Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom projeto arquitetônico!

Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom projeto?

Para desenvolver um bom projeto de arquitetura é necessário seguir alguns passos que podem te ajudar a desenvolver a documentação perfeita.

———— PUBLICIDADE ————

Neste artigo você aprenderá a iniciar um projeto de arquitetura tanto inicialmente no papel, quanto posteriormente nas instalações, nos projetos complementares visando atender a todas as necessidades e preferências de um projeto, sem se esquecer de qualquer detalhe.

Projeto de Arquitetura – Como desenvolver um bom projeto de Arquitetura?

1. Conheça o terreno:

Ao adquirir um terreno para construção deve, o profissional responsável pelo projeto de arquitetura ir pessoalmente conhecer o local.

Dessa maneira será possível que o profissional tenha uma noção de espaço em que ele trabalhará, muitas vezes podendo ser até possível já criar em mente a imagem da futura construção.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

2. Levante as necessidades dos moradores:

Ao ser contratado para executar o projeto, o profissional deve conversar com todos os moradores para verificar quais são as necessidades de cada um deles em seu dia-a-dia:

———— PUBLICIDADE ————
  1. Destaque quais são os cômodos essenciais para a vivência no local;
  2. Contabilize quantas pessoas irão morar ou trabalhar no local;
  3. Verifique se há alguma necessidade de projetos especiais para acessibilidade de pessoas com algum tipo de dificuldade;
  4. Questione se há vontade e espaço suficiente para construções de áreas de lazer e outros.

A vantagem de se elaborar um bom projeto de arquitetura, é que todas as necessidades serão definidas previamente e possíveis equívocos de concepção poderão ser corrigidos antes da execução da obra.

3. Assinatura de contrato:

Para a prestação de serviços todos os detalhes devem ser considerados em um contrato formal entre o contratante e o contratado, bem como a realização do serviço de construção.

———— PUBLICIDADE ————

4. Faça o anteprojeto:

Após ouvir todos os pontos que devem necessariamente estar presentes no projeto de arquitetura que será criado, deve-se preparar uma prévia de todas as informações colhidas pelo contratante, além da noção de distribuição dos cômodos e móveis em um anteprojeto.

O anteprojeto de arquitetura permite visualizar as ideias de maneira mais clara, antes mesmo do projeto final, ele mostrará como ficará a disposição dos ambientes.

Projeto de Arquitetura – Como fazer um bom Projeto Arquitetônico?

5. Solicite a aprovação:

Após o anteprojeto, para melhor visualização dos cômodos, passagens, acessos e móveis que estarão presentes na estrutura real do local, deve-se solicitar a aprovação do mesmo, permitindo que o cliente possa realizar quaisquer modificações que não tenham lhe agradado.

6. Construa a planta:

Obter a planta da casa como uma base para o desenvolvimento do projeto de arquitetura é essencial, designando todas as métricas do terreno para verificar o espaço disponível e conseguir distribuir todos os cômodos, acessos e móveis por sua extensão.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Siga o pré-projeto para ter uma ideia de onde ficará cada item, cada via de acesso e cada passagem, visando o bom fluxo dos moradores ou funcionários do local.

7. Passe para um software:

Com as ideias no papel já desenvolvidos e após a aprovação dos clientes ou até mesmo com a aceitação de todos os detalhamentos que foram inseridos, é a hora de colocar a ideia dentro de um software para construção de projetos.

Projeto de Arquitetura – Dicas de como documentar um Projeto Arquitetônico!

8. Insira os móveis:

Muitos dos softwares já oferecem acessórios completos para o projeto de arquitetura desejado, permitindo a inserção de móveis para verificar o espaço dentro do cômodo.

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Os programas técnicos auxiliam até mesmo ter-se uma noção de estética, com inserção de modelos de piso segundo a beleza e conforto do local, bem como a inserção de móveis, tanto funcionais, quanto decorativos.

9. Faça os cálculos:

Com a validação do pré-projeto é o momento de iniciar os cálculos, ressaltando que todas as necessidades básicas como hidráulica, elétrica, telefônica e algumas outras estruturas básicas sejam sanadas.

Muitas vezes e preciso contar com especialistas na área para verificar todas as passagens e tubulações, solicitando propostas para a execução destes projetos mais técnicos.

Os valores devem ser somados ao do custo do projeto de arquitetura, repassado ao cliente o valor final ou baseando-se nos custos para seu próprio benefício, visando criar o projeto mais acessível de acordo com suas possibilidades.

Realize o download dos exemplares que você está lendo e acesse-os off-line de onde você estiver!

Projeto de Arquitetura - Como fazer um bom projeto arquitetônico!
Kindle Reading, 10 vantagens de ler um livro em um Kindle e como utilizá-lo para estudar e economizar tempo e dinheiro!

A assinatura do Kindle Unlimited equivale à aquisição de 1 livro mensal, sendo que você pode “alugar” 10 livros mensais pela assinatura. Vale muito a pena!

10. Aprovação da prefeitura:

Além da aprovação do próprio cliente, deve-se solicitar uma aprovação cedida pela prefeitura para construir determinado tipo de estrutura no terreno adquirido, independente do intuito do local (residencial ou comercial).

Projeto de Arquitetura - Como de como fazer um bom projeto!
Projeto de Arquitetura – Como de como fazer um bom projeto!

Após todos os processos citados, é possível iniciar a construção com os profissionais adequados e especialistas nas áreas para os quais serão designadas as instalações, obtendo rapidamente a residência ou comércio tão ansiado.

YouTube video

E aí, gostou do artigo sobre Projeto de Arquitetura?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.