Meu TCC de Arquitetura – Edifício Assistencial ao Idoso, Inspire-se!

Recordar é viver. Hoje tenho para vocês um artigo especial, o meu TCC de arquitetura.

Foi muito acessado na época e digamos que fez um “sucessinho”.  Por isso, vou compartilhar com vocês.

———— PUBLICIDADE ————

TCC de arquitetura

O TCC de arquitetura, vocês sabem, é um projeto onde o estudante de arquitetura deve desenvolver com o auxilio de um professor orientador durante todo o ultimo ano da vida acadêmica.

———— PUBLICIDADE ————

Durante esse período o aluno faz muitas pesquisas de estudos de caso.

O projeto passa por varias mudanças até chegar no máximo da perfeição de acordo com a capacidade que o aluno pode alcançar.

O TCC de arquitetura pode ser o terror de vários estudantes que o temem por receio de serem reprovados durante o processo de avaliação, mas eu sempre digo, faça com amor e muita pesquisa que tudo dará certo no final.

———— PUBLICIDADE ————

Os advogados ao se formarem precisam fazer o exame da ordem para poderem exercerem a sua profissão, nós arquitetos temos que apresentar o TCC!

Eu prefiro o TCC… pode ser difícil, mas não é impossível. Ele exige muito estudo e disciplina, basta fazer sua parte que o professor orientador lhe dará todo o suporte necessário para que você chegue no resultado desejado.

O meu TCC de Arquitetura

Quando eu olho…. bom.. deixa pra lá… faz parte!

———— PUBLICIDADE ————

Meu TCC de Arquitetura - Edifício Assistencial ao Idoso, Inspire-se!

Mas que as vezes dá uma certa constrangida na gente dá… Acontece com todo mundo que se forma e depois olha pra traz e vê os trabalhos…

Pelo menos a apresentação tá bacaninha, foi na lousa mesmo sem nada de tecnologia…

Nessa época eu dava muita aula de AutoCAD presencial então meio que arrasei nos desenhos se comparado aos colegas que eram meio crus ainda…

O tema do meu TCC de arquitetura foi um Edifício Assistencial ao Idoso, para isso fiz muito estudo de caso pois o assunto na época era pouco conhecido mas deu pra achar alguns casos interessantes e fazer uma boa monografia.

Sobre o meu TCC de Arquitetura

O trabalho consistiu em mostrar a atual situação, as antigas e atuais projeções a respeito de um tema delicado, porém real que há alguns anos saiu do cenário da expectativa do futuro para vir de encontro à realidade presente: a situação do idoso no Brasil e no Mundo.

Foi mostrada a atenção que se despende ao segmento populacional que se encontrava em processo de envelhecimento, seus direitos definidos por leis, a preocupação pela preservação de sua autonomia na defesa de sua integridade física e moral, sua realidade e necessidades neste século que se inicia assim como sua participação no cenário globalizado.

De acordo com dados de pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 2000) atualmente a média de tempo de vida da população vem aumentando consideravelmente e este aumento avançará em maiores proporções nos próximos 20 anos.

Com base nesses dados, no Histórico da Região e nos levantamentos realizados durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados os resultados desses estudos e suas diretrizes.

Detectou-se uma carência na estrutura urbana de edificações e programas voltados a atividades para a terceira idade, tendo em vista as leis que protegem seus direitos e o que acontece na realidade.

Com a finalidade de solucionar parte desse problema e gerar uma integração social a esse segmento populacional associada a uma leitura das necessidades urbanas.

Foi proposto a elaboração de um centro de convivência e apoio ao idoso, que teve como objetivo trabalhar o conceito de autonomia e qualidade de vida dos idosos com a promoção do envelhecimento saudável, dando continuidade à vida social, para que nele fossem encontrados apoio, entretenimento e assistência.

A proposta tratou de um Projeto Arquitetônico localizado na Região Oeste da cidade de São Paulo, no Município de Osasco-SP, em um bairro predominantemente residencial – Km 18.

Esse edifício proporcionaria ao idoso uma melhor qualidade de vida visando garantir o cumprimento de um dos seus direitos, num período onde a dependência social isola e constrange.

A primeira imagem eu fiz no AutoCAD 3D.

É uma imagem simples apenas para o estudo da volumetria do edifício com o entorno.

Estudo de Volumetria do Entorno2

 

Desenho 3D Estudo do entorno

Essa imagem foi inserida na prancha do estudo do entorno:

Meu TCC de Arquitetura - Edifício Assistencial ao Idoso, Inspire-se!

Estudo completo do entorno onde seria o projeto

Programa Edifício Residencial para Idosos

Pavimento Térreo

Encontra-se um grande hall de entrada com recepção, banheiros, espaço ecumênico, administração e depósito. Uma área reservada ao caseiro com dormitório, sala integrada com cozinha e banheiro. Assim como uma sala de monitoramento de segurança.

Circulação vertical com Caixas de escadas, elevadores sociais e de serviços assim como uma rampa com inclinação máxima permitida para todos os andares.

Duas entradas, uma principal voltada para a praça e uma secundária voltada para a rua da fachada Norte.

Nos pavimentos tipos encontram-se os flats com 3 tipologias distintas.

A primeira: Com sala de estar integrada a cozinha e a sala de jantar, com dormitório e banheiro para atender aos cadeirantes voltadas para a fachada Norte.

A Segunda: Com sala de estar integrada a cozinha e sala jantar e banheiro para atender aos cadeirantes.

A terceira: Com sala de estar integrada a cozinha e sala de jantar, dois dormitórios para nos casos onde o idoso necessite de acompanhamento 24 h com cozinha banheiro para atender aos cadeirantes.

Essa tipologia se encontra apenas nas laterais dos edifícios da fachada leste e oeste para fins de conforto térmico.

A parte de serviços e administração localizam-se no terceiro pavimento com sala de gerência, arquivo, banheiros femininos e masculinos para os funcionários da administração e diretoria, copa e banheiros femininos e masculinos para área de serviço, todos voltados para a fachada Sul.

Um pronto atendimento de emergência localiza-se próximo ao elevador para fins de socorros e atendimento de observação.

Um grande hall com um vazio dá um grande charme ao edifício com espaço para sala de estar intima para os moradores a fim de gerar integração dos mesmos se evitar o isolamento.

Esta sala aberta com varanda encontra-se voltada para a praça boulevard com vista para o terraço do edifício de apoio ao idoso

Total de Área Construída: 2.240,00m2

 A seguir uma prancha com a conceituação do projeto como um todo.

E a baixo algumas imagens em 3D e vistas no AutoCAD:

PRANCHA volumetrica 3d

 

A setorização dos serviços deste edifício se divide em:

Térreo:  Hall de entrada Principal, Depósito e Circulação vertical com Caixas de escadas, elevadores sociais e de serviços assim como uma rampa com inclinação máxima permitida para todos os andares.

Primeiro Pavimento: Destinado ao Lazer: Salas de Artesanato, Pintura, Escultura, Musica, Espaço Contemplativo e Espaço para exposições com um pé direito duplo. Sanitários femininos e masculinos previstos em todos os demais andares.

Segundo Pavimento:  Destinado a Ginástica:  Grande espaço para fitness e Piscina para Natação e Hidroginástica com salas para os professores de ginásticas e deposito para equipamentos e objetos das aulas além de uma biblioteca com espaço para pesquisa e leitura.

Terceiro Pavimento: Praça de Alimentação: Sistema Self Service e as dependências como: cozinha, banhos e vestiários para funcionários, deposito e despensa. E o mais interessante neste pavimento é o grande terraço voltado para a praça central com vista para o outro edifício residencial .

Quarto Pavimento: Jogos: 2 Salas que atendem  todos os tipos de jogos por eles apreciados com dois depósitos para armazenamento de objetos.

Quinto Pavimento: Serviços de Saúde: Este pavimento conta com 5 consultórios médicos para atendimento nas especialidades de psicologia, psiquiatria, clinico geral, nutricionista e geriatria. Salas de espera e farmácia com recepção e banheiros independentes para os médicos.

Total de Área Construída: 4.180,00 m²

No subsolo estão localizados os estacionamentos individuais para cada edifício contando com 39 vagas para o Residencial sendo 7 para cadeirantes e 50 para o Assistencial sendo 8 para cadeirantes totalizando o número de 89 vagas contra 36 números de apartamentos.

Eu modelei o prédio todinho no AutoCAD, veja como ficou a modelagem com renderização neutra:


perspectiva1

perspectiva nordeste

perspectiva 2

Você pode acessar o material completo do TCC de arquitetura em meu slideshow, assistir ou fazer o download da apresentação no link baixo, onde você vai pode ver o trabalho completo:

from

Hoje eu teria feito tudo no Lumion 3D! Teria sido menos sofrido e mais rápido, sem contar que o resultado final poderia das apresentações ter sido ainda melhor! Tanto que hoje em dia só uso ele pra apresentações de projetos para os meus clientes!

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
html Copy code
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.