisam que cada profissional saiba realizar vários tipos de trabalhos. Não existem especialistas numa única área.

Claro que você realizará o seu trabalho sob a supervisão de um dos arquitetos plenos, mas na maioria das vezes, você será o maior responsável pela resolução dos problemas.

Você terá que aprender a fazer quase tudo bem rápido: participar das reuniões com os clientes, realizar os desenhos, negociar informações, etc.

Isto fará com que você aprenda muito e tenha uma visão geral de como um escritório de arquitetura funciona.

2. Horário de trabalho

Falar sobre “horário de trabalho” nesta lista é um item interessante.

Geralmente o chefe é o primeiro a chegar e o último a sair, com horários meio malucos trabalhando até tarde, por isso às vezes o chefe pode exigir que você trabalhe um pouco mais além do horário também, e você terá que driblar ou cancelar compromissos pessoas por conta disso,

Falando em coisas pessoais, trabalhar em escritório pequeno traz proximidade entre as pessoas.

Isso permitirá com que as pessoas acabem sabendo mais sobre sua vida pessoal, pode ser que saibam até mesmo praticamente tudo sobre você, e o que você fez na noite passada, como está indo seu namoro, o que jantará hoje, entre outras coisas… empresa pequena tem disso.

3. Se expondo ao cliente

Os pequenos escritórios de arquitetura são construídos com relações pessoais com seus clientes e desde que todos os empregados contribuam em todas as fases do projeto, os clientes não estão isolados desta fase.

Isto significa que, sendo você uma pessoa jovem, poderá compartilhar de toda a energia que o seu empregador geralmente tem sobre o desenvolvimento e construção de um novo projeto do cliente.

4. O dono do projeto

Ao trabalhar em escritórios de arquitetura pequenos, verás que todos os processos do desenvolvimento do projeto estão ali para ser acessados por todos quase que de imediato.

Embora possa existir o arquiteto que esteja na posição “superior” no escritório, isso não significará que será ele quem achará a solução de um problema e sim uma equipe mesmo mais jovem, incluindo você, que poderá chegar a resolver uma questão sem solução até o final do projeto.

5. Ser um mentor para o seu crescimento pessoal.

Como todo mundo precisa fazer de tudo um pouco, você será exposto a todas as facetas do negócio.

Como resultado, e se você deixar o escritório um dia, você com certeza estará melhor preparado para andar com suas próprias pernas, se isso for algo que te interessar.

Acredite, Isto interessa a todos os Arquitetos.

Está pensando em abrir seu escritório?

Sabe se está preparado?

Assista a minha palestra e descubra!

YouTube video

 

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.