Home > Arquitetura > O poder das cores: por que suas escolhas de cores são importantes?

O poder das cores: por que suas escolhas de cores são importantes?

/
04 jul 2019
//

Você tem uma cor favorita? Você já se perguntou por que prefere uma determinada cor e como ela afeta você? “Uma das coisas mais surpreendentes sobre a cor é sua ligação próxima com as emoções, tornando a cor extremamente subjetiva”, segundo Andrea Magno, especialista em cores e design de Benjamin Moore . “Há tantas emoções que a cor pode evocar, muitas das que vêm de nossas experiências passadas ou do que agrada naturalmente a um indivíduo.” Sua escolha de cores pode definir um espaço.

“As cores podem invocar todas as nossas emoções, do feliz ao triste e do amor ao desgosto”, explica Rachel Skafidas, designer sênior de cores da Krylon . Continue lendo para descobrir como sua escolha de cores pode afetar suas emoções. Também exploramos como incorporar essas informações em sua casa.

 1. Vermelho

Há uma razão pela qual os carros de bombeiros, os extintores de incêndio e os sinais de parada são vermelhos. Essa cor chama sua atenção? “A cor vermelha está ligada ao amor e à paixão, mas também é uma cor alarmante e excitável”, diz Skafidas. O vermelho é uma opção de cor que estimula os sentidos. “Enquanto as cores podem invocar múltiplas emoções, é como a cor é usada que implica a emoção”, diz ela.

Magno também explica que sempre há exceções às regras de cores. “Por exemplo, uma sala vermelha pode parecer muito alta energia ou agressiva para uma pessoa, enquanto pode ser calmante e envolvente para outra”, diz ela. “A chave é pensar o que a cor da sala vai passar para o indivíduo.”

Hall de entrada parede vermelha portas brancasCaliente, o nome desta cor vermelha vibrante, estimula o seu apetite. Imagem: Benjamin Moore

 

2. Rosa

A saturação desempenha um papel fundamental nas cores. “Quanto mais saturada a cor, mais intensa é a sombra, evocando uma emoção mais intensa”, diz Ashley Banbury, designer sênior de cores da HGTV HOME, da SherwinWilliams . “Eu acho que todos nós podemos concordar que um verdadeiro vermelho é uma das cores mais estimulantes na roda de cores, no seu mais brilhante pode aumentar a pressão arterial e pulsação”, diz ela. No entanto, ela acrescenta que o rosa, que é uma versão menos intensa do vermelho, ainda tem alguns desses atributos, mas é mais sutil.

Quarto de bebê com parede rosa e piso de madeiraRosa é uma escolha de cor fresca e jovem. Imagem: adventtr / Getty Images

 

3. Laranja

Quarto decorado com parede laranja com brancoEsta cor cítrica, Orange Slice, é ousada, mas divertida. Imagem: Valspar

 

A cor laranja é tipicamente associada à diversão e criatividade. “Por exemplo, o vívido Orange Slice evoca um senso de brincadeira ”, de acordo com Sue Kim, designer sênior de cores da Valspar. Esta escolha de cores vivas funciona melhor em algumas salas que outras. “Ao escolher as cores para a sua casa, você quem decidir de antemão qual é o clima e a sensação da sala”, segundo Skafidas. “Por exemplo, a sala de jogos de uma criança ou até mesmo uma cozinha geralmente tem uma sensação mais alegre e otimista e pode aguentar mais saturação”, diz Skafidas. “É claro que qualquer uma dessas salas pode lidar com detalhes e acabamentos saturados quando combinada com cores de parede menos saturadas”.

4. Amarelo

Lavanderia com parede amarelaEsta cor Spring Squash anima a lavanderia. Imagem: Valspar

 

Amarelo é uma opção de cor que evoca emoções como entusiasmo, felicidade, positividade e energia. “Um amarelo alegre, a Spring Squash destaca a atitude de uma vida abundante”, diz Kim. No entanto, não esqueça que nem todos respondem da mesma forma às cores. “Enquanto o amarelo é pensado para ser positivo e convidativo, em algumas pessoas, pode trazer frustração”, diz Banbury. “Então, pense sobre o que as cores falam e selecione uma combinação que crie sua própria harmonia individual”, aconselha Banbury.

 

5. Verde

Sala com parede verde escuro e piso em madeira claraO verde pode ser uma opção de cor relaxante ou de alta energia. Imagem: YKvision / Getty Images

 

Até a cor verde pode invocar uma variedade de emoções, dependendo do seu nível de saturação. “Pense em lugares que são projetados para inspirar relaxamento, como um spa – as seleções de cores geralmente são mais baixas em saturação”, explica Magna. E ela diz que o oposto é verdadeiro para ambientes de alta energia, onde cores mais saturadas são preferidas.

“Quando uma cor verde-limão empurra sua saturação, a acidez na cor dá uma emoção mais aventureira e ativa, e quando você reduz a saturação, a sombra fica mais próxima do que você encontraria na natureza”, diz Kim.

6. Azul

Banheiro branco e azulEssa cor azul-palladiana imita o oceano. Imagem: Benjamin Moore

 

O azul real é tipicamente relaxante e calmo, e o azul celeste encoraja sentimentos de produtividade, alegria e até liberdade. “A intensidade da cor varia de ser uma cor pura e viva a um estado mutante – que é a introdução do cinza na cor”, diz Skafidas. Embora a saturação tipicamente inspire excitação, Magno adverte que também pode ser esmagadora. “Esta é a razão pela qual as cores insaturadas ou menos saturadas funcionam bem para um quarto”, explica ela. “A maioria das pessoas vai optar por ter acentos saturados com as paredes sendo mais de um tom silenciado, porque ajuda a equilibrar tanto a estética e o humor da sala “, diz Skafidas.

7. Roxa

Sala com parede roxa e piso em madeiraA névoa do crepúsculo é uma cor violeta nítida. Imagem: Valspar

 

O roxo é uma escolha de cores misteriosa, imaginativa e luxuosa. “Ao selecionar as cores para casa, é melhor pensar no gosto pessoal e no que as cores ressoam mais, pois isso fornecerá pistas que ajudarão a determinar quais cores são melhores para a casa”, aconselha Magno. “Quando os proprietários não têm certeza sobre quais são atraentes, pode ser útil pensar em um momento em que você estava em um ambiente particularmente relaxante ou em cores nas quais você gosta de escolher uma roupa – isso pode ajudar a diminuir as escolhas para uma determinada família de cores. ou a leveza ou escuridão de uma cor.”

8. Castanho

Sala com parede marrom e piso em madeiraComo chocolate quente, marrom provoca conforto e calor. Imagem: Spiderstock / Getty Images

 

O castanho é uma escolha de cor natural e quente que é ao mesmo tempo reconfortante e estabilizadora. E quando você está tentando escolher cores, Magno tem outra sugestão. “Outra ótima maneira de determinar quais cores ressoam emocionalmente é puxar imagens de uma revista ou salvá-las on-line – uma vez que existem várias imagens salvas, não é incomum que uma preferência de cor clara seja revelada, sinalizando uma preferência de cor apropriada a sua casa ”, diz ela.

9. Preto

Sala parede cinza com teto pretoO preto é elegante e moderno. Imagem: Runna10 / Getty Images

 

A cor preta está associada à elegância, e há muitas maneiras de usar a cor mais estilosa de todos os anos . O preto pode adicionar um efeito dramático ou também pode ter um efeito calmante e silencioso. “Embora seja importante considerar a função de cada sala individual em sua casa e a emoção, pense em sua casa como um todo”, diz Banbury. “No geral, você está querendo voltar para casa para um retiro calmo ou está querendo expressar sua criatividade com tons contrastantes?”

10. Cores neutras

Quarto de casal com parede cinza e móveis de madeiraEsta parede cinza fornece um fundo tranquilo para os elementos de madeira naturais. Imagem: image_of_life / Getty Images

Neutros podem fornecer um fundo suave que permita que outras cores se destaquem. O cinza é uma cor formal, tranquila e suave. O branco é puro e simples e também invoca a calma. Outros neutros incluem bege e taupe, e alguns especialistas recomendam cores neutras ao vender sua casa , “As cores têm a capacidade de energizar, acalmar e trazer a sensação de paz para sua casa”, diz Kim. “Escolha uma cor que fala com você e incorpora o humor que você deseja capturar no espaço.”

Uma coisa boa sobre a pintura é que é a maneira mais fácil de mudar sua casa. E quando você escolhe o brilho certo , você pode criar um espaço que faz você amar ainda mais sua casa.

 

Qual é a sua cor de escolha para sua casa? Deixe-nos saber nos comentários!

Referência: Terri Williams  em