Home > Projetos de Prefeitura > Conheça 4 tipos de acabamento em drywall e quais seus cuidados essenciais

Conheça 4 tipos de acabamento em drywall e quais seus cuidados essenciais

/
28 fev 2019
//

Por muito tempo, as dúvidas sobre o drywall pairaram entre profissionais da construção civil, arquitetura e principalmente no cliente final.

Afinal, apesar de ser muito usado nos Estados Unidos e no Canadá, sua aplicação começou a ganhar força no Brasil por ter diversas vantagens. Entre as razões para adotar esse material para a construção de paredes está a praticidade tanto para sua instalação quanto na limpeza.

Mas do mesmo modo que o mercado de divisórias em drywall cresceu surgiram inseguranças em relação à sua qualidade. Será que tem um bom custo x benefício? Qual sua durabilidade? E quais os revestimentos que podem ser usados?

Pensando nisso, o blog da A Arquiteta elencou os 4 principais tipos de acabamento em drywall, bem como seus cuidados essenciais. Veja a seguir!

Pintura

Entre os acabamentos mais utilizados está à pintura. Entretanto, antes de iniciar, é preciso avaliar as paredes que serão pintadas. Verifique principalmente as cabeças dos parafusos e as juntas entre as chapas. Apesar de receberem tratamento com massas e fitas, um erro neste processo pode deixar a pintura com irregularidades.

Cuidados especiais: Para um acabamento mais requintado, uma dica é a aplicação de uma demão de massa em toda placa do drywall.

Na sequência é só realizar os procedimentos básicos:

Lixar as paredes com lixa 220 ou 280, em seguida limpar para tirar o pó acumulado e assim sua parede estará pronta para receber a tinta de sua escolha. Sempre siga as orientações dos fabricantes para melhor aproveitamento do produto.Parede de drywall com pintura

Textura

Os procedimentos iniciais são os mesmos utilizados para pintura. Ou seja, sem imperfeições e calafetadas.

Logo após emassar as juntas, espere secar. Só assim a superfície deve ser lixada. Lembre-se de usar lixa para gesso acartonado. Os fabricantes recomendam aplicar selador com intuito de deixar a superfície homogênea.

Depois da secagem, verifique a necessidade de aplicação de uma fina camada de massa corrida para uniformizar o resultado. Novamente espere secar.

Para melhor acabamento é necessário voltar a lixar a superfície e aplicar mais uma vez o selador. Pronto. Sua parede está pronta para receber a textura que você desejar.

Atenção: Para esse tipo de acabamento é aconselhável a não utilização de CAL.

Parede de drywall com textura

Cerâmica

As chapas de Drywall são tão práticas que acabam causando muitas dúvidas, como falamos anteriormente. Entre tantas, a aplicação de cerâmica, quase sempre, é vista com desconfiança. Principalmente quando se trata de sua instalação em lavanderias, banheiros e lavabos, que são áreas úmidas.

Para tal finalidade, o sugerido é usar as chapas especiais de drywall, as chamadas RU (Resistente à Umidade). E ainda, para que se tenha um resultado mais eficiente, recomenda-se usar impermeabilizante.

No acabamento, a aplicação da cerâmica deve ser realizada com um tipo específico de argamassa: flexível ACII ou ACIII. Ela é diferente da que utilizamos em paredes comuns.

Cuidados especiais: Uma prática que deve ser evitada na aplicação da argamassa em parede de drywall são as ranhuras. Tal ação pode danificar as placas de gesso acartonado.

Parede de drywall com cerâmica

Papel de Parede

Por se tratar de uma superfície lisa e uniforme, a aplicação do papel de parede não requer um tipo específico de preparação.

E além disso, com tanta variedade no mercado, dá para inovar na decoração sem quebrar muito a cabeça. Afinal, sua colocação também costuma ser bem simples, não sendo necessário contratar um profissional para tal.

A saber, esse tipo de acabamento pode ser usado em todos os ambientes, inclusive em áreas molhadas como banheiros e lavanderias. Entretanto, necessário utilizar materiais impermeáveis.

Cuidados especiais: Para maior durabilidade do produto, sugerimos que você escolha o papel vinílico, que é mais fácil de limpar também. Além disso, siga as recomendações do fabricante na hora da instalação.

Parede de drywall com papel de parede


Esperamos que tenha gostado do post. Sabe algum tipo de acabamento para parede de drywall que não citamos aqui? Conte para a gente nos espaço para comentários.

Aproveite também para ler outro artigo nosso sobre esse assunto: Dicas de decoração com Drywall para paredes

Até uma próxima!

Você também pode gostar de
paredes cinzas com faixas brancas que são o processo de aplicação do drywall
Dicas de decoração com Drywall para paredes