Tendências na construção civil em 2020 – Confira as melhores!

Tendências na construção civil em 2020 – Confira as melhores!

Como a indústria da construção se desenvolverá em 2020? Que tendências determinarão o setor? E o que isso significa para você?

Temos estudado e avaliado várias fontes – descubra conosco as tendências e desenvolvimentos mais importantes na indústria da construção em 2020.

———— PUBLICIDADE ————

Conteúdo deste artigo:

Tendências na construção civil em 2020 – #Software:

1. Planejamento da construção: digital para fluxo de trabalho otimizado

Novas interfaces abrem mais sinergias.

Veja o exemplo do cálculo do EnEV: Anteriormente, todo planejador especialista tinha que entrar nos edifícios para seus serviços de planejamento novamente.

———— PUBLICIDADE ————

Com a interface “eLCA”, será possível, no futuro, integrar o equilíbrio ecológico da construção ao fluxo de trabalho digital do planejamento da construção.

Agora, os dados já registrados para o certificado EnEV podem ser usados ​​como base para um equilíbrio ecológico de um edifício. Essa sinergia reduz consideravelmente a carga de trabalho.

2. Sistemas ERP e CRM: Como fazer melhor uso dos recursos de dados

A indústria da construção está começando a descobrir recursos digitais para si mesma, que há muito são padrão em outras indústrias. Por exemplo, em gerenciamento de mercadorias e gerenciamento de clientes.

———— PUBLICIDADE ————

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management) promovem um trabalho mais rápido, melhor e mais econômico. Se você usar essas ferramentas em paralelo, deve dar importância à integração dos sistemas de ambos os lados .

Assim, os recursos são melhor gerenciados e os processos de negócios tornam-se mais eficientes, pois o armazenamento e a manutenção de dados duplos são evitados.

A diferença entre os dois sistemas é que o sistema CRM demonstra seus pontos fortes nas interações com o cliente e os sistemas ERP gerenciam e controlam os processos de negócios em todos os departamentos.

———— PUBLICIDADE ————

O software CRM é projetado para aumentar as vendas e reter clientes, enquanto os sistemas ERP são projetados para reduzir custos.

Sem integração, perdas por atrito, dados redundantes e sinais de parada para processos irão desacelerar o trabalho das empresas. Escolha um provedor que ofereça os recursos ideais para ambas as áreas de negócios.

3. Software de gerenciamento de projetos: equipes rápidas

O desejo de suporte a projetos por meio de software está crescendo – e também a variedade de serviços. Afinal, ferramentas inteligentes de gerenciamento de projetos oferecem muito para manter a cabeça fria conforme a complexidade aumenta.

O software se torna o elo entre todos os participantes. Para o planejamento, as ferramentas incluem calendários, listas de tarefas, gerenciamento de tarefas e marcos.

A colaboração é suportada por funções como fóruns, chats, mensagens e quadros brancos; também a possibilidade de trocar e editar arquivos juntos. Alguns produtos de software são especializados em agendamento, outros em colaboração.

As soluções híbridas, por outro lado, combinam as duas categorias – e certamente oferecem a maior comodidade. Certifique-se de que a ferramenta seja fácil de usar, tenha funcionalidade suficiente e seja tão flexível quanto suas equipes desejam trabalhar.

Certifique-se de que o provedor oferece um bom suporte. Também vale a pena dar uma olhada no padrão de proteção de dados, que varia de provedor para provedor.

Tendências na construção civil em 2020 - Confira as melhores!4. IoT: construindo com inteligência sem fio

A “Internet das Coisas” abre oportunidades completamente novas. Sensores conectados em rede sem fio e habilitados para Internet e os atuadores aumentam o conforto, a segurança e a eficiência energética.

Alarmes de incêndio, sistemas de detecção de intrusão, sistemas de controle de acesso e chamadas de emergência conectados via rede levam a uma maior segurança: os sensores registram movimentos incomuns e enviam os sinais para pontos centrais como polícia, bombeiros ou serviços de emergência.

E assim que sistemas e equipamentos como aquecimento, iluminação e ventilação são controlados de forma inteligente pela Internet, a eficiência energética aumenta. Igualmente útil para manutenção: serviços de monitoramento.

É assim que um elevador, por exemplo, informa a necessidade de manutenção. O pessoal de serviço garante um funcionamento tranquilo, pois as chamadas de emergência tornam-se uma coisa do passado.

5. Revolução na indústria da construção: inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais garantindo maior eficiência na construção. O resultado é a redução dos custos de construção e o aumento da segurança, tanto no planejamento quanto no canteiro de obras.

Assim que uma máquina imita as tarefas cognitivas humanas, ou seja, reconhece padrões, é capaz de resolver problemas de forma independente e pode aprender, é chamada de inteligência artificial.

Um subgrupo de inteligência artificial é o aprendizado de máquina: os sistemas de computador “aprendem” a partir de dados baseados em métodos estatísticos, de modo que não precisam mais ser programados. Alimentada com dados suficientes, a máquina “entende” cada vez mais seu campo de atividade e pode lidar cada vez melhor com suas tarefas.

Vantagens importantes da IA na indústria de construção: Redes neurais artificiais ajudam a prever estouros de custo. Além disso, os modelos de previsão calculam restrições de tempo realistas para o controle do projeto.

E com os materiais de treinamento disponíveis online, um novo know-how fica disponível para os funcionários em um piscar de olhos e eles podem ser treinados com mais rapidez e eficiência. Análise e priorização de vários fatores de risco também são apoiadas.

Os sistemas de IA assumem o papel de assistentes inteligentes e lidam com a enxurrada diária de dados na forma de solicitações de informações, problemas não resolvidos e solicitações de mudança com muita eficiência – e os gerentes de projeto recebem rapidamente as respostas desejadas e recomendações de ação.

Os exemplos poderiam ser continuados indefinidamente. Em suma, cada vez mais fontes de informação fornecem dados valiosos para análises, previsões e recomendações precisas que controlam, simplificam, aceleram e protegem cada vez mais todos os processos.

Como você pode ver: a IA está revolucionando a indústria da construção em muitos níveis.

6. BIM: Resolvendo problemas de forma proativa

Planejamento, projeto, construção e gestão digital eficiente de edifícios: Building Information Modeling (BIM) reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento e construção.

Isso porque os problemas e conflitos potenciais já se tornam aparentes durante a fase de planejamento e durante o que é conhecido como pré-construção digital, que agora são resolvidos praticamente antes de realmente ocorrerem no canteiro de obras.

Com o BIM, todos os negócios são envolvidos desde a primeira fase, trocam informações pelo sistema e acompanham todo o andamento do projeto em tempo real.

A base é um modelo 3D digital no qual todas as partes envolvidas no projeto de construção – desde o arquiteto e a construtora até o proprietário – trabalham simultaneamente e sempre tenha acesso a dados e desenhos idênticos e atualizados.

Os provedores de serviços subsequentes também se beneficiam do material de dados e desenhos.

7. Equipe grande, muitos dados: nuvem para todos

A magia do Building Information Modeling (BIM) tem sucesso graças à nuvem. Mas, mesmo além do BIM, a nuvem na indústria da construção permite uma sala de equipe compartilhada como um espaço de trabalho online – também por meio de dispositivos móveis – para correspondência, documentação e arquivamento, tornando o trabalho do projeto muito mais fácil.

Além de facilitar a comunicação; planos, listas e outros documentos anteriormente armazenados em locais diferentes agora estão disponíveis em um local na nuvem.

8. Veja mais, planeje melhor: Realidade Aumentada

Os sistemas de realidade aumentada integram modelos 3D de terreno ou edifícios diretamente em imagens de câmeras reais.

Imagens realistas e precisas na tela mostram como os novos edifícios se encaixam em seus arredores, como é a infraestrutura subterrânea existente ou se um plano de paisagem se harmoniza com o terreno circundante.

Os planejadores podem identificar problemas potenciais em um estágio inicial, os clientes podem tomar decisões com mais facilidade, as mudanças são discutidas com mais precisão e mal-entendidos podem ser evitados.

Tendências na construção civil em 2020 – # Hardware:

Tendências na construção civil em 2020 - Confira as melhores!
Tendências na construção civil em 2020 – Confira as melhores!

9. Decolagem com drones: durante o planejamento, controle e comercialização

O aumento do uso do drone é um dos desenvolvimentos mais interessantes na indústria da construção. Na fase de planejamento, as fotografias aéreas da aeronave controlada remotamente fornecem o material de dados para o modelo CAD 3D ou BIM.

No canteiro de obras, eles documentam o andamento das obras e ajudam a otimizar a distribuição de máquinas e mão de obra. Em edifícios mais antigos, eles descobrem perdas de energia, medem áreas de difícil acesso e ajudam a detectar danos.

10. Mega tendência: o edifício impresso em 3D

Desde que a Universidade da Carolina do Sul produziu a primeira parede usando impressão 3D em 2004, um progresso sensacional foi feito. Hoje uma casa pode ser impressa em 24 horas.

Nos próximos anos, essa tendência ganhará impulso e cada vez mais participação de mercado. Pela primeira vez, os braços do robô estão aplicando camadas de concreto de pega rápida.

Outros processos usam uma mistura de concreto e fibras de vidro, o que torna possível construir até grandes edifícios de concreto.

A expressão simultânea de espuma de polímero de concreto para isolamento também já é possível. Uma empresa holandesa já está imprimindo estruturas de metal estáveis ​​em aço inoxidável, bronze, alumínio e ligas de Inconel.

A velocidade de construção muito alta com requisitos de material reduzidos provavelmente serão os principais motores para o desenvolvimento futuro. Os especialistas preveem que as vendas globais de casas impressas crescerão para US $ 40 bilhões até 2027.

11. Fechamento de contratos: simples, seguro e eficiente

A tecnologia de cadeia de blocos é a base da cripto moeda, que permite que pagamentos e outras transações sejam realizados sem intermediários. As transações são documentadas em blocos em um banco de dados descentralizado, que é espelhado em vários computadores.

Este princípio, que vincula diretamente os parceiros contratuais em uma transação, também simplifica a celebração de contratos digitais com um nível de segurança nitidamente alto. Isso ocorre porque a informação, uma vez que se torna um elo da cadeia, é armazenada permanentemente.

No setor imobiliário, os chamados Contratos Inteligentes permitem que as entradas sejam feitas em um cadastro sem um notário.

Na indústria da construção, a contabilidade em constelações de contratos complexos é uma aplicação possível. Isso requer que todas as partes envolvidas façam parte de uma cadeia de blocos. Cada serviço a ser prestado é regulado por um contrato digital.

Assim que um artesão comunique o cumprimento do seu contrato por meio de um dispositivo móvel no canteiro de obras, a aceitação da obra é realizada, o fiscal marca o pedido como concluído – e a fatura devida é automaticamente instruída a pagar .

12. Robótica: colegas com músculos de aço

Se um robô levanta um objeto pesado, um reparo pode ser necessário, mas então ele segue em frente – sem licença médica e reintegração necessária. Principalmente quando está em jogo a saúde dos trabalhadores, o uso de robôs é extremamente útil.

Eles também ajudam a compensar a falta de trabalhadores qualificados. Eles são simplesmente multi-talentosos e podem processar até componentes de várias toneladas com alta precisão – 24 horas por dia, com mau tempo, a uma velocidade de trabalho constante.

Tendências na construção civil em 2020 – # Técnicas e processos de fabricação:

Tendências na construção civil em 2020 - Confira as melhores!
Tendências na construção civil em 2020 – Confira as melhores!

13. Quebra-cabeça no canteiro de obras: construção modular

Na construção modular, a maior parte de um edifício é feita na fábrica, não apenas os elementos individuais, como pisos de concreto ou painéis de fachada em construção pré-fabricada.

A pré-fabricação dos componentes aumenta significativamente a eficiência da construção devido ao menor tempo de construção. Isso ocorre porque a pré-fabricação industrial dos módulos ocorre em condições ideais: tudo na fábrica é idealmente adaptado ao processo de produção.

A organização de todas as etapas de trabalho é perfeita e a produção é realizada em ótimas condições com os mais altos padrões de qualidade. Acima de tudo, os fatores climáticos são eliminados e as máquinas modernas trabalham com alta precisão e velocidade.

Além disso, os materiais são economizados e, como resultado, a construção é mais sustentável e mais eficiente em termos de recursos.

14. Sustentabilidade: construção mais verde

A construção sustentável segue o princípio orientador de manter um olho na conservação do ambiente natural existente desde o estágio de planejamento e economizar o máximo de energia e recursos possível durante todas as fases seguintes.

O ideal é que a edificação retorne à natureza sem deixar resíduos após o período de uso. Esses objetivos exigem uma seleção cuidadosa dos materiais de construção, um conceito sofisticado de energia (eletricidade e calor) e o uso consciente da água.

Os conceitos “Edifício Verde” e “ Edifício Ecológico ” têm como objetivo reduzir os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente, além dos fatores de economia alcançados.

Na melhor das hipóteses, a ideia de sustentabilidade é perseguida em todas as fases do ciclo de vida da construção. O conceito de Green Building também é adequado para a renovação de edifícios.

Por exemplo, as torres gêmeas do Deutsche Bank em Frankfurt am Main, que foram construídas entre 1979 e 1984, foram renovadas de forma ecológica e vêm economizando 67% de energia para aquecimento ao ano desde então.

Esse pensamento verde está encontrando cada vez mais apoiadores – afinal, a indústria da construção consome atualmente cerca de 40% dos recursos globais.

15. Materiais de construção naturais: mais bem-estar

A consequência lógica do desejo de sustentabilidade: a tendência “construir com materiais de construção naturais” continua a crescer.

Os materiais de construção naturais colocam demandas especiais na construção de um edifício e geralmente são menos flexíveis em seu uso do que os materiais convencionais. As vantagens superam as desvantagens: o equilíbrio ecológico é simplesmente muito mais favorável.

16. O lado crítico do boom: aumento dos custos de construção

O aumento dos salários e dos custos dos materiais está elevando os preços na indústria da construção. Como mais construções estão ocorrendo na Alemanha, a demanda por areia, cascalho e concreto está aumentando.

Isso leva repetidamente a gargalos de abastecimento, rotas de transporte mais longas – e, em última instância, a preços mais altos.

17. Realidade virtual para mais segurança no canteiro de obras

Os regulamentos do canteiro de obras regulam-no claramente: garantir a segurança e a saúde de todos os colaboradores faz parte do dever do proprietário. Mas a indústria da construção ainda registra os maiores números de acidentes nas estatísticas comerciais.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) podem mudar essa situação para melhor.

Com a RV, os funcionários podem ser melhor treinados simulando e treinando situações perigosas e as reações correspondentes a elas fora do local. O uso de RA também melhorará a segurança nos canteiros de obras.

Por exemplo, as soluções de realidade aumentada da SRI International: ajudam a identificar, relatar e eliminar riscos mais cedo – antes que os acidentes aconteçam.

Isso ocorre porque os planejadores e trabalhadores podem ver diretamente no local o que está por trás de tetos, paredes e pisos já rebocados e se os elementos de construção estão fixados no lugar certo.

Tendências na construção civil em 2020 – # Situação do mercado:

18. Menos funcionários na indústria de construção alemã

A “ Previsão do Mercado de Trabalho 2030 ” do “Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais” alemão prevê um ligeiro ganho de importância para a indústria da construção nos estados do sul de Baden-Württemberg, Baviera e Hessen, embora seja provável que perca terreno na maioria dos outros estados.

Isso será acompanhado por uma queda no emprego entre 2020 e 2030 de 117,2 mil, que é 4,9%.

19. Tendência clara: menos construção civil – mais construção subterrânea

No longo prazo, a desaceleração econômica na Alemanha também terá um impacto no crescimento da indústria da construção.

Segundo o EUROCONSTRUCT , instituto de pesquisas de mercado para o setor, a taxa de crescimento do setor de construção foi de 3% em 2018 e, de acordo com a previsão, será de apenas 1,5% até 2021.

Em contrapartida, especialistas estimam um crescimento de 3,2% para o subsolo setor de construção em 2020.

Isso se deve à expansão e modernização da infraestrutura de transporte. Quase nenhum crescimento está previsto para novas construções residenciais de 2020 em diante.

20. Previsões: Como a indústria da construção na Alemanha se desenvolverá em 2020

De acordo com o índice de clima de negócios do Instituto Ifo e o relatório anual do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos, a situação da construção civil permanece positiva por enquanto – mesmo com crescimento reduzido.

Pelo menos nos próximos dois anos, a taxa de crescimento da indústria da construção deverá ultrapassar o crescimento do PIB. Isso se deve principalmente a um aumento absoluto de 37,5% no número de projetos licitados – após investimentos há muito atrasados ​​em alguns casos.

Os impulsionadores desse aumento são novos edifícios e reformas nos setores de infraestrutura, educação e pesquisa, indústria e residencial. Em um estudo, os consultores econômicos pwc também confirmaram um boom de novas construções privadas e renovação de propriedades existentes até 2020.

Mas nem todos os semáforos ficarão verdes para sempre: de acordo com a ifo, a retomada no setor de construção deve perder impulso significativamente em 2020.

Tendências na construção civil em 2020 – # Resumo

Os desenvolvimentos na indústria da construção são verdadeiramente emocionantes. Onde antes eram principalmente as pessoas que colocavam tijolos em tijolos, paredes de concreto ou reforços instalados, robôs agora estão se juntando a eles, drones estão monitorando, tecnologias comprovadas de planejamento e controle estão sendo refinadas e outras completamente novas estão sendo adicionadas.

Uma coisa é certa: os humanos continuarão a desempenhar papéis decisivos, mas a construção se tornará mais digital – e, portanto, mais transparente, mais eficiente e, em última análise, mais segura. O que você acha das tendências que dominarão a indústria da construção em 2020? Deixe-nos saber nos comentários!

Saiba mais aqui.

YouTube video

E aí, gostou do artigo sobre Tendências na construção civil em 2020?

Então compartilhe com os amigos!

Em fim, não se esqueça de me deixar saber nos comentários o que você achou do artigo.

Até a próxima dica!

►Veja mais dicas em:

Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre:

Mimos da A Arquiteta para você!

luciana paixao - Parede decorada: Ideias que não podem faltar. Confira.

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar neste link e começar a estudar.

Por fim, eu gostaria de conhecer mais sobre você.

Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura?

Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Espero que o post tenha lhe ajudado!

Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.

Até!

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Lilia Vaz
Lilia Vaz
Uma empreendedora apaixonada pelo mundo do Design de Interiores. Redatora sobre Decoração de Interiores, Arquitetura e Viagens, e mãe de família em tempo integral!
pacote formação engenharia