Home > Revit > Archicad ou Revit: Qual software escolher?

Archicad ou Revit: Qual software escolher?

/
09 ago 2014
//

Muitos perguntam Luciana qual o melhor Archicad ou Revit?

Vou relatar um pouco sobre a história desses softwares poderosos, mencionando as características de cada em seus pós e contras.

ArchiCAD: é um software arquitetônico desenvolvidos pela empresa húngara Graphisoft.

– Revit: é um software para a arquitetura desenvolvido pela Autodesk.

Archicad ou Revit. Ambos trabalham com modelagens arquitetônicas em visualização 2D e 3D para elaboração de projetos e detalhamento.

Continuamente ambos são softwares BIM (Building Information Model) que significa Modelo de Informação da Construção e/ou Modelagem de Informação da Construção. Que consiste basicamente em um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

  • O ArchiCAD solicita mais da memória RAM do computador.
  • O problema mais conhecido do Revit é a falta de recurso de multi-processamento. Esta falta de energia faz com que o gere visualizações de forma muito mais lenta do que o ArchiCAD. 

–  ArchiCAD tem seu maior numero usuários situados na Europa.

–  Revit tem o maior numero de usuários na situados América.

O Revit é mais fácil de usar, mais fácil de aprender. E cada vez mais cresce o número de usuários.

Vamos ao pós e contras Archicad ou Revit:

Ambos ArchiCAD e Revit tem uma numeração folha automático, mas o Revit não manter a numeração corretamente após uma folha tenha sido removido ou renomeado.

Ambos os aplicativos automaticamente colocam a escala para os títulos de desenho.

  • O  Desenho em ArchiCAD recebe automaticamente o número depender suas posições na folha.
  • No Revit você tem que digitar o número manualmente. Por exemplo: você tem uma varredura de a, b, c, d ; para colunas e 1, 2, 3, 4.
  • Revit não suporta arrastar e soltar para inserir arquivos externos para o projeto. Você é obrigado a usar a guia de inserção para ser capaz de inserir um arquivo externo, como um PDF e JPG. 
  • ArchiCAD permite aos usuários alterar os tamanhos caneta para desenhos diferentes antes de imprimir; mesmo que todos eles estão em uma folha. Significa que o usuário pode definir o tamanho da caneta para cada detalhe antes de enviar para imprimir sem alterar o modelo real. 
  • ArchiCAD oferece fabricante de PDF como padrão, mas Revit precisa de um terceiro instalado na estação de trabalho para ser capaz de imprimir em PDF. 
  • Revit não mostra a profundidade tão bom como o ArchiCAD faz. 
  • Revit não suporta pesos de linha dependem das vistas de elevação com base em sua distância do marcador de elevação ou plano de corte.
  • ArchiCAD permite aos usuários dimensionar o modelo em 3D. Isso torna mais fácil para os empreiteiros para construir um detalhe, vendo a dimensão em um detalhe 3D. 
  • ArchiCAD permite aos usuários criar novo padrão de hachura com muita facilidade. Fazer tal coisa que no Revit é quase impossível. 
  • Revit não suporta sistemas de rede curvas, mas ArchiCAD suporta quase qualquer forma, conforme necessário para justificar seu projeto. 
  • O ArchiCAD dá mais liberdade para projetar, e não vai chocá-lo com surpresas.

Mas sem sombra de dúvidas pra quem está começando o Revit se torna uma ferramenta mais fácil e leve de manuseio aos usuários.

  • Revit é um único arquivo de dados que pode ser partilhado entre vários usuários. Planos, seções, elevações e legendas, são todos interligados, e se um usuário faz uma mudança de um ponto de vista, os outros pontos de vista são atualizados automaticamente. 
  • Com o Revit os usuários podem criar seus próprios objetos 2D e 3D para modelagem e elaboração de projetos ou importá-los de uma outra plataforma CAD, exemplo DWG, DXF, DGN, SAT ou SKP. 

Vale ressaltar que o Revit ainda parece ser novo no mercado, não subestime o que ele pode fazer. Ainda temos os famosos Bugs no Revit o que no ArchiCAD é raro. Isso usando a mesma máquina para o mesmo teste.

Um exemplo básico disso: Auto CAD e SketchUp.

Em relação ao Auto Cad 3D ela é muito mais antigo (mas todo ano o software atualiza); o SketchUp é novo, e a cada versão melhora muito mais.

Se vocês me perguntasse Archicad ou Revit , qual eu apostaria eu indicaria?

O Revit, pois por ser da Autodesk o mesmo fabricante do AutoCAD, a interface é mais próxima e possui maior procura aqui no Brasil.

Atualmente manipular um software de desenho não é mais suficiente para ingressar no atual mercado de trabalho.

Hoje em dia para se conseguir um bom estágio você precisa dominar ao menos um software paramétrico!

 

 

Deixe um Comentário