Home > Arquitetura > 20 maneiras criativas de usar texturas naturais em uma casa

20 maneiras criativas de usar texturas naturais em uma casa

/
18 set 2019
//

Se você gosta do ar livre, é compreensível querer incorporar a natureza ao seu espaço de vida.

Quando se trata de trazer texturas naturais para dentro de casa, você pode ser tão drástico ou simples quanto desejar. Se você estiver procurando declarações ousadas e elementos de design que façam com que você se sinta praticamente do lado de fora, dê uma olhada nessas idéias criativas para se cercar da natureza.

100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores

De paredes de acento natural de textura selvagem a jardins internos completos, essas idéias farão você repensar a divisão entre o interior e o exterior.

1) Pedra natural selvagem

Uma das melhores maneiras de usar texturas naturais em uma casa é escolher paredes de acento de  pedra natural ou outros recursos de pedra. Não há nada como pedra natural para adicionar interesse visual a uma sala. E você pode acabar se sentindo como se estivesse caminhando em seu desfiladeiro favorito em casa.

A pedra natural também vem em uma ampla variedade de padrões e cores, para que possa combinar com quase qualquer estilo. Se você for ousado o suficiente com o padrão, essa pedra se tornará seu próprio ponto focal em torno do qual você poderá projetar o restante da sala.

Banheiro com parede de pedra.A rocha de lava na parede adiciona toneladas de textura ao espaço. Imagem: DRD.

 

Banheiro com parede em mármore verde colorido.Mármore verde colorido significa uma textura de pedra atraente e as sombras de uma floresta. Imagem: Domb Architects.

 

Banheiro com design de geodo natural.Esse design de geodo natural cria um ponto focal interessante para este banheiro. Imagem: Carpintaria Mezzanotte.

 

Pia de pedra natural.A pedra natural também pode ser usada em espaços criativos, como na base de uma pia. Imagem: Angela Wells Interior Design.

 

Banheiro com parede e piso de pedra natural.Uma boa maneira de adicionar coesão ao espaço é escolher uma textura de pedra natural para a parede e o piso. Imagem: J Design Group.

 

2) Paredes de vegetação para texturas naturais em uma casa

Uma das tendências mais marcantes do design de residências nos últimos anos são as paredes verdes, também conhecidas como paredes vivas  . Colocam a vida vegetal viva diretamente na parede. E nada adquire textura natural em uma casa como plantas vivas.

Alguns estilos ficam mais espessos, com texturas de musgo cobrindo a parede. Outros optam por um jardim vertical mais minimalista. Outra ideia fácil envolve encher alcovas com plantas. Paredes de vegetação também são uma ótima maneira de dividir espaços ao ar livre. Se você deseja uma parede de declarações ou um sotaque natural sutil, os estilos abaixo têm todas as bases cobertas.

Banheira branca com parede de vegetação.Uma textura de musgo adiciona uma cobertura sólida através desta grande parede verde. Imagem: Horticultura Habitat.

 

Área externa com parede de vegetação.Paredes de vegetação também podem conter diferentes tipos de plantas para uma variedade de texturas. Imagem: Dyer Grimes Architecture.

 

Área externa com poltronas azuis.Paredes de vegetação são uma boa maneira de dividir um espaço ao ar livre, especialmente em áreas urbanas próximas. Imagem: Millenium Interior Designers.

 

Pia de mármore com plantas.Às vezes, você pode trapacear e conseguir uma “parede verde” com apenas uma pequena planta de acento em uma alcova. Imagem: Werschay Homes.

 

Sala de estar com parede de madeira e vegetação.As paredes de vegetação também podem ter painéis menores para contraste entre a madeira e a vida das plantas. Imagem: ERA.

3) Jardins internos

Outra maneira de trazer texturas naturais para a casa é através do uso de jardins internos. Como paredes de vegetação, elas fazem uso de elementos naturais para adicionar textura a um espaço. No entanto, esses são espaços de jardinagem horizontais mais tradicionais.

O resultado é um espaço de aparência tradicional que, por acaso, possui um lindo jardim em parte do piso. Outros espaços ocupam uma sala inteira e formam um oásis no jardim interno. É uma ótima maneira de obter um pouco de natureza em sua vida se você mora em uma área urbana ou não tem muito espaço ao ar livre.

Plantas embaixo da escada.Se você sente que não tem espaço para a vida em plantas de interior, tente brincar com o espaço não utilizado anteriormente, como debaixo de escadas. Imagem: Oficina de arquitetura CplusC.

 

Jardim de inverno.Um jardim zen interno é um bom exemplo de como os jardins podem funcionar em casa. Imagem: Mentores de jardim.

 

Espaço interno com jardim e chão de pedra.Esse projeto natural encontrou uma maneira de combinar um caminho de pedra com um jardim dentro de casa. Imagem: Allen.

 

Corredor com plantas penduradas.Esta casa demonstra como um pequeno jardim pode se encaixar bem ao longo da parede de um corredor. Imagem: LandStudio.

 

Saguão com vegetação decorativa.A vegetação é uma adição convidativa aos espaços do saguão. Imagem: Paris K Design.

4) Ser criativo com madeira natural

Depois, há o modo de espera para obter uma vibração mais natural em um espaço: texturas de madeira natural. Existem tantas maneiras de trabalhar com essa ideia quanto existem tipos e acabamentos de madeira.

Você pode usar madeira natural na parede, com certeza. Mas outras idéias incluem usá-lo em utensílios de pia reais, espaços de bancada e molduras de espelho. Você pode usar o máximo de madeira natural que desejar para um espaço verdadeiramente rústico ou mantê-lo um pouco mais minimalista para obter uma aparência atualizada. Dê uma olhada abaixo para ver algumas das maneiras criativas que os designers usam para obter texturas naturais em casa.

Banheiro rústico de madeira.Ao incorporar o design de madeira rústica em um espaço no balcão, você pode exibir essa textura natural com facilidade. Imagem: Laura Fedro Interiors.

 

Espaço rústico com piso de madeira.O uso de madeira recuperada e texturizada como piso é uma maneira popular de inserir texturas de madeira naturais em casa. Imagem: Totalmente pavimentada .

 

Banheiro de madeira e pedra natural.A madeira funciona bem quando combinada com desenhos de pedra natural no chuveiro e no chão. Imagem: High Camp Home.

 

Espaço todo em madeira.Painéis de madeira tridimensionais ajudam a adicionar interesse visual a um espaço todo em madeira. Imagem: AREA.

 

Pia de madeira.A madeira também pode ser usada em luminárias importantes, como essa pia de madeira elevada. Imagem: Danjoseph Architects.

Existem inúmeras maneiras de usar texturas naturais em uma casa, se você prefere a aparência de madeira, pedra ou plantas. Você é inspirado por alguma das idéias acima? Gostaríamos muito de ouvir sobre isso abaixo.

 

Referência: Michelle Honeyager  
Você também pode gostar de
4 perguntas para se fazer antes da sua próxima reforma
4 dicas para dar personalidade em sua casa
5 idéias para esquemas de cores de escritório em casa
Tendências de banheiro: o que está dentro e o que está fora