Home > Arquitetura > 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

/
05 jun 2020
//

Muitos arquitetos e profissionais de marketing de projetos de arquitetura que nunca usaram serviços de renderização em 3D exteriores muitas vezes subestimam o quão foto-realistas as renderizações podem ser.

Portanto, desconhecendo todo o potencial do CGI, eles podem deixar de aproveitar ao máximo seus projetos. Por exemplo, quando fazem pedidos para esses serviços sem fornecer detalhes técnicos, referências de estilo ou comentários suficientes.

Como resultado, eles podem pagar em excesso por serviços de visualização bastante medíocres, quando podem pagar o mesmo preço pela renderização externa realista de alto nível.

De fato, um estúdio CGI  verdadeiramente profissional pode fornecer visuais completamente indistinguíveis das fotos. Elas podem ser usadas para diversos fins de marketing, incluindo apresentações de projetos, portfólios, publicidade online e offline, etc.

Parece bom? Agora, vamos descobrir as 7 dicas pelas quais os especialistas em CGI tornam as renderizações 3D indistinguíveis de fotos.

 

Render externo de um prédio - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

 

1. Construa cena 3D de alta qualidade

Renderização externa realista - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

 

O processo de renderização externa realista começa com a criação de modelos 3D e a organização deles em uma cena.

Geralmente, os especialistas em CGI fazem modelagem 3D personalizada dos principais objetos de arquitetura do zero para obter todas as especificações corretamente.

Em seguida, eles selecionam modelos 3D pré-fabricados high poly e também para os itens secundários. Geralmente, os arquitetos fornecem referências para eles mesmos.

Nas renderizações finais, todos os objetos devem ter formas realistas, geometria perfeita e um alto nível de detalhe. Além disso, não deve haver bordas anormalmente nítidas ou muito.

 

2. Obtenha proporções precisas

Render externo condomínio de casas - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

 

Os profissionais da CGI sempre seguem cuidadosamente os desenhos técnicos e outras documentações de construção para garantir que eles mantenham proporções precisas.

As mais importantes aqui são as plantas de situação, que permitem entender a localização e os arredores de um projeto. Então, plantas baixas, vistas de elevação e seção transversal também são cruciais para aprender os detalhes sobre o próprio edifício.

Tudo o que é necessário para ajustar corretamente o tamanho de cada objeto em relação ao de outros objetos e às dimensões da cena em geral.

Por exemplo, ao fazer uma renderização exterior realista de um prédio de escritórios, é preciso considerar suas dimensões gerais, assim como o tamanho de portas e janelas, espaço de estacionamento, carros, pessoas na rua e assim por diante.

Se pelo menos uma dessas coisas for medida incorretamente, toda a impressão de um projeto pode ser distorcida.

 

3. Defina eixos horizontais e verticais corretos

Render de prédio externo - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

 

Para uma renderização externa verdadeiramente realista, um especialista em CGI define cuidadosamente os eixos horizontal e vertical para alinhar os modelos 3D a eles.

Os eixos, especialmente o horizontal, definem a base para toda a composição. Obviamente, se forem inclinados de uma maneira que não deveriam, os processamentos serão completamente arruinados.

Além disso, a configuração correta dos eixos permite evitar distorções de perspectiva, além de ter objetos pairando no ar – os dois piores erros que os artistas 3D inexperientes podem cometer.

Verificando a qualidade das imagens finais, lembre-se sempre de que o principal objetivo da visualização arquitetônica realista é melhorar a experiência do cliente.

Portanto, o básico como este não deve ser esquecido, mesmo que os objetos principais pareçam ter uma boa aparência. Porque se os clientes detectarem uma irregularidade lá, formarão uma opinião negativa de uma só vez. E, como resultado, o sucesso de todo o projeto será prejudicado.

 

4. Aplique texturas e materiais perfeitamente combinados

Render externo com duas pessoas - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

As texturas são muito importantes na renderização externa realista, porque tornam todos os materiais usados ​​em uma cena facilmente identificáveis.

Existem três critérios principais pelos quais julgar o trabalho de texturização aqui. Em primeiro lugar, a qualidade e a resolução de cada textura devem ser altas. Em segundo lugar, as propriedades do material devem corresponder à aparência das texturas aplicadas.

Por exemplo, se o material selecionado para um objeto for metal, ele imitará as propriedades do metal em termos de brilho, auto-iluminação, reflexões, refrações, etc. Portanto, a textura aplicada a esse objeto deve ser a de metal como bem.

Em terceiro lugar, há o dimensionamento de texturas em relação às formas e proporções dos objetos. É aqui que artistas inexperientes em 3D cometem erros particularmente frequentemente.

Nesses casos, a descamação muitas vezes pode ser vista em itens como azulejos e alvenaria, tábuas de piso e em qualquer outro lugar onde grandes superfícies são cobertas com padrões repetidos.

Portanto, uma análise mais detalhada dessas informações, pode ajudar a determinar a qualidade das renderizações externas em 3D.

 

5. Crie ambientes realistas

Com uma renderização externa realista, os artistas em 3D criam ambientes reais e personalizados para os principais objetos arquitetônicos.

Eles podem renderizar várias variações de imagens, apresentando diferentes horários do dia, clima e estações do ano.

Alguns lugares, como vilas de verão e estações de esqui, devem ser exibidos de maneiras muito particulares em termos de estações e clima.

No entanto, até eles podem se beneficiar da exibição de dia, anoitecer e luz noturna. E outros projetos mais versáteis podem parecer surpreendentes em um ambiente nublado ou chuvoso.

Além disso, ambientes realistas normalmente incluem outros edifícios ou paisagens, dependendo da localização do projeto. Então, pode haver pessoas, carros, árvores, bancos, semáforos – tudo o que uma foto teria.

Portanto, ao fazer um pedido, um arquiteto pode optar por ter uma cena de estilo de vida movimentada para os renderizadores, ou uma cena mais serena, totalmente focada no próprio projeto. Ou ambos, é claro!

 

6. Deixe a iluminação orgânica

Render de um prédio com iluminação - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

Para garantir a renderização externa mais realista, é necessário definir uma iluminação absolutamente perfeita.

O objetivo, antes de tudo, é garantir que o resultado final se correlacione com o conceito ou referências de humor. Então, é tudo sobre física.

O software de renderização 3D profissional permite determinar todas as fontes de luz, como sol, estrelas, lanternas, etc., que fazem a iluminação parecer natural – exatamente como na vida real. Ele também considera refrações e barreiras como chuva, poluição ou nevoeiro para produzir visuais coerentes e altamente foto-realistas.

Além disso, os especialistas em CGI ajustam sombras e reflexos para que apareçam onde for necessário, sem criar pontos pouco atraentes, muito escuros ou ofuscantes nas imagens.

Por exemplo, é possível reduzir a intensidade de uma sombra se ela contrastar demais com outros objetos em uma cena. Da mesma forma, pode-se suavizar ou remover completamente reflexos e reflexos indesejados. No entanto, apenas artistas profissionais em 3D são capazes de fazer isso sem arruinar o fotorrealismo de uma cena.

Finalmente, há um estágio de pós-processamento no qual pequenas correções de luz, cor e contraste são feitas.

Aqui, os especialistas em CGI geralmente adicionam efeitos visuais sutis para tornar suas renderizações exteriores em 3D ainda mais coesas e realistas.

Por exemplo, eles podem adicionar brilho extra às luzes externas em uma cena noturna. Ou um pouco de efeito de neblina para suavizar uma imagem e torná-la um pouco sonhadora.

 

7. Encontre os ângulos mais lisonjeiros

Prédio com vista interna - 7 dicas de especialistas em CGI para deixar seu render igual foto

No caso de renderização externa realista, os objetos 3D são “fotografados” digitalmente, como na vida real.

Nesse ponto, um especialista em CGI encontra os melhores ângulos para capturar uma cena 3D e define uma câmera virtual no programa de renderização para fazê-lo.

Pode demorar um pouco para produzir todas as renderizações – de alguns minutos a várias horas, dependendo da complexidade de um projeto. No entanto, o próprio processo de renderização acontece automaticamente, então um artista 3D pode configurá-lo para ser realizado da noite para o dia.

As imagens finais preservam todos os detalhes de uma cena 3D sem distorção de nenhum tipo, parecendo totalmente indistinguível das fotos.

No geral, o melhor da visualização 3D é, provavelmente, o fato de um arquiteto poder obter variações de renderizações em 3D para o mesmo projeto antes mesmo de a construção começar.

É muito importante para uma apresentação aos investidores e outras partes interessadas e absolutamente crucial para o marketing. Afinal, as pessoas devem ver o projeto da melhor maneira possível.

Você está interessado em serviços de renderização 3D? Contacte nosso parceiro Vaz Produções.

Gostou do tema? Saiba mais acessando aqui

 

Referência: Ana Wayne

 

Você também pode gostar de
5 dicas de marketing para um Designer de Interiores
Renderizações 3D: como elas ajudam os arquitetos a conquistar clientes
D5 Render – nova solução para renderizações de alto nível com Ray Tracing
10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso