Home > Arquitetura > Criando o quarto perfeito para dormir

Criando o quarto perfeito para dormir

/
14 ago 2019
//

Durante os meses frios, sua cama pode ser um lugar de relaxamento, aconchego e conforto. Mas quantas vezes você já desligou as luzes apenas para descobrir que o sono simplesmente não vem? Acontece que, apenas ir para a cama, nem sempre é o suficiente para garantir que você durma com qualidade. É por isso que reunimos algumas dicas para criar um ótimo ambiente no quarto para dormir.

Cama de casal com manta.Um cobertor pode fazer mais do que apenas perfurar o seu design. Também pode tornar mais fácil ficar confortável e dormir mais. Imagem: Photographee.eu / Shutterstock.

1) Lençol, cobertor e endredon

Dormir durante a noite se resume a tornar seu corpo confortável o suficiente para manter um estado de repouso. Então, obviamente, um colchão de qualidade e boa cama são fundamentais. Mas além de apenas obter o básico em sua cama, também pode ajudar a pensar em camadas.
100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores

Não só colocar sua cama em camadas cria uma cama mais luxuosa, semelhante a um hotel, onde você pode se aconchegar com um bom livro (ou uma boa maratona da Netflix), mas também facilita o sono. Durante toda a noite, sua temperatura corporal pode alterar. Ser facilmente capaz de adicionar ou retirar uma camada de cobertor ou endredon para que você possa se sentir confortável rapidamente e ter uma noite tranquila.

Berço com manta amarela.Não deixe o sol limitar o seu tempo de sono – ou dos seus filhos. Imagem:  Photographee.eu / Shutterstock.

2) Deixe escuro

Você já acordou em um quarto de hotel, completamente confuso sobre o tempo? Isso porque a maioria dos quartos de hotéis vem  com cortinas de escurecimento de qualidade projetadas para garantir que a luz do sol não pare seu sono. Por que não se dar o mesmo tratamento em casa?

Cortinas blackout suspensas permitem que você controle seu espaço para dormir. Se você quiser dormir um pouco antes mesmo de o sol se pôr, você pode. Se você quiser dormir no Sábado para descansar após uma semana agitada, você pode. Estas cortinas manterão seu quarto escuro durante o tempo que você precisar, ou quiser, o sono se torna menos elusivo.

Quarto de casal com cama cinza.Como seria seu último quarto para dormir? Talvez um recordista possa ajudar. Imagem: Bulgac / Getty Images.

3) Controle sua paisagem sonora

Algumas pessoas precisam de completo silêncio para dormir. Outros acham mais fácil se afastar ao som do ruído branco. Um terceiro grupo, na verdade, prefere a TV para embalá-los na terra dos sonhos. Qual grupo você é? Se você nunca pensou em sua paisagem sonora ideal para o sono, esta é a hora de começar. Saber que tipo de sons ajudam a dormir – e que o afastam dele – pode fazer uma grande diferença tanto na sua capacidade de adormecer rapidamente quanto em sua capacidade de permanecer dormindo.

Se você acha que ruído branco, ondas quebrando, chuva ou outro som contínuo ajudaria você a dormir bem, experimente um aplicativo em seu telefone. Há muito poucos que podem ajudá-lo a curar sua melhor paisagem sonora e criar o último quarto para dormir. Então, uma vez que tu saiba o que funciona para você, considere investir em um aplicativo para dormir específico. Estudos mostraram que estar em nossos telefones  pode diminuir a qualidade do sono, especialmente antes de dormir. Facilite o armazenamento precoce do telefone e ligue a sua confiável máquina de som para configurar o seu quarto para dormir.

 

Quarto de casal com cores suaves.Cores suaves podem ajudá-lo a criar um lugar onde é fácil dormir. Imagem: Lelia_milaya / Twenty20.

4) Projete um quarto relaxante

Seu quarto é uma ótima oportunidade de design. Porque ele recebe menos tráfego de visitantes, pode ser um lugar para assumir alguns riscos e implementar escolhas que você realmente ama. Mas antes que você fique totalmente louco e pinte seu quarto de vermelho e amarelo, pense em como suas decisões de decoração afetarão seu sono.

Temos um ótimo guia sobre a cor da sala  e seu impacto no seu humor que você pode consultar. Mantenha estas orientações de psicologia de cores em mente quando estiver curando seu quarto. Em geral, tons neutros e frios (azuis, roxos e verdes) são melhores quando se tenta criar o quarto definitivo para dormir porque transmitem uma sensação de calma.

Criar um quarto relaxante não significa apenas escolher certas cores. Adicionando itens que você ama e  que trazem uma sensação de paz e alegria e cria o ambiente certo para um sono reparador. Flores, velas, livros e arte podem ajudá-lo a criar uma sala onde é fácil esquecer suas preocupações e adormecer. Confira ainda mais dicas sobre como criar um quarto relaxante aqui .

Você fez alguma alteração em seu quarto para melhorar a qualidade do seu sono? O que tem e não funcionou para você quando trabalhava para criar o último quarto para dormir? Deixe-nos saber nos comentários!

 

Referência: Kacie Goff  
Você também pode gostar de
4 perguntas para se fazer antes da sua próxima reforma
4 dicas para dar personalidade em sua casa
5 idéias para esquemas de cores de escritório em casa
Tendências de banheiro: o que está dentro e o que está fora