Home > Tecnologia > Casas do Futuro: conheça tecnologias e as utilize em seus projetos de decoração

Casas do Futuro: conheça tecnologias e as utilize em seus projetos de decoração

/
20 fev 2019
//
casas do futuro

É praticamente impossível pensar em casas do futuro e não lembrar dos Jetsons, a família futurística que vivia repleta de tecnologia. Na verdade, nós já avançamos bastante nos últimos anos, mas ainda podemos avançar mais (e, quem sabe, chegar em um patamar mais tecnológico que os Jetsons). Conheça algumas tecnologias das casas do futuro que prometem transformar a sua vida e seus projetos.

casas do futuro

Imagem: youtube.com

Como serão as casas do futuro?

Tecnologia, conectividade e integração

Certamente, as casas do futuro serão regadas a tecnologia. Afinal, já somos completamente dependentes dela.

A ideia é que as casas do futuro sejam controladas por dispositivos como o celular. Alguns assistentes já fazem tarefas simples, como apagar ou acender as luzes, ligar a música e mais. No futuro, a intenção é que tudo seja conectado via Wi-Fi, o que implica menor necessidade de cabos e fios por todo lado. Com tudo conectado à mesma rede, será muito fácil controlar a casa. Há aplicativos que programam a limpeza da piscina, por exemplo.

casas do futuro

Imagem: theverge.com

Haverá alto-falantes espalhados pelos ambientes, bem como apetrechos que reconhecem as vozes e recebem comandos. Nos quartos, existirão colchões com monitores de sono, despertadores inteligentes e armários que permitem maior organização das roupas. Por falar em roupas, elas também podem ser repletas de tecnologia, como mudança de cor, adaptação de tamanho e fornecer dados da temperatura do corpo e outras informações sobre o usuário e tarefas básicas, como recarregar o celular.

Claro, a tecnologia também estará espalhada pela casa na forma de robôs que cuidam das tarefas domésticas (bem no estilo dos Jetsons). Aliás, muitas tecnologias já estão disponíveis em nossas cozinhas, como as geladeiras que alertam sobre o fechamento das portas e fazem listas de compras, fornos com alertas, sensores touchscreen que ativam os eletrodomésticos e mais.

casas do futuro

Imagem: youtube.com

Vale destacar que muitos recursos tecnológicos avançados já estão disponíveis em vários países. No Brasil, eles ainda não estão disponíveis ou possuem um custo muito elevado, o que os torna inviáveis para a maior parte das residências.

Tecnologia na decoração

Um objeto pode ser funcional e ser parte da decoração ao mesmo tempo. É o que acontece com espelhos com reconhecimento facial que ajudam na maquiagem, dão dicas de beleza, contam a previsão do tempo e mais (no estilo Branca de Neve) e com luminárias e cortinas que ajustam a intensidade de luz.

Nos quartos, os papeis de parede poderão ser substituídos por painéis luminosos ou telas. Além disso, os materiais podem ser sustentáveis, proveniente de reciclagem, com alta durabilidade e multifuncionais.

O design das casas também mudará. As tradicionais residências e edifícios ficarão com um ar mais futurista (como muitos que já vemos por aí), com mais curvas e desafiando a engenharia e a arquitetura. Com mais tecnologia, é possível inovar cada vez mais no design.

casas do futuro

Imagem: medium.com

Sustentabilidade

As residências inteligentes são cada vez mais voltadas para a sustentabilidade e muitas atendem os requisitos de certificações. É possível otimizar o uso de energia e de água e implantar dispositivos com menor impacto ambiental. Também há materiais e sistemas tecnológicos que oferecem maior conforto térmico por menor consumo de energia. Além da preocupação com o meio ambiente, esses apetrechos também contribuem para o bolso do morador, visto que o gasto é menor.

As casas autossustentáveis também não ficam de fora da lista de casas do futuro. As residências que são capazes de gerar a própria energia e tem sistemas de climatização que não usam energia já são reais e cada vez mais populares pelo mundo.

Inteligência Artificial

É claro que a inteligência artificial fará parte das casas do futuro. Os sistemas que controlam os smartphones e alguns itens da residência podem controlar a casa por inteiro. Parece coisa de filme, mas é um futuro que não está muito distante.

casas do futuro

Imagem: forbes.com

Segurança

Com a casa conectada, é possível ter um controle maior dos dispositivos de segurança. Inclusive, esses dispositivos estão cada vez melhores e mais aprimorados, permitindo o controle mais fácil e, claro, oferecendo maior segurança para os moradores. É possível receber as notificações no celular, por exemplo, e acessar a residência por biometria e reconhecimento facial/de retina. Vale destacar que muitas residências já usam o reconhecimento biométrico para acesso dos moradores e o recurso de portaria virtual (que pode reduzir os custos).

casas do futuro

Imagem: techhive.com

Porém, no quesito segurança das casas do futuro, é preciso ter muito mais cuidado. Ao estar conectada, uma residência se torna mais suscetível a ataques que podem virar um pesadelo digno de um filme de suspense. Afinal, uma casa controlada por tecnologia pode ser facilmente manipulada se não existirem cuidados adequados. Basta um acesso à rede para conseguir aterrorizar alguns moradores e ter informações confidenciais.

Referências: Tecnologia e Gadgets; Casacor; Ibflorestas.

Você também pode gostar de
casas autossuficientes
Casas autossuficientes: modelos para inspirar seus projetos